Publicidade

A corrida pela Chuteira de Ouro, prêmio para o maior artilheiro das ligas nacionais europeias, vai esquentando. Por enquanto, Messi tem nadado de braçada. O craque do Barcelona ampliou a vantagem na liderança. Quem ganhou fôlego na disputa é Cristiano Ronaldo, que já aparece na terceira colocação.

Messi marcou duas vezes no fim de semana e salvou o Barcelona contra o Valencia. O craque argentino chegou à marca de 21 gols no Campeonato Espanhol – é a 11ª temporada consecutiva que ele atinge pelo menos 20 gols na Espanha.

Publicidade

O segundo colocado da corrida pela Chuteira de Ouro é Mbappé, que passou em branco no fim de semana e viu a vantagem de Messi ser ampliada. O craque do Paris Saint-Germain tem 18 gols no Campeonato Francês.

Dono de quatro Chuteiras de Ouro, Cristiano Ronaldo já pulou para a terceira colocação. O craque da Juventus chegou a 17 gols no Campeonato Italiano.

A Uefa adota um critério de peso para cada liga nacional europeia. Nos principais torneios – Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha -, cada gol vale dois pontos. Em outras ligas, o gol representa 1,5 ponto ou até mesmo 1 ponto.

Top 5 da corrida pela Chuteira de Ouro

1º – Messi

Publicidade

O craque argentino ampliou a vantagem na liderança. Agora ele soma 42 pontos – 21 gols no Campeonato Espanhol. Messi marcou nas últimas oito rodadas da La Liga, somando 12 gols neste período. Ele já conquistou cinco Chuteiras de Ouro.

2º – Mbappé

O jovem craque francês tem 36 pontos. Mbappé soma 18 gols no Campeonato Francês, o que já representa sua melhor marca na carreira. O recorde anterior era da temporada 2016/2017, ainda pelo Monaco, quando marcou 15 vezes no torneio. Vai conseguir desbancar Messi?

Publicidade

3º – Cristiano Ronaldo

CR7 marcou duas vezes no fim de semana, no empate da Juventus com Parma. O craque português soma agora 34 pontos – são 17 gols no Campeonato Italiano.

4º – Cavani

Publicidade

O uruguaio do Paris Saint-Germain também passou em branco no último fim de semana – na derrota para o Lyon. Cavani tem 16 gols no Campeonato Francês e 32 pontos na corrida pela Chuteira de Ouro.

4º – Quagliarella

O experiente atacante italiano, de 36 anos, da Sampdoria também tem 32 pontos. Quagliarella engatou uma sequência de nove jogos consecutivos fazendo gol no Campeonato Italiano. Neste período, conseguiu 12 dos 16 gols que tem no torneio.

Publicidade

4º – Nicolas Pépé

O marfinense é outro atleta com 32 pontos na corrida pela Chuteira de Ouro. Pépé tem 16 gols no Campeonato Francês e marcou na última rodada, na goleada do Lille por 4 a 0 sobre o Nice.

4º – Salah

Publicidade

O craque egípcio passou em branco nesta segunda-feira, no empate do Liverpool contra o West Ham. Salah soma 16 gols na Premier League, com 32 pontos na disputa pelo prêmio. Na última temporada, Salah disputou a Chuteira de Ouro com Messi – foi líder até abril, mas viu o argentino arrancar na reta final e faturar a honraria.