Publicidade

Não há honra mais importante para os pilotos do que vencer o Campeonato de Pilotos de F1. Quinze nacionalidades diferentes conseguiram reivindicar o sucesso na ilustre competição, com Max Verstappen sendo o mais recente a adicionar seu nome a essa lista em 2021, já que a Holanda foi a mais recente.

Grandes pilotos britânicos foram classificados como os mais bem-sucedidos da história da Fórmula 1, com dez pilotos ganhando 20 campeonatos mundiais entre eles. Mas, quem são alguns dos pilotos que representaram a Grã-Bretanha e ganharam o prêmio principal?

Lewis Hamilton

Hamilton é o mais vitorioso (Foto: Divulgação)

Seria difícil começar com outro nome que não fosse o piloto de maior sucesso da história da Fórmula 1. Hamilton detém o recorde conjunto de mais campeonatos de pilotos, tendo conquistado o prêmio principal em sete ocasiões durante sua vitoriosa carreira. Enquanto isso, ele também detém recordes de mais vitórias e pódios. Durante sua carreira, o britânico participou de 291 Grandes Prêmios e conquistou surpreendentes 103 vitórias na carreira.

Publicidade

A ele foi negado por pouco um oitavo título mundial de forma trágica na final de 2021, quando a controvérsia do safety car viu Verstappen ultrapassar Hamilton na última volta da temporada, o que significa que ele ainda precisa de mais um título para empatar com Michael Schumacher.

Nigel Mansell

Mansell era arrojado nas pistas (Foto: Divulgação)

Nigel Mansell é um dos pilotos mais bem sucedidos, já que ele é a única estrela a ter conquistado o campeonato mundial de F1 e a CART Indy Car World Series simultaneamente. Seu único título mundial de F1 veio em 1992. Naquela temporada, ele venceu as cinco primeiras corridas da temporada, antes de conquistar vitórias no Canadá, Grã-Bretanha, Alemanha e Portugal para conquistar o título. Ele terminou a temporada com mais de 50 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Riccardo Patrese.

Durante essa temporada, ele produziu algumas das melhores exibições em pista que já vimos, e WeLoveBrum.co.uk explorou algumas de suas maiores corridas. Mansell se aposentou da F1 em 1995, depois de vencer 31 corridas em suas 191 partidas na carreira. Ele largou na pole position em 32 ocasiões e garantiu 59 pódios durante seus 13 anos de carreira no esporte.

Graham Hill

Hill era pura habilidade nas pistas (Foto: Divulgação)

Publicidade

Muitos argumentariam que tenha existido poucos pilotos mais talentosos para entrar em um carro de F1 do que Graham Hill. Hill tem a honra de ser o único piloto a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo, tendo conquistado vitórias no Campeonato de Pilotos de F1, 500 Milhas de Indianápolis e 24 Horas de Le Mans. A Tríplice Coroa foi posteriormente alterada para incluir o Grande Prêmio de Mônaco em vez do Campeonato de Pilotos; fazendo de Hill o único piloto a ainda conseguir esse feito, já que venceu o Grande Prêmio de Mônaco em cinco ocasiões ao longo de sua carreira.

A carreira de Hill chegaria a um fim abrupto após um acidente no Grande Prêmio dos Estados Unidos em 1969, e mais tarde ele foi tragicamente morto quando um avião que ele pilotava caiu em 1975. No entanto, o legado de Hill permanece, e ele e seu filho Damon mais tarde se tornar o primeiro par de pai e filho a vencer o Campeonato de Pilotos.

Comentários