A rivalidade carioca no futebol tem uma história longa. Já se vão cem anos que o futebol superou o remo no gosto popular. Desde então, quatro equipes dividem os corações dos torcedores e protagonizaram alguns momentos inesquecíveis.
O Vasco ocupa papel de destaque entre os quatro grandes cariocas. No confronto direto, só é superado pelo Flamengo, mas tem boa vantagem sobre Botafogo e Fluminense. Entretanto, nenhum dos rivais escapou de sofrer grandes goleadas do Gigante da Colina ao longo do tempo.
No passado recente, o Botafogo tem sido a maior vítima do poderio Cruzmaltino. Nos anos 2000, foram quatro chocolates, inclusive o maior de todos os tempos. No Campeonato Carioca de 2001, o Alvinegro levou um 7 a 0 que entrou para a história.
Contra o Flamengo, a maior goleada da história do confronto também foi um 7 a 0, mas ficou no distante 1931. Contra o Fluminense, o recorde foi um 6 a 0, um ano antes. Mas de lá pra cá, são muitos os momentos marcantes e o MQJ relembra alguns deles a seguir:
Vasco 4 x 0 Fluminense – Carioca 1991
Vasco atropela o Fluminense com dois gols de Sorato, um de Bebeto e Bismark completa a goleada
Vasco 4 x 1 Fluminense – Final Taça Guanabara 1994
Mais um chocolate diante do Flu. Desta vez valia o título da Taça Guanabara de 1994. Pimentel abriu o placar, Valdir, com dois gols, e Ian marcaram os outros gols do Cruzmaltino.
Vasco 4 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro 1997
Jogo que selou a classificação do Vasco para a final contra o Palmeiras, na qual o Vasco conquistou o título do Brasileirão. No jogo, Edmundo deu um show marcando três vezes. Nasa fechou a goleada. Era o começo da ‘Era de Ouro’ do Vasco.
Vasco 7 x 0 Botafogo – Carioca 2001
Um passeio histórico sobre o Alvinegro em uma noite inspirada da dupla de ataque formada por Romário e Euler, o filho do vento, e de Juninho Paulista, que fez três. Romário (2), Pedrinho e Euler completaram o placar.
Vasco 5 x 1 Flamego – Final Taça Guanabara 2000
Jogo que decidiu a Taça Guanabara de 2000 e ficou conhecido como o ‘Chocolate da Páscoa’. A partida marcou a primeira vez que Romário enfrentava o Flamengo pelo Vasco em oito anos. E o Baixinho não fez por menos e deixou três na conta. Felipe e Pedrinho completaram o placar. O jogo também foi marcado por uma confusão após Pedrinho provocar os Rubro-Negros fazendo embaixadas em campo, e teve vários expulsos.
Vasco 5 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro 2001
O Flamego voltou a tomar de cinco do Vasco no ano seguinte, desta vez pelo Brasileirão. Romário mais uma vez marcou três gols contra seu antigo clube. Gilberto e Elder completaram o placar.
Vasco 4 x 0 Fluminense – Carioca 2004
Em noite inspirada do artilheiro Valdir, o Vasco deitou e rolou sobre o Fluminense. O Bigode marcou três vezes e Robson Luis definiu o placar.
Vasco 4 x 0 Botafogo – Campeonato Brasileiro 2004
Os três últimos chocolates do Vasco sobre seus maiores rivais aconteceram diante do Botafogo. O primeiro foi no Brasileirão de 2004, com Valdir (2) e Petkovic (2) dividindo a artilharia.
Vasco 4 x 1 Botafogo – Carioca 2009
Com Elton (2), Léo Lima e Carlos Alberto, o Vasco voltou a fazer quatro gols no Botafogo em 2009.
Vasco 6 x 0 Botafogo – 3ª rodada Taça Guanabara 2010
Para completar esta série, um sonoro 6 a 0 diante do Alvinegro com três de Dodô contra seu ex-time, um de Léo Gago e dois da joia Philippe Coutinho.
Você Também pode gostar
- Romário exalta Raphinha: ‘Um dos melhores do mundo no momento’
- Romário, Neymar e outros… Os craques que decidiram jogos contra o Uruguai
- Torcida se desespera! Os memes da derrota do Vasco para o Fortaleza
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Vasco se “mete” na briga para a próxima Libertadores – veja as chances
- Contrato da SAF do Vasco vira público – veja quem vem “bem” ou “mal” no modelo clube empresa no Brasil