Uma das histórias mais gloriosas do futebol brasileiro pertence ao Botafogo. Disso ninguém tem dúvidas. Entretanto, nem sempre em todos os momentos as lembranças são boas. Em algumas ocasiões o Glorioso passou por situações vexatórias.
Um dos exemplos de vergonha que o Botafogo passou foi a queda para a Série B. A Segundona foi o castigo para o Botafogo em duas edições do Campeonato Brasileiro. Isso aconteceu nos anos de 2002 e 2014. Curiosamente, dois anos de Copas do Mundo.
Leia também:
Adeus de um ídolo! Joel Carli deixa saldo positivo no Botafogo
Rendimento de Leandrinho decepciona no Botafogo
Relembre carregadores de piano históricos do Botafogo
O MAIS QUE UM JOGO relembra os vexames históricos do Botafogo:
1977 – Venda da sede
Em 1977 o Botafogo viveu uma situação humilhante fora de campo. Sem dinheiro e mergulhado em dívidas, perdeu sua sede para a Companhia Vale do Rio Doce. Foi ironizado pelos rivais até recuperar a sede em 1994.
1994 – Goleada humilhante no Carioca
Com atrasos salariais, o Botafogo foi goleado pelo Fluminense por 7 a 1 no Campeonato Carioca. Até hoje existem acusações de que os jogadores fizeram corpo mole. O então presidente Carlos Augusto Montenegro dispensou alguns atletas após a partida. Mas nada foi provado.
1999 – Final da Copa do Brasil
O Botafogo tinha tudo para conquistar o título da Copa do Brasil de 1999. Entretanto, não conseguiu fazer um golzinho diante do modesto Juventude na final diante de um Maracanã com mais de 107 mil botafoguenses. O 0 a 0 foi frustrante. Além disso, o jogo é lembrado até hoje.
2002 – Queda para a Série B
O Botafogo foi rebaixado pela primeira vez no Campeonato Brasileiro em 2002. O time era muito limitado e composto por medalhões como o zagueiro Odvan e o volante Galeano. A queda veio com uma derrota de 1 a 0 para o São Paulo no Estádio Caio Martins, em Niterói (RJ).
2007 – Time de galinhas
Após eliminações na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca e de estar em queda livre no Campeonato Brasileiro, após liderar dez rodadas, o Botafogo cruzou com o River Plate na Copa Sul-Americana. O time ganhou por 1 a 0 no Rio de Janeiro e administrava um triunfo por 2 a 1 no Estádio Monumental de Núnez. Mas, de repente, a coisa desandou e o Glorioso saiu derrotado por 4 a 2. Na chegada ao Brasil os jogadores foram chamados de galinhas pelo ex-presidente Carlos Augusto Montenegro. Além disso, Cuca pediu demissão logo depois. Mas voltou ao cargo três jogos depois.
2008 – Chororô
Após a perda da final da Taça Guanabara de 2008 para o Flamengo, o elenco do Botafogo, se dizendo indignado com os constantes erros de arbitragem, deu uma entrevista coletiva aos prantos. O episódio ficou marcado como Chororô e até hoje persegue os torcedores. Mas o time de fato vinha sendo muito prejudica. Entretanto, não era para isso.
2014 – Série B outra vez
O ano de 2014 marcou o segundo rebaixamento do Botafogo. O time era pior do que o de 2002 e com poucos jogadores de nomes. Da ira da torcida, apenas o goleiro Jefferson escapou. A queda veio com uma rodada de antecipação. Mas poderia ter vindo antes tamanha a falta de qualidade.
2018 – Aparecidense é dose!
O Botafogo foi eliminado de maneira vergonhosa da Copa do Brasil de 2018. Logo no primeiro jogo, o time perdeu de 2 a 1 de virada para o modesto Aparecidense de Goiás. O técnico Felipe Tigrão foi demitido. Mas a humilhação é sempre lembrada. Entretanto, este mesmo time seria campeão carioca pouco depois.
Você Também pode gostar
- Acabou o gás? Os memes do empate do Botafogo com o Grêmio
- Luiz Henrique precisou ir ao hospital após partida entre São Paulo x Botafogo
- John Textor provocou o Fluminense após vitória do Botafogo
- Botafogo aumenta tabu e não perde mais para o Fluminense – veja o retrospecto
- Botafogo tem mais de 50% de chances de ser campeão – veja as probabilidades do Brasileirão
- O que o Botafogo precisa fazer para ser campeão?