Esta quinta-feira pode ser um dia decisivo nas vidas de Rogério Ceni e Jorge Jesus. Enquanto o atual técnico do Flamengo pode conquistar seu maior título como treinador, o Mister pode selar sua saída do Benfica, de Portugal. O nome do comandante rubro-negro para o restante da temporada está em jogo.

Ceni só fica se for campeão (Foto: Alexandre Vidal/CRF)
Jorge Jesus deixou o Flamengo em julho do ano passado para retornar ao seu país. Após colecionar títulos no Rubro-Negro, como o Brasileiro e a Libertadores, o Mister abriu mão do status de lenda no Rio de Janeiro para treinar o Benfica. Mas o sucesso no ex-clube não veio, apesar do forte apoio do presidente Jorge Vieira.
O mandatário português, amigo pessoal de JJ, utilizou a contratação do treinador como instrumento em sua campanha para reeleição. Vitorioso, gastou cerca de 100 milhões de euros para contratar reforços.
Em campo, entretanto, o time não correspondeu. De cara foi eliminado da Liga dos Campeões na fase preliminar pelo desconhecido Paok, da Grécia. No Português, teve um bom início mas caiu para a quarta posição, longe do líder Porto.
Agora, na Liga Europa, disputa com o Arsenal, da Inglaterra, uma vaga na terceira fase. No jogo de ida, houve empate em 1 a 1, e nesta quinta, as duas equipes voltam a se enfrentar.
Segundo a imprensa portuguesa, Jorge Vieira já perdeu a paciência com o treinador, mas dificilmente irá demiti-lo. A multa rescisória de JJ é de 10 milhões de euros. Entretanto, em caso de Jesus receber uma proposta, acredita-se que o Benfica não irá colocar barreiras a sua saída.
Leia também:
Rodrigo Caio torce por permanência de Rogério Ceni
Rogério Ceni e a sombra de Jorge Jesus
O sucesso de Jesus no Flamengo elevou muito o nível de exigência no clube e na torcida. O espanhol Domécec Torrent sucedeu o Mister e as comparações eram constantes. Com uma filosofia de jogo diferente, Dome bagunçou o time, que sofreu algumas goleadas, e não durou muito no cargo.
O Flamengo então apostou em Rogério Ceni, treinador com poucos anos de carreira mas muita experiência no futebol. Seu perfil profissional e o sucesso no Fortaleza justificaram a contratação.
Mas Ceni demorou a engrenar. O time sofreu eliminações doloridas na Copa do Brasil e, principalmente, na Libertadores. O título Brasileiro virou obrigação, mas o desempenho em campo não inspirava confiança e a paciência da torcida acabou.
Por outro lado, Ceni conquistou a confiança do elenco e as coisa começaram a melhoram a partir de dezembro. Com um estilo de jogo mais parecido com o de Jesus, o Flamengo foi reencontrando o bom futebol e conseguiu assumir a liderança pela primeira vez na competição, na penúltima rodada.
Ceni segue longe de ser uma unanimidade no clube, e o consenso nos bastidores é que se não for campeão não vai permanecer. Mas se nesta quinta-feira, na última rodada do Brasileiro, o Flamengo for campeão, ele deve seguir à frente do time.
Já há quem aposte, entretanto, no retorno de Jesus ao Flamengo após o fim da temporada portuguesa, em maio. Mesmo campeão, a sombra de JJ seguirá sobre Rogério Ceni.
Você Também pode gostar
- Deportivo Táchira x Flamengo: onde assistir ao vivo, escalações e desfalques
- Danilo diz que sofreu ‘lavagem cerebral’ de Guardiola e critica redes sociais
- Time de Jorge Jesus faz proposta por Van Dijk e oferece salário de R$ 126 milhões
- Ex-Flamengo é anunciado no Fiorentina
- Danilo rescinde com a Juventus e se aproxima do Flamengo
- Real Madrid é o clube mais rico do mundo; Flamengo entra no Top-30