O Botafogo publicou em seu site oficial a conquista de três títulos mundiais. São eles válidos pelo Torneio Internacional de Caracas. Baseado em registros e pesquisas de seu centro de história, o Glorioso vai à Fifa em busca do reconhecimento pelas conquistas de 1967, 1968 e 1970. Apesar de parecer uma ilusão, o clube carioca tem chances concretas de conseguir pelo menos o registro do primeiro caneco.

Botafogo registra conquistas em site oficial (Foto: Botafogo)
Isso porque o torneio de 1967 recebeu o nome de Copa Círculo de Periódicos Deportivos pela própria Fifa, conforme registros da época. O torneio, inclusive, foi chamado de Mundialito.
– Estamos baseados em uma detalhada pesquisa, que está em fase final de elaboração de um documento que será enviado à Fifa. Precisamos deste justo reconhecimento – disse o presidente Nelson Mufarrej.
As edições de 1968 e 1970 talvez não tenham tido o mesmo peso para a Fifa, pois o torneio envolveu clubes e seleções. Tanto que em 1968 o Alvinegro superou a seleção da Argentina na decisão. Já em 1970 o vice ficou com a União Soviética.
Já na edição de 1967, essa sim com reconhecimento da Fifa, o Botafogo enfrentou Peñarol do Uruguai e Barcelona da Espanha. O triangular contou com três jogos e começou com o triunfo dos espanhóis sobre os uruguaios por 1 a 0.
Final foi contra o Barcelona

Botafogo tinha um timaço em 1967 (Foto: Reprodução)
A segunda rodada registrou um empate sem gols entre Botafogo e Peñarol. Assim, a última rodada foi marcada pela decisão entre Botafogo e Barcelona, com os espanhóis tendo a vantagem do empate. No Estádio Olímpico de Caracas, no dia 31 de janeiro de 1967, o Alvinegro ganhou por 3 a 2. Aírton Beleza, Gérson e Paulo Cézar anotaram os gols alvinegros. Silva fez os gols espanhóis.
O Botafogo atuou com Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho e Gérson; Edinho (Rogério), Roberto, Aírton Beleza (Sicupira) e Paulo Cézar. O técnico do Botafogo era Admildo Chirol.
O torneio teve grande repercussão na mídia e por isso mesmo o Botafogo tenta, com justiça, o reconhecimento. Outros clubes brasileiros ganharam a taça: Bangu em 1958 e Cruzeiro (1970 e 1977).
Leia também:
Botafogo de olho em Matheus Babi e Caio Dantas, destaques do Carioca
Você Também pode gostar
- Universidad de Chile x Botafogo: onde assistir com imagens ao jogo da Libertadores
- Veja as principais movimentações do mercado de transferências do futebol brasileiro (03/01)
- Botafogo tem “debandada” do elenco campeão – veja quem chega e quem sai
- Botafogo estuda o mercado para ter um novo treinador
- Alex Telles projeta Botafogo no Mundial de 2025: ‘Alto nível’
- Almada revela que pode deixar o Botafogo em breve