Apostas

Jogada astuta e inovadora usada por Real, PSG e outros europeus visa gol logo após pontapé inicial

Jogada astuta e inovadora usada por Real, PSG e outros europeus visa gol logo após pontapé inicial (Foto: ESPN)

É a última moda que está tomando o mundo do futebol, com o Real Madrid tentando repetidamente na Liga dos Campeões e vários outros clubes europeus usando-a para anotar um tento rapidamente: uma simples sequência de quatro passes que tira um time do pontapé inicial no círculo central para marcar um gol em questão de segundos.

Jogada astuta e inovadora usada por Real, PSG e outros europeus visa gol logo após pontapé inicial (Foto: ESPN)

E a fonte improvável de inspiração para todos, desde clubes de elite da Europa até times semi-profissionais, não é outro senão o AFC Bournemouth, da Inglaterra.

Em sua busca constante para encontrar caminhos e maneiras até então inexploradas, equipes do mundo todo vêm tentando quebrar paradigmas desafiando uma convenção de longa data: em vez de usar o pontapé inicial no início do tempo ou depois de sofrer um gol para construir as jogadas vindo de trás e manter a posse de bola, os jogadores usam uma fórmula semelhante a um movimento de abertura no xadrez que vira o jogo de cabeça para baixo em um piscar de olhos.

A jogada é realizada quando o jogador que dá o pontapé inicial toca a bola para um companheiro de equipe diretamente atrás dele e, logo em seguida, recebe-a de volta. O primeiro jogador então ajeita para outro companheiro de equipe fazer um lançamento por cima ou nas costas da defesa para um quarto jogador que, desde o pontapé inicial, corria para a frente rompendo pela defesa adversária. Se executada corretamente, esse jogador fica em posição regular com a bola nos pés e apenas o goleiro a ser batido.

O PSG, que certamente é o grande favorito à conquista da Ligue 1, vem utilizando a jogada com um grau elevado de sucesso, se aproveitando da velocidade de Kylian Mbappé e a precisão no passe de jogadores como Messi e Neymar. O time francês, inclusive, anotou o gol mais rápido de sua história utilizando-se da jogada, na goleada por 7 a 1 sobre o Lille, pela terceira rodada do Campeonato Francês.

A origem da jogada

 

O Bournemouth, da Inglaterra, é quem pode afirmar ser o clube responsável por popularizar o conceito. Agora de volta à Premier League depois de dois anos na segunda divisão inglesa, foi no segundo escalão do futebol inglês, na temporada passada, que os Cherries aplicaram pela primeira vez a jogada ensaiada, numa partida contra o Fulham em dezembro de 2021.

Com o confronto pela liderança do campeonato empatado em 0 a 0 no intervalo, o Bournemouth emergiu para o segundo tempo com um plano. Eles tomaram a iniciativa logo no início com um passe preciso de Philip Billing para Dominic Solanke, que estufou o fundo das redes do Fulham apenas seis segundos depois do reinício da partida, assim coroando uma manobra bem ensaiada que pegou os jogadores adversários completamente desprevenidos.

Mas quando Scott Parker, técnico do Bournemouth, viu a jogada de sua equipe funcionar contra o Fulham, ele não poderia imaginar que, apenas alguns meses depois, o poderoso Real Madrid estaria imitando a tática de sua equipe na Champions League.

No entanto, o segundo time a marcar numa partida oficial usando a jogada foi o Sparta Rotterdam, na derrota por 3 a 1 para o AZ Alkmaar no dia 14 de agosto, pelo Campeonato Holandês.

 

As tentativas do Real

A primeira tentativa do Real Madrid em anotar um gol através da jogada ensaiada se deu no jogo de volta das oitavas-de-final da Champions League, contra o Paris Saint-Germain, em março.

Luka Modric rolou a bola para Toni Kroos e depois fingiu uma corrida antes de virar para receber a bola novamente. Modric então lançou para Marco Asensio, que tentou o passe para Vinicius Junior, mas errou na força.

O Real voltou a tentar a jogada contra o Manchester City, no jogo de volta das semifinais. Modric fez a mesma jogada, desta vez com Casemiro para a tabela e Kroos como passador final. A bola lançada de Kroos por cima foi perseguida por Vinicius, Benzema, Federico Valverde e Dani Carvajal, sendo este último quem cruzou rasteiro na área do City para criar uma chance que foi desperdiçada por Vinicius.

O Real está claramente interessado em aperfeiçoar a jogada, já que tentou novamente em um amistoso de pré-temporada contra a Juventus em Los Angeles. Desta vez, Carvajal foi novamente o destinatário do quarto passe, mas foi interceptado por Valverde, que inadvertidamente participou da jogada estando em condição de impedimento.

O Real Madrid deve agradecer ao auxiliar técnico, e filho de Carlo Ancelotti, Davide Ancelotti, pela apropriação da jogada, já que o profissional tem a tarefa de ficar de olho em jogadas de bola parada inovadoras. Carlo Ancelotti comentou sobre a propensão de seu filho para a inovação tática no início deste ano: “Ele é humilde, sério e profissional, ele tem muito entusiasmo. Ter uma equipe técnica jovem me ajuda. Eles trazem coisas para a mesa que analisamos e estudamos juntos”.

O gol mais rápido da história do PSG

Alguns meses depois que o Bournemouth a utilizou pela primeira vez, a jogada atingiu seu ápice num jogo do Campeonato Francês no Estádio Pierre-Mauroy, em Lille.

Não está claro se Lionel Messi usou o Bournemouth, o Real Madrid ou o Sparta Rotterdam como sua inspiração, mas o craque argentino mostrou sua versão da jogada no pontapé inicial da partida contra o Lille, pela terceira rodada da Ligue 1.

Messi iniciou uma troca de passes com Neymar e Vitinha para lançar uma bola perfeitamente calculada para Mbappé, que usou o apito do árbitro como uma pistola de partida para começar a correr pelo campo. Ele recebeu o passe certeiro de Messi e levantou a bola por cima do goleiro Leo Jardim para marcar depois de apenas oito segundos e desencadear uma goleada de 7 a 1 sobre os anfitriões.

Uma fonte disse à ESPN da França que os jogadores do PSG praticaram muito a jogada nos treinos e identificaram o Lille como o adversário certo para experimentá-la, por posicionarem sua defesa em linha alta desde o pontapé inicial. O resultado de todo esse trabalho foi Mbappé fazer história ao marcar o gol mais rápido da história do clube.

Você Também pode gostar