Botafogo

Pagou mico! Relembre os vexames históricos do Botafogo

Uma das histórias mais gloriosas do futebol brasileiro pertence ao Botafogo. Disso ninguém tem dúvidas. Entretanto, nem sempre em todos os momentos as lembranças são boas. Em algumas ocasiões o Glorioso passou por situações vexatórias.

Um dos exemplos de vergonha que o Botafogo passou foi a queda para a Série B. A Segundona foi o castigo para o Botafogo em duas edições do Campeonato Brasileiro. Isso aconteceu nos anos de 2002 e 2014. Curiosamente, dois anos de Copas do Mundo.

Leia também:

Adeus de um ídolo! Joel Carli deixa saldo positivo no Botafogo
Rendimento de Leandrinho decepciona no Botafogo
Relembre carregadores de piano históricos do Botafogo

O MAIS QUE UM JOGO relembra os vexames históricos do Botafogo:

1977 – Venda da sede

Botafogo perdeu sua sede em 1977 (Foto: Divulgação)

Em 1977 o Botafogo viveu uma situação humilhante fora de campo. Sem dinheiro e mergulhado em dívidas, perdeu sua sede para a Companhia Vale do Rio Doce. Foi ironizado pelos rivais até recuperar a sede em 1994.

1994 – Goleada humilhante no Carioca

Com atrasos salariais, o Botafogo foi goleado pelo Fluminense por 7 a 1 no Campeonato Carioca. Até hoje existem acusações de que os jogadores fizeram corpo mole. O então presidente Carlos Augusto Montenegro dispensou alguns atletas após a partida. Mas nada foi provado.

1999 – Final da Copa do Brasil

Juventude levou a melhor em 1999 (Foto: CBF)

O Botafogo tinha tudo para conquistar o título da Copa do Brasil de 1999. Entretanto, não conseguiu fazer um golzinho diante do modesto Juventude na final diante de um Maracanã com mais de 107 mil botafoguenses. O 0 a 0 foi frustrante. Além disso, o jogo é lembrado até hoje.

2002 – Queda para a Série B

O Botafogo foi rebaixado pela primeira vez no Campeonato Brasileiro em 2002. O time era muito limitado e composto por medalhões como o zagueiro Odvan e o volante Galeano. A queda veio com uma derrota de 1 a 0 para o São Paulo no Estádio Caio Martins, em Niterói (RJ).

2007 – Time de galinhas

River Plate eliminou o Botafogo (Foto: Reprodução Youtube)

Após eliminações na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca e de estar em queda livre no Campeonato Brasileiro, após liderar dez rodadas, o Botafogo cruzou com o River Plate na Copa Sul-Americana. O time ganhou por 1 a 0 no Rio de Janeiro e administrava um triunfo por 2 a 1 no Estádio Monumental de Núnez. Mas, de repente, a coisa desandou e o Glorioso saiu derrotado por 4 a 2. Na chegada ao Brasil os jogadores foram chamados de galinhas pelo ex-presidente Carlos Augusto Montenegro. Além disso, Cuca pediu demissão logo depois. Mas voltou ao cargo três jogos depois.

2008 – Chororô

Após a perda da final da Taça Guanabara de 2008 para o Flamengo, o elenco do Botafogo, se dizendo indignado com os constantes erros de arbitragem, deu uma entrevista coletiva aos prantos. O episódio ficou marcado como Chororô e até hoje persegue os torcedores. Mas o time de fato vinha sendo muito prejudica. Entretanto, não era para isso.

2014 – Série B outra vez

O ano de 2014 marcou o segundo rebaixamento do Botafogo. O time era pior do que o de 2002 e com poucos jogadores de nomes. Da ira da torcida, apenas o goleiro Jefferson escapou. A queda veio com uma rodada de antecipação. Mas poderia ter vindo antes tamanha a falta de qualidade.

2018 – Aparecidense é dose!

O Botafogo foi eliminado de maneira vergonhosa da Copa do Brasil de 2018. Logo no primeiro jogo, o time perdeu de 2 a 1 de virada para o modesto Aparecidense de Goiás. O técnico Felipe Tigrão foi demitido. Mas a humilhação é sempre lembrada. Entretanto, este mesmo time seria campeão carioca pouco depois.

Você Também pode gostar