O futebol do Flamengo atravessa uma das melhores fases em toda a sua história. Nos últimos 18 meses, o Rubro-Negro se tornou a equipe mais poderosa do Brasil e acumulou títulos. Em 2019, foi campeão carioca, Brasileiro e da Libertadores, além de ter chegado perto do título no Mundial de Clubes. Este ano, já conquistou a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e a Taça Guanabara.
Mas não fazem muitos anos que o clube viveu momentos constrangedores dentro de campo. Mesmo atuando em casa, o Flamengo não escapou de alguns grandes vexames. O próprio bicampeonato da Libertadores, após 38 anos de espera, veio apagar uma série de fiascos rubro-negros na competição continental.
Os episódios listados abaixo, servem para a torcida valorizar cada momento das conquistas atuais. No futebol, como na vida, tudo passa:
1. Flamengo 1 x 3 Universidad Catolica-CHI Libertadores 2002
O Flamengo fez uma péssima campanha na Libertadores de 2002. Mesmo sem nenhum dos conhecidos ‘Bichos Papões’ do continente em seu grupo, foi eliminado em último lugar. Venceu apenas uma partida na competição. Seu maior vexame foi uma derrota por 3 a 1 para Universidad Catolica-CHI em pleno Maracanã.
2. Flamengo 0 x 2 Santo André-SP Copa do Brasil 2004
A final da Copa do Brasil de 2004 entrou para história como um dos maiores micos do Flamengo. Após empatar em 2 a 2 no jogo de ida, o Rubro-Negro precisava de uma vitória simples no Maracanã para ser bicampeão diante do modesto Santo André-SP. Mais de 72 mil torcedores compareceram certos de que o título estava no bolso. Faltou combinar com os paulistas.
3. Defensor-URU 3 x 0 Flamengo Libertadores 2007
O Flamengo chegou às oitavas de final na Libertadores em 2007. O adversário era o fraco Defensor, do Uruguai. No jogo de ida, o Rubro-Negro levou um sonoro 3 a 0 em Montevidéu e não conseguiu reverter a vantagem em casa.
4. Flamengo 0 x 3 Amárica-MEX Libertadores 2008
No ano seguinte, o Flamengo repetiu a dose e voltou a ser eliminado na Libertadores. Após conquistar uma bela vitória por 4 a 2 no jogo de ida, no México, a classificação parecia certa. O clima no Maracanã era de festa, mas quem comemorou foram os mexicanos, e um nome será lembrado para sempre, o do paraguaio Cabañas, autor de dois dos três gols do América.
5. Flamengo 3 x 3 Goiás Brasileiro 2008
O ano de 2008 foi difícil para a torcida do Flamengo e o gosto amargo da eliminação na Libertadores foi sentido até o fim. A equipe continuou a colecionar vexames em pleno Maracanã. Foi derrotado por São Paulo (4 a 2), Vitória-BA (1 a 0) e Atlético-MG (3 a 0). Mas o resultado mais doído foi um empate em 3 a 3 contra o Goiás, na última rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe lutava por uma vaga na Libertadores e, com facilidade, abriu 3 a 0 no placar. O time relaxou e permitiu a reação goiana.
6. Flamengo 1 x 3 Resende Semifinal Taça Guanabara 2009
O ano seguinte começou com outra decepção. Semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca e o adversário era o Resende. Para surpresa geral, a equipe do Sul Fluminense saiu de campo com a vitória e a vaga na final.
7. Flamengo 2 x 3 León-MEX Libertadores 2014
O Flamengo retornou à Libertadores em 2014. Caiu num grupo considerado fraco na primeira fase, com León-MEX, Bolívar-BOL e Emelec-EQU. Na última rodada, o Rubro-Negro precisava de uma vitória simples contra os mexicanos, no Maracanã, para avançar. Mais uma vez foi eliminado dentro de casa.
8, Confiança 1 x 0 Flamengo Copa do Brasil 2016
Os últimos grandes vexames do Flamengo aconteceram na Copa do Brasil, em 2016. Na primeira fase, o Rubro-Negro foi a Sergipe enfrentar o Confiança com o objetivo de eliminar o jogo da volta. Acabou surpreendido.
9. Flamengo 1 x 2 Fortaleza Copa do Brasil 2016
Com uma vitória por 3 a 0 em casa, o Flamengo eliminou o Confiança e seguiu na competição. O adversário da segunda fase foi o Fortaleza-CE, que na época disputava a Série C do Brasileiro. No jogo de ida, nova derrota fora de casa, por 2 a 1.
Por conta das Olimpíadas, a volta foi disputada no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ. O Fortaleza voltou a vencer por 2 a 1 e eliminou o Flamengo.
Você Também pode gostar
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Veja as maiores goleadas do Botafogo na história da Libertadores
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- STJD nega pedido do Vasco e mantém data da semifinal da Copa do Brasil