Símbolo do futebol mundial e brasileiro, o Maracanã completou 70 anos esta semana. Os cariocas e os clubes do Rio têm o privilégio de fazer do icônico estádio Mário Filho sua casa.
Um dos grandes da cidade, o Vasco da Gama coleciona momentos marcantes naquele que já foi o maior do mundo. Foi do Gigante da Colina o primeiro título conquistado no estádio, o Carioca de 1950. Por ter sido o primeiro, conquistou também o direito de escolher em qual lado sua torcida assistiria as partidas. A direção vascaína escolheu o lado à direita da tribuna de honra por uma série de fatores, principalmente por esse lado ser o da sombra.
De lá pra cá, foram muitos momentos de glória e algumas decepções também. O MAIS QUE UM JOGO separou alguns desses momentos marcantes do Vasco no templo do futebol:
Primeiro campeão do Maracanã
Conhecido como o ‘O Expresso da Vitória’ no final dos anos 40, início dos 50, o Vasco fez história ao conquistar o primeiro título do Maracanã. O caneco veio na decisão do Carioca de 1950, contra o América. A partida, realizada em janeiro de 51, terminou com o placar de 2 a 1, gols de Ademir.
Milésimo gol de Pelé
Em 19 de novembro de 1969, o Vasco foi coadjuvante em outro momento histórico. Em partida contra o Santos, o Rei Pelé marcou seu milésimo gol ao vencer o goleiro Andrada na cobrança de um pênalti. O gol provocou uma invasão no gramado que paralisou a partida por 3 horas.
Final do Campeonato Carioca 1970
O Vasco amargava um jejum de 12 anos sem títulos cariocas em 1970. A vitória por 2 a 1 diante do Botafogo garantiu o título por antecipação e devolveu a alegria à torcida. Valfrido fez o gol do título contra o poderoso alvinegro, que tinha dois tricampeões em campo, Jairzinho e Paulo César.
Final do Campeonato Brasileiro 1974
O Vasco chegou como o menos cotado no quadrangular final do Campeonato Brasileiro de 1974. Contra o Santos de Pelé, Internacional e Cruzeiro, o Cruz-Maltino contou com muita raça e Roberto Dinamite para conquistar seu primeiro título nacional. Diante de mais de 110 mil pessoas, o Vasco venceu a partida decisiva contra a Raposa por 2 a 1 e levantou o caneco. O jogo, porém, foi cercado por uma grande polêmica. No final da partida, o Cruzeiro marcou o que seria o gol de empate, mas o árbitro Armando Marques anulou o lance. O motivo da anulação não foi explicado, já que não havia impedimento nem houve falta. Os cruzeirenses reclamam daquele lance até hoje.
Volta de Roberto Dinamite
Após uma curta temporada no Barcelona e depois de quase fechar com o Flamengo, Roberto Dinamite retornou ao Vasco em 1980. A torcida encheu o Maracanã para receber o ídolo e ganhou de presente uma de suas melhores atuações. Roberto marcou cinco gols na goleada por 5 a 2 sobre o Corinthians.
Final do Campeonato Carioca 1982
O Flamengo era o time do momento no início de 1982, após os recentes títulos conquistados na Libertadores e no Mundial. Com craques como Zico, Júnior, Adílio e Cia. o Rubro-Negro era o favorito para conquistar o título Estadual. Comandados por Antônio Lopes, os vascaínos venceram os dois jogos do triangular final. O primeiro foi contra o América, e, na grande final, Marquinhos marcou o gol do título para o Gigante da Colina. Vas 1 a 0 com mais de 113 mil pessoas no Maracanã.
Final do Campeonato Brasileiro 1997
Vasco e Palmeiras eram as melhores equipes do Brasil em 1997, e disputaram a final do Campeonato Brasileiro. Marcados pelo equilíbrio, os dois jogos, em São Paulo e depois no Rio, terminaram em 0 a 0. Por ter somado mais pontos durante a fase classificatória, o Vasco conquistou o título Brasileiro pela terceira vez.
Vitória sobre o Manchester United no Mundial de 2000
A Fifa promoveu seu primeiro Mundial de Clubes em 2000, no Rio de Janeiro. O Vasco, campeão da Libertadores em 1998, ganhou uma vaga entre os oito participantes. Um dos grandes duelos do torneio aconteceu no Maracanã e teve como protagonistas o Vasco e o Manchester United, da Inglaterra. Em tarde inspirada de Rom@ario e Edmundo, o Gigante da Colina conquistou uma vitória espetacular por 3 a 1.
Final do Campeonato Carioca 2015
Vasco e Botafogo voltaram a decidir um Campeonato Carioca em 2015. Coincidentemente, assim como em 1970, faziam 12 anos que o Vasco não vencia o Estadual. Novamente, o Cruz-Maltino encerrou o jejum com uma vitória sobre o Alvinegro por 2 a 1.
Você Também pode gostar
- De volta para a minha terra! Fernando na mira de gigante brasileiro
- Philippe Coutinho desabafa: ”Estou aqui para esclarecer algumas mentiras”
- Lille coloca preço por Leo Jardim
- Chelsea perto de contratar Andrey
- Benfica recebe proposta de Atlético-MG por Gilberto
- Andrey Santos é alvo do Manchester City