Publicidade

O Flamengo perdeu sua segunda partida em casa sob o comando de Dome em 2020. Sempre muito forte em casa, o Rubro-Negro não está conseguindo repetir o desempenho do ano passado. Para o treinador, a explicação está na falta da torcida, e cita problemas parecidos com os grandes europeus.

Domènec Torret (Reprodução FlaTV)

Segundo Doménec Torrent, a pandemia tirou de equipes tradicionais a força que eles tinham em casa.

– Isso acontece em todos os lugares do mundo. O City tem problemas, o Liverpool tem problemas, o Barcelona, Real Madrid… quando jogam em casa. Por que? Porque não têm torcida! – afirmou Dome em sua coletiva após a derrota para o São Paulo, neste domingo.

Publicidade

Mas como estão esses quatro grandes do futebol mundial em relação ao Flamengo, quando atuam em seus domínios. A equipe rubro-negra tem duas derrotas em casa em 9 jogos como mandante pelo Campeonato Brasileiro e 55,5% de aproveitamento. Sofreu 11 gols, média de 1,22 por partida.

Dentre os citados por Dome, o Manchester City tem aproveitamento pior do que o do Flamengo em casa. Entretanto, jogou apenas duas vezes em seu estádio pelo Campeonato Inglês, que está na sétima rodada. o City tem uma vitória e uma derrota e 50% de aproveitamento. Sofreu 5 gols, média de 2,5 por partida.

Já o Liverpool, atuou quatro vezes em casa e venceu todas. Mas sofreu muitos gols e tem média de 1,5 por partida.

Publicidade

Leia também:

Flamengo sonha com liderança e acorda com goleada: São Paulo atropela no Maraca

Anotou a placa? Veja os memes da goleada sofrida pelo Flamengo para o São Paulo

Barcelona tem o pior aproveitamento em casa

Publicidade

Pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona disputou três jogos no Camp Nou, com uma vitória, um empate e uma derrota, e 44,4% de aproveitamento. A equipe balaugrana sofreu quatro gols, com 1,33 de média.

O Real Madrid atuou no Santiago Bernabeu em três ocasiões, com duas vitórias e uma derrota, e 75% de aproveitamento. A equipe madrilenha sofreu dois gols, ou 1 por partida de média.

Vale ressaltar, entretanto, que o Real foi o único dos cinco times a sofrer uma derrota em casa em competição continental. Enquanto Flamengo, City, Liverpool e Barcelona venceram seus jogos pela Libertadores e Liga dos Campeões, o Real tem uma derrota em casa para o Shakhtar Donetsk-UCR, por 3 a 2.

Publicidade

Sem a perspectiva da volta do público aos estádios, a situação terá de ser contornada de outra forma.

– Agora é impossível com a pandemia. O que temos que fazer? Melhorar. Mas isso aconteceu em todo o mundo. Nas ligas da Europa, aconteceu o mesmo, por quê? Há campos muito especiais no mundo. O Maracanã é um deles. A torcida do Flamengo é a melhor torcida do mundo e precisamos dela, mas não podemos por causa da pandemia. O que temos que fazer? Trabalhar mais, matar o jogo quando podemos – concluiu Dome.

As duas derrotas do Flamengo no Campeonato Brasileiro foram para o para o Atlético-MG (1 a 0), na primeira rodada, e agora para o São Paulo (4 a 1).