Símbolo do futebol mundial e brasileiro, o Maracanã completou 70 anos esta semana. Os cariocas e os clubes do Rio têm o privilégio de fazer do icônico estádio Mário Filho sua casa. Mas nenhum outro clube é tão identificado com o Maraca como o Clube de Regatas do Flamengo.
Clube mais popular no país do futebol, o Rubro-Negro carioca é o maior campeão do estádio. São 32 títulos conquistados desde o dia 23 de julho de 1950, quando o Fla disputou sua primeira partida.
O Flamengo é também o clube que mais público levou ao Maraca, e único a superar a casa de 100 mil pagantes por mais de 100 vezes. É também do Flamengo o recorde de público em Campeonatos Brasileiros, com mais de 155 mil na final de 1983.
Aos longo desses 70 anos foram muitas glórias e algumas decepções também. O MAIS QUE UM JOGO separou alguns desses momentos marcantes do Flamengo no templo do futebol:
A primeira vez nunca se esquece
O Flamengo conquistou seu primeiro título no Maracanã em 1953. Na final, goleou aquele que se tornaria seu maior rival no futebol, o Vasco da Gama, por 4 a 1. Era o início do ‘Rolo Compressor’, que levantaria a taça nos dois anos seguintes no segundo tri da história do clube. A partida que quebrou jejum de nove anos teve público oficial de e 132.508 torcedores.
Gol de Rondinelli valeu título carioca em 1978
Novamente em uma final contra o Vasco, o Flamengo sagrou-se campeão carioca em 1978. Desta vez a vitória foi suada e só veio aos 42 minutos do segundo tempo. Zico cobrou escanteio da direita e Rondinelli, o zagueiro conhecido como “Deus da Raça”, fez de cabeça. O título foi o primeiro de uma das fases mais vitoriosas da história do clube.
Final do Campeonato Brasileiro de 1980
O primeiro título Brasileiro do Flamengo também foi conquistado no Maracanã. Diante de um público de mais de 154 mil, o Rubro-Negro superou o Atlético Mineiro por 3 a 2. Na partida épica entre as duas melhores equipes do Brasil na época, o Fla esteve na frente duas vezes mas permitiu a reação. Aos 37 do segundo tempo, Nunes, em jogada individual pela esquerda, marcou o gol do título.
Vingança contra o Botafogo 1981
O dia da vingança. Nove anos após perder de 6 no dia de seu aniversário, o Flamengo devolveu a conta ao Botafogo. Em tarde inspirada, Zico marcou dois e Nunes, Adílio, Lico e Andrade completaram. O chocolate lavou a alma da torcida que tinha o episódio de 1972 atravessado na garganta.
Final do Campeonato Brasileiro de 1983
O Flamengo conquistou o tricampeonato brasileiro no Maracanã em 1983. O Santos venceu o jogo de ida no Murumbi por 2 a 1. Na volta, com direito a recorde histórico de público, o Fla despachou o Peixe por 3 a 0.
Final do Campeonato Brasileiro de 1992
Outro momento marcante vivido pelo Flamengo no Maracanã foi nas finas do Brasileiro re 1992, contra o Botafogo. A vitória acachapante por 3 a 0 no primeiro jogo deixou as coisa mais fáceis. Na partida do título, o Flamengo segurou um empate por 2 a 2 e faturou o penta.
Final Campeonato Carioca 2001
Flamengo e Vasco se encontraram mais uma vez na final do Campeonato Carioca de 2001. Na segunda partida da final, o Vasco tinha vantagem de perder até por um gol. O Fla vencia por 2 a 1 até 43 do segundo tempo e o Vasco seria campeão. Foi quando Petkovic acertou cobrança de falta magistral e levou o Maraca à loucura.
Final da Copa do Brasil de 2006
A final da Copa do Brasil de 2006 foi disputada entre Flamengo e Vasco. O Rubro-Negro venceu as duas partidas e o conquistou o bicampeonato. Na ida, 2 a 0, e na volta, 1 a 0 com gol do lateral Juan.
Conquista do titulo brasileiro de 2009
Depois de 17 anos sem conquistar um título brasileiro, o Flamengo faturou o hexa em 2009. Comandado por Petkovic e Adriano, a equipe reagiu durante a competição e chegou na última rodada na liderança. Dependendo de si para levantar a taça, viu o Grêmio sair na frente, mas reagiu e virou. O herói do título foi o zagueiro Ronaldo Angelim, que marcou de cabeça aos 24 minutos do segundo tempo.
Final da Copa do Brasil de 2013
O Flamengo conquistou seu terceiro título da Copa do Brasil em 2013. Na final contra o Athletico Paranaense, empate em Curitiba e vitória por 2 a 0 no jogo de volta no Maracanã.
Recopa Sul-Americana de 2020
Após uma temporada mágica em 2019, com o hepta brasileiro e o bi da Libertadores, o Flamengo coroou o momento com seu primeiro título internacional no Maracanã. Diante do Independiente de Valle, do Equador, o Rubro-Negro teve uma atuação de gala na vitória por 3 a 0.
Você Também pode gostar
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- Tite em foco e Gerson herói: os memes da vitória do Flamengo sobre o Athletico-PR
- Tite está na corda bamba no Flamengo – veja os números do técnico comandando o time