Botafogo

Carregou o piano no Botafogo! Não eram craques, mas foram decisivos

Loco Abreu, Túlio Maravilha e Maurício são exemplos de jogadores decisivos nas conquistas dos títulos do Botafogo nos últimos anos. Mas o desempenho deles só foi possível porque alguns jogadores se esforçaram para eles brilharem. Os chamados carregadores de piano na gíria do futebol.

Alguns deles escreveram uma bonita história com a camisa botafoguense, como o volante Luisinho. Revelado pelo clube na época do jejum, recusou propostas de fora para ser campeão pelo Botafogo.

Leia também:

Eles estavam no Botafogo campeão mas ninguém se lembra
Muralhas alvinegras! Relembre duplas de zaga que marcaram o Botafogo

O MAIS QUE UM JOGO lista quem carregou piano no Botafogo. Jogadores que não eram craques, mas foram decisivos:

Campeonato Carioca 1989

Luisinho

Luisinho ao lado de Paulinho Criciúma em 1989 (Foto: Arquivo Ferj)

O volante Luisinho é pouco lembrado quando se fala na conquista do título de 1989. A quebra do jejum ficou marcada por nomes como Maurício, autor do gol na final contra o Flamengo, ou paulinho Criciúma, artilheiro do Glorioso na época. Entretanto, o jogador, revelado nas categorias de base do clube, foi num dos grandes responsáveis pela conquista. Inclusive, quando neutralizou Zico nos jogos finais.

– O Luisinho fez uma grande final. Quando vi ele se levantando após dar um carrinho percebi que seria difícil tirar aquele título do Botafogo – disse Zico após a final.

Copa Conmebol 1993

Perivaldo

Perivaldo (terceiro na fila de cima) integrou o time campeão de 1994

Lateral-direito de muita raça, Perivaldo teve sua atuação naquela conquista elogiada pelo técnico Carlos Alberto Torres. Isso porque fechava o meio-de-campo ajudando os zagueiros na marcação. Além disso, fez o gol no 1 a 1 com o Peñarol no primeiro jogo da final, no Uruguai.

Campeonato Brasileiro 1995

Jamir

Jamir era duro na marcação (Foto: Twitter)

O Botafogo campeão brasileiro de 1995 ficou marcado por Túlio Maravilha. Nomes como o goleiro Wágner, o zagueiro Gonçalves e Donizete Pantera também são valorizados. Mas um dos pontos importantes daquele conquista foi o volante gaúcho Jamir. Ele neutralizou a maioria dos craques rivais que cruzaram o caminho do Glorioso.

Campeonato Carioca 1997

Pingo

Pingo em ação pelo Botafogo (Foto: Getty)

O volante Pingo foi determinante na conquista do Campeonato Carioca de 1997 e do Torneio Rio-São Paulo de 1998. O jogador dava equilíbrio ao meio-de-campo.

Campeonato Carioca 2006

Diguinho

Diguinho foi importante no Botafogo (Foto: JUAN MABROMATA/AFP via Getty Images)

Habilidoso volante, Diguinho conseguiu equilibrar marcação com talento para ser determinante na conquista do Botafogo. Mas depois trocou o Glorioso por outros rivais, como Fluminense e Vasco. Entretanto, será sempre lembrado com carinho pela torcida.

Campeonato Carioca 2010

Leandro Guerreiro

Leandro Guerreiro se dedicava ao máximo em campo (Foto: Getty)

Após perder três finais seguidas para o Flamengo o Botafogo deu o troco na decisão de 2010. E para isso contou com Leandro Guerreiro, peça fundamental na marcação. Além disso, um jogador que amava a camisa.

Campeonato Carioca 2013

Marcelo Mattos

Marcelo Mattos não fugia da briga no Botafogo (Foto: Getty)

Seedorf, Fellype Gabriel, Rafael Marques, Lodeiro, Vitinho e outros jogadores ofensivos brilharam na conquista do título carioca de 2013. Mas para essa turma toda brilhar alguém precisava segurar a marcação. E esse alguém era o volante Marcelo Mattos. Ele era pura raça em campo. Mas tinha categoria.

Você Também pode gostar