Publicidade

Rogério Ceni foi a escolha do Flamengo para recolocar o time no trilho das vitórias. O treinador vem de bom trabalho no Fortaleza. Mas se quiser dar certo no Ninho do Urubu, Rogério Ceni terá que mudar a sua forma de trabalhar. Pelo menos aquela que foi exibida nas duas vezes em que dirigiu um dos gigantes do futebol brasileiro: Cruzeiro e São Paulo.

Rogério Ceni na época que dirigia o São Paulo (Foto: Rubens Chiri/Divulgação) Rogério Ceni tem desafios no Flamengo (Foto: Rubens Chiri/Divulgação)

Rogério Ceni iniciou a sua trajetória de técnico no clube que fez história como goleiro. Mas no São Paulo, e depois no Cruzeiro, ele se mostrou incapaz de resolver o que hoje é um dos principais problemas do Flamengo: a vulnerabilidade do sistema defensivo.

LEIA TAMBÉM:

Os memes da chegada de Rogério Ceni
Rogério Ceni teve problema com Rodrigo Caio

Recuperar jogadores que estão em baixa ou rendendo menos do que o esperado, uma realidade hoje do Flamengo, também não viu Rogério Ceni se comportar da melhor maneira possível. O MAIS QUE UM JOGO mostra problemas que o treinador enfrentou no São Paulo e no Cruzeiro e que não lidou bem. Mas que vai reencontrar no Flamengo.

Defesa

Dedé reclamou de Rogério Ceni (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

Publicidade

Rogério Ceni chega com a missão de acabar com as falhas defensivas. Recentemente foram três goleadas sofridas: 4 a 0 para Atlético-MG, 4 a 1 para o São Paulo e 5 a 0 para o Independiente del Valle do Equador. Mas ele foi muito criticado no São Paulo e no Cruzeiro. Mesmo contando com nomes com o Rodrigo Caio, Diego Lugano e Maicon o treinador não conseguiu dar jeito no setor. Já no Cruzeiro ele chegou a entrar em rota de colisão com Dedé, que criticou a maneira como o técnico agia.

Mudanças constantes no time

Destaque do Cruzeiro, Thiago Neves se encaixa como uma luva no Corinthians (Divulgação) Thiago Neves criticou Rogério Ceni (Foto: Divulgação)

Se Dome foi alvo de críticas por conta do rodízio, Ceni utilizou 41 jogadores na sua passagem pelo São Paulo. Nunca encontrou um time que o torcedor pudesse decorar. Além disso, no Cruzeiro, foi criticado publicamente por mexer muito na equipe. Inclusive na véspera dos jogos. Após a derrota de 3 a 0 para o Inter na Copa do Brasil, o meia Thiago Neves criticou o então treinador da Raposa.

– Em um jogo desses não se pode trocar tantos jogadores em relação ao que se vinha trabalhando – protestou o atleta, sendo repreendido pelo treinador.

Problemas com jogadores

Lugano não foi valorizado por Ceni (Foto: Divulgação)

Publicidade

Rogério Ceni vai precisar ter tato para lidar com tantas estrelas do Flamengo. Mas ele não soube lidar bem com veteranos nos dois gigantes em que trabalho. No Cruzeiro teve problemas com Thiago Neves e Dedé. No São Paulo criticou Rodrigo Caio publicamente pelo excesso de sinceridade do jogador. Além disso desagradou Lugano ao não lutar pela renovação de seu contrato. Outra polêmica foi no vestiário. Após se irritar com o time jogou uma prancheta em uma direção próxima ao grupo. Assim acabou atingindo o volante Cícero, hoje no Botafogo. Mesmo com Ceni se desculpando, os dois quase chegaram as vias de fato.

Recuperar atletas com mau desempenho

Zagueiro Gustavo Henrique é um dos mais criticados na defesa do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

Gustavo Henrique e Lé Pereira são apenas alguns exemplos de jogadores que não estrão rendendo bem no Flamengo e precisam ser recuperados. Mas Ceni deixou a desejar neste sentido. No São Paulo perdeu parte do grupo ao expor o atacante Neilton em uma substituição no intervalo do jogo. No Cruzeiro foi criticado por Dedé justamente por não recuperar os veteranos que estavam rendendo abaixo do esperado.