O Botafogo está perto de anunciar a contratação do meia Ricardinho, de 35 anos, que estava no Ceará. O jogador chega para ser o homem de confiança do técnico Marcelo Chamusca. A longa experiência deverá fazer dele uma referência no meio-de-campo em tempos de Série B. Mas a estratégia deu certo nas duas vezes em que o Glorioso caiu para a Segunda Divisão. Tanto em 2003 como em 2015 oo Botafogo apostou em veteranos para conduzir o setor: Valdo e Daniel Carvalho.
Valdo foi contratado para defender o Botafogo em janeiro de 2003, após atuar no Juventude. Chegou para liderar o meio-de-campo aos 39 anos. E foi um dos mais importantes jogadores no time que foi vice-campeão, atrás do Palmeiras.
LEIA MAIS! De olho na Série B! Botafogo abre espaço na folha para ter reforços de peso
O ex-jogador hoje atua como treinador. Seu último trabalho foi à frente da seleção de Congo, na África.
– O Botafogo vai precisar repetir o trabalho que fez naquele ano, contratando jogadores com perfil e trabalhando com os pés no chão. Não tem segredo – ensinou o jogador.
LEIA MAIS! Complicou: rescisão de contrato de Kalou segue indefinida
No rebaixamento de 2014 o Botafogo precisou reestruturar todo o elenco. Poucos nomes permaneceram para 2015. Mas o orçamento era ainda mais curto. Assim era preciso algumas apostas e o clube decidiu dar uma oportunidade a Daniel Carvalho, à época com 33 anos. Mas o jogador estava aposentado e quis retornar ao futebol porque seu filho lhe pediu para vê-lo atuando profissionalmente.
Daniel Carvalho deu qualidade ao Botafogo
Com estrela, Daniel Carvalho estreou marcando um golaço de voleio na vitória de 2 a 1 sobre o Capivariano pela Copa do Brasil. Era apenas um sinal de quem seria o ponto de referência em termos de qualidade do meio-de-campo.
– Fico muito triste de ver o Botafogo rebaixado, mas tenho certeza de que o nosso Botafogo vai voltar logo para a Primeira Divisão, que é seu lugar – disse Daniel Carvalho.
Após a Série B, conquistada pelo Botafogo, o clube ofereceu renovação de contrato. Mas Daniel Carvalho não aceitou. Assim decidiu defender o Goiás. Mas não teve sucesso e se aposentou de vez.
LEIA MAIS! Fazendo caixa! Botafogo negocia Caio Alexandre e Guilherme Smith
Valdo e Daniel Carvalho escreveram bonitas histórias em anos complicados do Botafogo. Agora caberá a Ricardinho a missão de conduzir o meio-de-campo do Glorioso na Segundona caso tudo fiqaue certo para a sua contratação.
Você Também pode gostar
- Veja as principais movimentações do mercado de transferências do futebol brasileiro (03/01)
- Botafogo tem “debandada” do elenco campeão – veja quem chega e quem sai
- Botafogo estuda o mercado para ter um novo treinador
- Alex Telles projeta Botafogo no Mundial de 2025: ‘Alto nível’
- Almada revela que pode deixar o Botafogo em breve
- Ancelotti conta que assistiu final da Libertadores e elogia Botafogo