O Flamengo conseguiu de forma épica vencer o Barcelona e Guayaquil e acalmar o ambiente no clube. Entretanto, mais uma vez a equipe apresentou problemas e teve dificuldades para superar um adversário muito inferior. A situação coloca a diretoria numa encruzilhada e Dome pode ser mantido no Flamengo por falta de alternativas.
O time que era considerado imbatível até a pandemia paralisar o futebol, a cada dia parece mais distante. No Equador, passou por um vexame diante do Independiente del Valle e sofreu para vencer o Barcelona. Se em Quito houve a desculpa da altitude, em Guayaquil não. O time apresentou um belo futebol por 35 minutos e abriu 2 a 0, mas caiu de produção e voltou a mostrar as fragilidades que se tornaram uma rotina desde a saída de Jorge Jesus.
A desconfiança com o trabalho de Domènec Torrent já era grande antes da viagem, mas o desempenho contra o del Valle tornou a posição do treinador quase insuportável. A vitória em Guayaquil serviu para aliviar as tensões, e o próprio Dome desabafou na coletiva.
– Para mim, a pressão não existe. A pressão é para a diretoria. Porque leem na imprensa, assistem à televisão. Eu não posso controlar isso, mas não quero perder nenhum segundo do meu trabalho nisso. Não posso controlar o que acontece fora – disse o catalão.
– Só estou focado em trabalhar muito duro. Se não entendem isso, não entendem nada. Quando um técnico perde uma partida, está fora. Talvez por isso o futebol na Europa seja diferente, os técnicos têm mais tempo. Eu entendo a torcida por perder por 5 a 0. Eu como técnico nunca perdi por 5 a 0. Tenho que estar focado em trabalhar – completou.
Del Valle também dá vexame
O calendário pós-pandemia não dá trégua. No domingo, pelo Brasileirão, o Flamengo encara o Palmeiras em São Paulo. Na quarta-feira seguinte, reencontra o del Valle no Maracanã, pela Libertadores.
Leia também:
Dome cai mesmo com vitória? Veja os cotados pra vaga
Arrascaeta: ‘Temos um elenco qualificado’
A diretoria pode continuar bancando o treinador e dar mais tempo a ele para realizar seu trabalho. A multa rescisória de 3 milhões de euros e a falta de alternativas no mercado são pontos favoráveis à sua permanência. Além do mais, existe um grande risco em qualquer mudança.
Queridinho de parte da diretoria, o técnico Miguel Angel Ramíres é um exemplo disso. O treinador do del Valle tem uma ideia de jogo muito semelhante a de Dome, e é fã do rodízio no elenco, um dos pontos pelos quais o catalão vem sendo criticado.
Logo após o Flamengo vencer o Barcelona, foi a vez do del Valle dar o seu vexame. Miguel Angel mexeu no time e tomou de 4 a 1 do Atlético Júnior, em Barranquilla. Com uma atuação apática, o del Valle teve o seu ‘momento Flamengo’ na Colômbia. Diante de uma equipe reativa, o ataque não funcionou e a defesa aberta levou quatro gols.
Por enquanto, Dome está mantido até o confronto diante do Palmeiras. Não há indicação até o momento de que a diretoria esteja trabalhando em uma alternativa. Entretanto, o ex-auxiliar de Pep Guardiola dificilmente sobreviverá a um novo vexame.
Você Também pode gostar
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Veja as maiores goleadas do Botafogo na história da Libertadores
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- Veja as chances de seu time se classificar para a Libertadores 2025 no Brasileirão