Flamengo, MQJ Memória

Do goleiro ao ponta: os estrangeiros que marcaram o Flamengo

Já se vão quase 108 anos desde o dia 3 de maio de 1912, quando o Flamengo disputou a primeira partida oficial de sua história. Ao longo desses anos construiu uma história de muitos títulos e despertou a paixão de milhões de torcedores. Muitos estrangeiros fizeram parte dessa trajetória. Alguns deles com passagens marcantes pelo clube e que ficaram para sempre na memória do Rubro-Negro.

O MQJ relembra aqui dez desses personagens, entre jogadores e treinadores. Sem a pretensão de classificá-los em qualquer ordem, apresentamos alguns dos que mais se destacaram nesses 108 anos.

Confira abaixo:

MODESTO BRÍA
Paraguai – Meio Campo

Modesto Bría foi o estrangeiro que mais vestiu a camisa do Flamengo. Foram 369 jogos em 11 anos no clube, de 1943 a 1953. Meio-campo, surgiu como promessa no Nacional do Paraguai e foi trazido ao Flamengo pelo compositor Ary Barroso com apenas 21 anos. Foi campeão carioca em 43, 44 e 53. Atuou como treinador após pendurar as chuteiras e teve cinco passagens pela Gávea entre 59 e 81.

Fleitas Solich (1954)

MANUEL FLEITAS SOLICH
Paraguai – Treinador

Fleitas Solich dedicou 53 anos ao futebol profissional, como jogador e depois como treinador. É de longe o estrangeiro que comandou o Flamengo por mais tempo. Foram 504 jogos ao longo de quatro passagens pela Gávea. A primeira foi no tricampeonato de 53,54 e 55. A última em 1971, quando encerrou a carreira.

NARCISO DOVAL
Argentina – Centroavante

Narciso Doval, ou apenas Doval, é o estrangeiro com maior número de gols pelo Flamengo, e o terceiro em número de partidas. Marcou 94 vezes em 263 jogos. Teve duas passagens pelo clube, de 69 a 71 e de 72 a 75.

Benítez (centro) 1953

JORGE BENÍTEZ
Paraguai – Atacante

Benítez atuou por 4 anos no Flamengo, entre 52 e 56. Fez parte da equipe tricampeã carioca comandada por Solich. É o segundo maior goelador estrangeiro do Rubro-Negro ao marcar 74 gols em 114 jogos.

DEJAN PETKOVIC
Sérvia – Meia/Atacante

Petkovic é o jogador europeu com maior destaque na história do Flamengo. Com 57 gols em 198 partidas, é o terceiro maior artilheiro e o quinto em número de jogos disputados. Foi bicampeão carioca em 2000 e 2001 em sua primeira passagem pela Gávea. Retornou anos depois e foi hexacampeão brasileiro em 2009. Seu gol de falta contra o Vasco, que deu o título estadual em 2001, aos 43 minutos do segundo tempo, está marcado como um dos momentos mais emocionantes da história do clube.

AGUSTÍN VALIDO
Argentina – Atacante

Valido disputou 143 jogos com a camisa do Flamengo e marcou 44 gols. O mais importante deles aconteceu em 1944 na vitória sobre o Vasco por 1 a 0, que deu o primeiro tricampeonato carioca ao clube. Apaixonado pelo Flamengo, Valido, que estava aposentado e não jogava há mais de um ano, aceitou retornar para os últimos jogos do Campeonato. Ele é o quinto maior artilheiro entre os estrangeiros rubro-negros.

GIORGIAN DE ARRASCAETA
Uruguai – Meia/Atacante

Arrascaeta está no Flamengo há pouco mais de um ano. Em pouco tempo, porém, o uruguaio de 25 anos conquistou seu lugar no coração da torcida e é o estrangeiro com o maior número de títulos na história do clube. São cinco ao todo, o hepta Brasileiro, o bi da Libertadores, um Carioca, uma Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. Arrascaeta disputou 60 jogos e marcou 20 gols.

Jorge Jesus (Foto: Divulgação)

JORGE JESUS
Portugal – Treinador

Jorge Jesus assumiu o comando do Flamengo no meio de 2019 e levou a equipe às suas maiores conquistas neste século. Sua dedicação ao trabalho pautada na perseguição incansável pela vitória conquistou a Nação rubro-negra. Sob sua batuta o Flamengo foi elevado à outro patamar e em 52 jogos acumula 38 vitórias, 10 empates e apenas 4 derrotas.

(Reprodução Youtube)

PAOLO GUERRERO
Peru – Atacante

Guerrero chegou ao Flamengo em 2015 e era considerado por muitos o melhor estrangeiro em atividade no Brasil. Sua passagem pelo Rubro-Negro não foi marcada por grandes conquistas, e seu único título foi o Carioca de 2017, seu melhor ano no Flamengo. Punido por doping na seleção peruana, ficou longo tempo sem atuar e deixou o clube em 2018 com 115 partidas e 43 gols marcados. Guerrero é o sexto maior goleador estrangeiro na história do Flamengo.

(Foto: Flamengo.com.br)

GUSTAVO CUÉLLAR
Colômbia – Volante

Gustavo Cuéllar chegou ao Flamengo em 2016 e se tornou o sexto estrangeiro em número de jogos pelo clube, com 171 partidas disputadas. Volante combativo, caiu nas graças da torcida pela raça e eficiência na marcação. Foi bicampeão carioca em 2017 e 2019, e participou das campanhas dos títulos Brasileiro e da Libertadores em 2019.

Você Também pode gostar