O futebol do Vasco atravessou uma grande fase no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Com o fim da conhecida “Era de Ouro”, vieram crises financeiras, jejum de títulos e rebaixamentos. Nesse período, o Gigante da Colina passou alguns vexames marcantes, dentro e fora de casa.
O clube hoje tenta se reerguer e mais uma vez a torcida tem sido fundamental no apoio dentro e fora de campo. Os episódios listados abaixo, servem para lembrar aquilo que não pode voltar a acontecer.
Vasco 0 x 3 XV de Novembro de Campo Bom-RS – 2004
Segunda fase da Copa do Brasil de 2004. Após empate em 1 a 1 na partida de ida, o XV de Campo Bom foi a São Januário precisando da vitória. A equipe comandada por Mano Menezes fez três gols em 15 minutos e eliminou o Cruzmaltino.
Vasco 0 x 3 Baraúnas-RN – 2005
Na Copa do Brasil de 2005, o Vasco foi mais longe, mas também caiu em casa diante do modesto Baraúnas. A equipe de Mossoró, no Rio Grande do Norte fez 3 a 0 e avançou. O Vasco saiu de campo muito vaiado e sobrou até para o Baixinho Romário.
Atlético-PR 7 X 2 Vasco – 2005
O Vasco passou um de seus maiores vexames em 2005. Foi a primeira vez num Campeonato Brasileiro que uma equipe carioca sofre sete gols. O algoz foi o Athletico Paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba. Depois do jogo, o técnico Renato Gaúcho soltou uma de suas famosas frases: “Hoje até uma mulher grávida faria gol na gente.”
Vasco 1 x 2 Gama-DF – 2007
Em 2007, o Vasco buscava a vaga nas oitavas da Copa do Brasil no Maracanã. O adversário era o Gama, do Distrito Federal. Na primeira partida, empate em 2 a 2.
O Gama abriu o placar num frango do goleiro Cássio, com menos de dois minutos de bola rolando. O Vasco empatou aos 15 e pressionou em busca da virada. O Gama marcou o gol da vitória em cobrança de falta aos 48 do segundo tempo.
Vasco 2 x 4 Figueirense – 2008
O ano de 2008 ficou marcado como um dos piores da história do Gigante da colina. O caminho para o rebaixamento inédito foi construído com derrotas marcantes mesmo dentro de casa. Uma dessas foi contra o Figueirense-SC. A equipe catarinense chegou a abrir 4 a 0 no placar antes do Vasco esboçar uma reação.
Vasco 0 x 2 Vitória-BA – 2008
O último capítulo da tragédia do rebaixamento no Brasileirão em 2008 também foi travado em São Januário. O Vasco precisava vencer para escapar da degola, mas caiu em casa por 2 a 0 na partida que marcou a despedida de Edmundo do futebol.
Athletico-PR 5 x 1 Vasco – 2013
O Vasco voltou a encarar um rebaixamento no Brasileiro em 2013. Dessa vez, o vexame foi fora de casa. Mais uma vez Cruz-maltino sofreu uma goleada diante do Furacão na Arena da Baixada. A partida ainda ficou marcada pela briga entre as torcidas na arquibancada.
Vasco 0 x 5 Avaí-SC – 2014
No Brasileirão da Série B em 2014, o Vasco sofreu a maior goleada da sua história em São Januário. O resultado elástico provocou a saída do técnico Adilson Batista e fez a equipe deixar o G4.
Coritiba 0 x 0 Vasco – 2015
Em 2015, o Vasco foi rebaixado para a Série B pela terceira vez em sua história. O Cruz-Maltino precisava vencer e ainda torcer por outros resultados, mas não conseguiu nem uma coise nem outra. Com um empate em o a o no Couto Pereira, não escapou da segunda divisão.
Vasco 0 x Racing-ARG – 2018
O último vexame desta lista foi em jogo internacional. O Vasco recebeu o argentino Racing pela Libertadores e apanhou de 4 em São Januário.
Você Também pode gostar
- Festa da torcida contra o Corinthians gera punição pesada ao Racing
- De volta para a minha terra! Fernando na mira de gigante brasileiro
- Paolo Guerrero perto de acertar com clube argentino
- Southampton está perto de anunciar joia do Racing
- Philippe Coutinho desabafa: ”Estou aqui para esclarecer algumas mentiras”
- Lille coloca preço por Leo Jardim