Na luta contra o rebaixamento, o Botafogo vai reencontrar, nesta quarta-feira, um velho conhecido: o técnico Paulo Autuori, que está à frente do Athletico-PR, rival da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Autuori comandou o Fogão no início do Brasileiro, mas deixou o clube após derrota para o Bahia, no fim de setembro.
Paulo Autuori dirigiu o Botafogo em 12 jogos pelo Campeonato Brasileiro, com apenas uma vitória, oito empates e três derrotas. Ou seja, conquistou 11 pontos e teve um aproveitamento de 30,5% dos pontos disputados. Pouco, mas um desempenho melhor do que o geral do Botafogo. No momento, após 27 jogos, o Fogão tem 23 pontos, o que significa 28,4% dos pontos conquistados.
LEIA MAIS! Presidente do Botafogo dá moral ao técnico Eduardo Barroca
Autuori no Botafogo no Brasileirão
O recorte após a saída de Autuori mostra o Botafogo com aproveitamento de 26,6% dos pontos disputados: 12 pontos em 15 jogos. Para se ter uma ideia, o período de Autuori à frente do clube no Brasileiro é responsável por 47,8% dos pontos que o Botafogo conquistou até agora. O Fogão está na 19ª colocação, mesma posição em que o técnico deixou o clube.
LEIA MAIS! Botafogo prevê mudança para o orçamento de 2021: ‘Fora da realidade’
“Uma coisa é ser persistente, outra, é ser teimoso. Quando os sinais são negativos, é teimosia”, explicou Autuori, ao pedir para sair do Botafogo no fim de setembro.
Depois de Autuori, o Fogão teve como técnico Bruno Lazaroni, Ramón Díaz (o filho Emiliano dirigiu os jogos) e vem com Eduardo Barroca na reta final do Brasileiro. O Botafogo ainda teve Flávio Tênius, treinador de goleiros que comandou o clube em duas partidas do Brasileiro, e Felipe Lucena, auxiliar de Barroca, que dirigiu o time por três jogos no período de isolamento do atual treinador, em função da Covid-19
A trajetória de Autuori no Fogão neste Brasileiro ficou marcada pelo número de empates e pelos pontos perdidos nos últimos minutos. Contra o Flamengo, por exemplo, o Botafogo levou gol no último lance e sofreu a igualdade. A história se repetiu contra o Corinthians, gol nos acréscimos de Jô, e contra o Athletico-PR (Ravanelli marcou aos 43 minutos).
O Botafogo reencontra Autuori nesta quarta-feira, às 19h15, no Estádio Nilton Santos, e precisa vencer o Athletico-PR para não se complicar ainda mais na luta contra o rebaixamento.
Você Também pode gostar
- Veja as principais movimentações do mercado de transferências do futebol brasileiro (03/01)
- Botafogo tem “debandada” do elenco campeão – veja quem chega e quem sai
- Botafogo estuda o mercado para ter um novo treinador
- Alex Telles projeta Botafogo no Mundial de 2025: ‘Alto nível’
- Almada revela que pode deixar o Botafogo em breve
- Ancelotti conta que assistiu final da Libertadores e elogia Botafogo