“O melhor no maior do mundo”. Com este slogan, o Flamengo anunciou a contratação de Ronaldinho Gaúcho, no dia 10 de janeiro de 2011. Há dez anos, o Rubro-Negro impactava o futebol brasileiro com um reforço de peso, cercado de expectativa. Porém, a trajetória que até começou de forma promissora terminou de maneira litigiosa.
A história de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo já havia “começado” antes. Em uma coletiva no dia 6 de janeiro, ao falar sobre os pretendentes, R-10 resumiu: “Flamengo é Flamengo”. Uma frase simples, mas significativa e que apontou o destino no craque.
O Flamengo venceu a concorrência de Palmeiras e Grêmio. A negociação foi demorada e complexa. Os três clubes se alternaram entre otimismo e pessimismo. O Tricolor Gaúcho, inclusive, chegou a preparar uma festa para anunciar o craque, com caixas de som no Olimpíco. Virou meme…
Ronaldinho experimenta altos e baixos no Flamengo
Sob a batuta de Ronaldinho, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca de 2011 de forma invicta. Era o Bonde do Mengão Sem Freio. Porém, foi também em 2011 que os problemas começaram. Na contratação de R-10, o Fla estabeleceu uma parceria com uma empresa de marketing, que bancaria a maior parte do salário do craque. O acordo foi desfeito ainda em 2011. O clube tentou segurar a bronca e arcar com os vencimentos, mas os atrasos salariais se tornaram frequentes.
LEIA MAIS! Bruno Henrique admite que falta da torcida influencia o Flamengo
No começo de 2012, Ronaldinho e Vanderlei Luxemburgo, então técnico, entraram em rota de colisão. O treinador não resistiu e saiu do clube. Em campo, R-10 não rendia como se esperava. Os problemas se acumularam.
Empresário e irmão de Ronaldinho, Assis entrou em choque com a diretoria. A relação se desgastou. Em 2012, ele entrou em uma loja do Flamengo, pegou produtos e anunciou que não pagaria, “porque o clube não pagava o irmão”.
LEIA MAIS! De saída do Flamengo, Lincoln deve ir para o futebol japonês
Em maio de 2012, Ronaldinho entrou na Justiça e se desligou do Flamengo, em função dos atrasos salariais. Foi um fim de uma história de altos e baixos e polêmicas. Com a camisa 10 rubro-negra, ele disputou 74 jogos e marcou 28 gols. Ele foi para o Atlético-MG e conquistou a Libertadores.
Dez momentos marcantes de Ronaldinho pelo Flamengo
‘Agora eu sou Mengão’
A Gávea ficou pequena. No dia 12 de janeiro de 2011, o Rio de Janeiro viveu um dia de Carnaval fora de época. Cerca de 20 mil torcedores foram até a sede do clube para receber Ronaldinho. A festa teve os sambistas Dudu Nobre e Diogo Nogueira, entre outras celebridades. No palco, R-10 resumiu: “Agora eu sou Mengão!”.
A estreia de Ronaldinho pelo Flamengo
Ronaldinho estreou com a camisa do Flamengo no dia 2 de fevereiro de 2011, contra o Nova Iguaçu. O Engenhão lotado viu o Fla vencer por 1 a 0, gol do atacante Wanderley.
O primeiro gol
R-10 não demorou a balançar a rede com a camisa do Flamengo. Em seu segundo jogo, ele marcou na vitória sobre o Boavista por 3 a 2, no Moacyrzão, em Macaé. De pênalti, Ronaldinho abriu o placar.
Gol decisivo
O Flamengo reencontrou o Boavista na final da Taça Guanabara. E Ronaldinho foi decisivo. Com um gol de falta no segundo tempo, fez o gol do título e garantiu a festa rubro-negra no Engenhão.
Bonde Do Mengão Sem Freio
No Carioca, a empolgação era rubro-negra sob o som do “Bonde Do Mengão Sem Freio”. O Flamengo conquistou a Taça Rio, vencendo o Vasco nos pênaltis, e garantiu o título Carioca. Ronaldinho era só alegria.
O show de Ronaldinho na Vila Belmiro
No dia 27 de julho de 2011, Ronaldinho, Neymar, Flamengo e Santos brindaram o futebol brasileiro com um jogo épico, na Vila Belmiro. O então jovem craque santista começou o duelo com tudo, inclusive com um golaço que lhe valeu o Prêmio Puskás. Porém, naquele momento, a “hierarquia” ainda era outra. R-10 riu por último, exibindo sua genialidade. Ele fez um hat-trick, sendo um dos gols uma de suas marcas registradas (cobrança de falta por baixo, para aproveitar o pulo da barreira) e comandou a vitória rubro-negra por 5 a 4.
‘Estão deixando a gente sonhar’
A trajetória de Ronaldinho pelo Flamengo também ficou marcada por algumas declarações, do “Flamengo é Flamengo” até um entrevista na saída de campo. O clube carioca goleou o Cruzeiro, no Engenhão, por 5 a 1, e viu o Corinthians, líder do Brasileiro, perder na rodada. R-10 então declarou: “Estão deixando a gente sonhar, e o Flamengo quando chega assim a gente sabe como é.”
O “estão deixando a gente sonhar” vira e mexe aparece como meme até hoje.
Ronaldinho leva o Flamengo à Libertadores
O sonho do título brasileiro não foi possível, mas Ronaldinho levou o Flamengo à Libertadores. O craque foi decisivo na vitória sobre o Internacional – fez o gol da vitória por 1 a 0, no Moacyrzão. O resultado encaminhou a classificação rubro-negra. Na última rodada, o empate por 1 a 1 com o Vasco garantiu vaga para a Libertadores.
Ronaldinho na Libertadores pelo Flamengo
O Fla disputou a fase preliminar da Libertadores, já com Ronaldinho em crise com Luxemburgo. O craque foi decisivo. O Flamengo perdeu o jogo de ida, na altitude, por 2 a 1 para o Real Potosí. Na volta, vitória rubro-negra por 2 a 0 (R-10 fez o segundo gol). O clube carioca foi para a fase de grupos, mas decepcionou, sendo eliminado.
O último jogo
No dia 26 de maio de 2012, R-10 fez o último jogo pelo Flamengo. No Engenhão, o Rubro-Negro empatou com Internacional por 3 a 3 (Ronaldinho fez um dos gols). Na ocasião, R-10 foi sacado no segundo tempo. A imagem, então, representou o adeus ao clube. Pouco tempo depois, ele entrou na Justiça e se desligou do Fla.
Você Também pode gostar
- Pesadelo do Colorado! Os memes da vitória do Flamengo sobre o Internacional
- Liverpool prepara oferta de R$ 150 milhões para tirar Gerson do Flamengo
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão