O Vasco da Gama conquistou muitos títulos importantes em sua história. Os grandes ídolos do clube ficam eternamente gravados na memória dos torcedores. Entretanto, é comum as pessoas se esquecerem de jogadores que fizeram parte dos grupos campeões, até dos titulares.
Mesmo nos títulos mais recentes, como nos dois títulos nacionais e três cariocas deste século, existem aqueles que ninguém se lembra mais.
O MQJ selecionou alguns jogadores que estavam nos elencos campeões de 2003, 2009, 2011 e 2015. Veja se você se lembra deles:
Campeonato Carioca 2003
Wellington Paulo
O xerife da zaga vascaína no Carioca de 2003 era Wellington Paulo. Ídolo no América Mineiro, onde jogou na base e depois no profissional por nove anos. Foi contratado em 2003 já com 30 anos, mas ao lado de Henrique, formou a dupla de zaga campeã.
Na temporada, o zagueiro atuou em 28 partidas e marcou quatro gols. No ano seguinte, se transferiu para o Náutico-PE. Seu último clube foi o Funorte, de Montes Claros-MG, onde se aposentou aos 38 anos em 2011.
Russo
Ricardo Soares Florêncio, ou simplesmente Russo, foi um lateral direito de sucesso no final dos anos 90. Após se destacar por Sport e Vitória-BA, foi convocado para a Selação Brasileira em 1997. Chegou ao Santos em 2001 e em 2002, foi vice-campeão da Libertadores com o São Caetano-SP. No ano seguinte foi contratado pelo Vasco.
Disputou 44 partidas até ser negociado com o Spartak de Moscou, da Rússia. Retornou ao Brasil em 2005 e passou por Sport, Santa Cruz. Se aposentou em 2011 no Central-PE.
Campeonato Brasileiro – Série B 2009
Amaral
O volante Amaral foi contratado pelo Vasco pela primeira vez em 2005, por empréstimo. Deixou boa impressão nas 17 partidas em que esteve em campo e teve seus direitos adquiridos no ano seguinte. Foi titular ao longo de 2007 mas perdeu espaço em 2008 e foi emprestado ao Grêmio.
Amaral retornou em 2009 e formou a dupla de volantes titular ao lado de Nilton na Série B.
Em 2010, Amaral se transferiu para o futebol japonês. Retornou em 2011 e passou por América-MG, Cruzeiro, Botafogo, Criciúma e Ceará. Se aposentou ao final de 2016, jogando pelo Passo Fundo-RS.
Adriano
O atacante Adriano é um bom exemplo de jogadores esquecidos. Iniciou a carreira no interior de São Paulo e se projetou no futebol paranaense. Em 2007 foi contratado pelo Inter e ficou no Beira-Rio por duas temporadas antes de ser emprestado ao Málaga. Ficou na Espanha somente por seis meses e foi emprestado ao Vasco no segundo semestre.
No Cruzmaltino, teve importante participação na equipe campeã da Séire B. Atuou em 28 partidas e marcou 14 gols, inclusive na partida que garantiu o título. Foi dele o gol ,que abriu o placar na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude-RS, no Maracanã.
No final de 2009, deixou o clube e rodou pelo exterior. Atuou no futebol japonês e Árabe antes de retornar ao Brasil em 2016. Jogou por Fortaleza-CE, Nova Iguaçu-RJ e Volta Redonda-RJ.
Magno
O meia Magno Cruz foi peça importante no grupo comandado por Dorival Júnior. Mesmo não sendo titular, foi utilizado com frequência ao longo do Brasileiro. Passou pelas divisões de base do Cruzeiro e do Flamengo, e foi tentar a sorte em Portugal, mas não foi aproveitado. Chegou ao Vasco com 20 anos e apenas 14 jogos como profissional, no Brasil de Pelotas.
Depois da temporada 2010, deixou o Vasco rumo ao Bahia depois Ceará e Bragantino. Tem passagens pelo exterior, no Japão, Coreia do Sul, Tunísia e Catar. Atualmente, com 33 anos, está no CRB-AL.
Copa do Brasil 2011
Márcio Careca
O lateral esquerdo Márcio Careca foi contratado pelo Vasco como reforço para a temporada de 2010. Campeão da Série B no ano anterior, o clube visava montar uma equipe mais forte para o retorno à elite. O jogador, porém não se firmou e foi emprestado ao Guarani.
Márcio retornou em 2011 e ajudou a equipe a ser campeão da Copa do Brasil. Reserva de Ramon, ele atuou os 90 minutos do jogo de ida da final contra o Coritiba. Deixou o Vasco em 2012 e ainda atuou por mais dois anos antes de se aposentar.
Eduardo Costa
O volante Eduardo Costa apareceu como grande promessa no Grêmio. Campeão Sul-Americano e o Mundial com a Seleção Brasileira sub-17, chegou também à Seleção principal. No Tricolor Gaúcho, conquistou a Copa do Brasil em 2001.
Foi contratado pelo Vasco para a temporada 2011, aos 28 anos. Ao lado de Rômulo, formou a dupla de volantes titular da equipe na campanha vitoriosa na Copa do Brasil. Insatisfeito com os atrasos salariais, deixou o clube em 2013.
Campeonato Carioca 2015
Christianno
O lateral esquerdo Christianno foi anunciado como reforço do Vasco da Gama em 31 de dezembro de 2014. Ele chegou por empréstimo a São Januário até o fim de 2015. Foi titular nas finais do Campeonato Carioca.
Jogador da base do Flamengo, chegou a ser convocado para disputa de torneio internacional com a Seleção sub-20. Mas nunca jogou profissionalmente pelo Rubro-Negro. O Vasco foi o único clube da Série A do Brasileiro pelo qual jogou. Ao sair do Cruzmaltino atuou por cinco equipes diferentes até chagar ao Botafogo da Paraíba.
Você Também pode gostar
- Vegetti ídolo e frustração: confira os memes do empate do Vasco com o Cruzeiro
- Vasco e Corinthians abrem “guerra” contra CBF por decisão em relação a Copa do Brasil
- Coutinho voltou! Os memes do empate entre Flamengo e Vasco
- Vegetti é o dono dos gols do Vasco – veja os números do atacante
- Quais são os uniformes nacionais mais caros? veja o top-5
- Bolasie é o pai do Vasco: os memes do empate do Criciúma com o clube carioca