O Flamengo é um dos clubes que buscam retornar logo às atividades neste período de quarentena pelo coronavírus. Com a liberação da Ferj, o clube realizou testes em todo o departamento de futebol para viabilizar a volta aos treinos. No entanto, os rubro-negros divulgaram que 38 testados deram positivo, sendo três jogadores.
Em nota, o Flamengo afirmou que as 38 pessoas infectadas estão assintomáticos e 11 tinham tido contato com o vírus anteriormente, mas sem apresentar sintomas. Assim, quem testou positivo vai entrar em quarentena imediatamente e ficará sob a supervisão do departamento médico.
Mesmo com todos os casos, os dirigentes do Flamengo seguem com o plano de retornar aos treinos no Ninho do Urubu. Só que não há uma data específica para que os jogadores iniciem os trabalhos.
O Flamengo sofreu com o coronavírus desde o início da pandemia. O vice-presidente de embaixadas, Maurício Gomes de Mattos, além do funcionário Sandro Rilho ficaram internados. Já o massagista Jorginho faleceu em decorrência da doença nesta semana.
Confira a nota do Flamengo:
Flamengo recebe resultados dos exames da COVID-19 no Departamento de Futebol
Clube testou 293 pessoas, entre todos os colaboradores da área e empregados e familiares próximos de jogadores e funcionários
O Clube de Regatas do Flamengo, de forma a garantir a maior segurança de seus atletas, comissão técnica e funcionários do Departamento de Futebol, realizou uma ampla mobilização para efetuar testes do novo coronavírus, que causa a COVID-19.
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, foram realizados 293 testes alcançando, além de 100% de todos estes colaboradores, muitos familiares próximos dos jogadores.
Estes exames na totalidade do elenco e nos colaboradores estão em linha com as melhores práticas recomendadas pela OMS, superando inclusive o que acontece em países de maior sucesso no combate à pandemia.
Os resultados dos exames saíram nesta terça-feira (6), sendo:
1. Das 293 pessoas testadas, 38 testaram positivo, mesmo sem sintomas, sendo os chamados “positivos assintomáticos”. Foram detectadas 11 pessoas que já tinham tido o contato com o vírus previamente, sem sintomas, e já se encontravam com anticorpos IGG positivos.
2. Dos 38 que mostraram reação ao vírus, tivemos seis funcionários do grupo de apoio do Flamengo, dois funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços regulares para o clube, 25 familiares ou pessoas que trabalham em residências de funcionários e jogadores e três atletas do elenco principal; outros dois jogadores apresentaram anticorpos IGG positivos.
Para os que testaram positivo, todos assintomáticos, as providências serão isolamento e quarentena, acompanhamento diário com questionários sobre sinais vitais e evolução, além de novas dosagens seriadas dos pacientes e contactantes até a resolução dos casos.
Os atletas que tiveram familiares ou funcionários com testes positivos entrarão em quarentena, com acompanhamento diário com questionários sobre sinais da doença e novas testagens. Em caso de novos testes negativos, serão integrados ao trabalho em prazo seguro ou, em caso de testagem positiva, seguirão, a partir de então, o padrão de conduta dos que já testaram positivo.
Por fim, o Flamengo reafirma que está trabalhando em total sintonia com as autoridades governamentais de forma a, com toda a responsabilidade e segurança, colaborar com o importante retorno às atividades do futebol no menor prazo possível.
Leia também:
Flamengo tem reunião para Jesus conhecer protocolo de retorno
Em carta, funcionários criticam demissão e diretoria do Flamengo
Você Também pode gostar
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- Tite em foco e Gerson herói: os memes da vitória do Flamengo sobre o Athletico-PR
- Tite está na corda bamba no Flamengo – veja os números do técnico comandando o time