Flamengo

Cercado de precauções, Flamengo continua atividades no Ninho do Urubu

Cercado de precauções, Flamengo continua atividades no Ninho do Urubu visando o retorno dos atletas aos treinos físicos. Desde sexta-feira, o clube realiza testes para avaliar a evolução da Covid-19 em seus profissionais. Esta é a segunda rodada de testes a que atletas e funcionários são submetidos.

Jorge Jesus (Reprodução Youtube)

O Rubro-Negro segue protocolo inspirado em clubes europeus e desenvolvido em conjunto com a Federação de Futebol do Rio.

– Essa preparação já vem sendo feita há algum tempo. A gente vem estudando isso da melhor maneira possível, esperando esse retorno. Isso já começou há 14 dias atrás onde a gente começou testando todos os atletas, familiares, profissionais que estariam envolvidos nesse retorno, comissão técnica, e todos os seus familiares – disse o Dr. Márcio Tannure.

Na primeira rodada de testes, 38 indivíduos, incluindo três jogadores, testaram positivo para a Covid-19. Na manhã desta segunda-feira, os testes foram finalizados e o clube informou que 100% dos resultados foram negativos.

Avaliações de volta de ‘férias’

Os jogadores iniciaram avaliações nutricionais e físicas, normais após períodos de paralisação, que prosseguem nesta terça-feira.

– Hoje (segunda) aqui no CT a gente iniciou a nossa conduta de acompanhamento diário com os atletas e uma nova testagem pra gente ter essa confirmação. O Flamengo desde o início tem essa preocupação com a saúde dos nossos atletas e das pessoas envolvidas no trabalho – disse o Dr. Tannure.

– Em todo retorno existem avaliações que devem ser feitas. Hoje a gente já fez algumas delas, avaliações nutricionais pra gente entender como esses atletas estão voltando em termos de percentual de gordura, massa muscular – completou.

O Flamengo está retornando às atividades apesar dos decretos estadual e municipal com medidas restritivas de isolamento. A diretoria se apoia em pareceres jurídicos que indicam que sua atividade não é abrangida pelos decretos.

Leia também:

No Flamengo, perto de 30% dos atletas já passou pela Covid-19

Flamengo próximo de confirmar permanência de Jorge Jesus

Rotina de trabalho do protocolo

O chefe do Departamento Médico do Flamengo deu detalhes de como será a rotina dos treinos no CT Ninho do Urubu. Segundo o Dr. Tannure, os jogadores serão divididos em grupos. Cada um terá uma comissão técnica própria, com auxiliar técnico, prepadaror físico e fisioterapeuta.

– Cada atleta tem a sua suplementação, sua hidratação, com recipientes específicos, customizados com o nome de cada atleta. Sempre com uso de máscara, luva, dedetizando tudo. Após o período de uso, tem uma empresa terceirizada que fará toda a desinfecção do CT diariamente. Não haverá refeições, cozinha e refeitório não serão utilizados. Time separado em grupos, em horários diferentes, onde um grupo não vai estar tendo contato com o outro. Cada grupo terá uma comissão técnica específica, que não terá contato com as outras. Se no fururo algum membro do grupo vier a ficar infectado, o grupo pode ser isolado sem prejudicar os trabalhos dos demais – explicou Márcio Tannure.

As restrições ao contato social entre os jogadores vai acompanhar a evolução do perfil imunológico do grupo. Segundo o Dr. Tannure, entre 20 e 30% dos atletas já tiveram contato com o vírus e testaram positivo no exame sorológico. Este teste identifica a presença de anticorpos da Covid-19, ou seja, o indivíduo já teve contato com o vírus.

– Essas preocupações desse início, até que a gente consiga ter uma quantidade de pacientes iG positivo, que tenham essa memória imunológica e nos dê a tranquilidade para que eles possam trabalhar sem nenhuma restrição de contato. É o que a gente espera, a gente já tem aqui em torno de 20 a 30% de nossos atletas nessa condição. A gente espera para que chegue nesse nível pelo menos 60%.

 

Você Também pode gostar