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Gráfico mostra lojas de clubes pelo Brasil e indica que o negócio é promissor. Embora ainda a maior parte esteja um pouco sonolenta, os grandes parecem ter acordado definitivamente para o mundo dos negócios. Descobriram que a renda dos jogos não é suficiente para manter um elenco no futebol moderno, pois as cifras são altas. Com uma boa dose de marketing, partiram para as franquias.

Gráfico mostra lojas de clubes pelo Brasil Domínio amplo de Flamengo e Corinthians: torcida e desempenho influenciam volume de franquias

Essa nova proposta se resume à venda de produtos voltados aos torcedores de modo geral. Seja como for, a fidelidade conta muito. As lojas licenciadas passaram a ganhar força no mercado, caminhando juntas aos times, dependendo do rendimento em campo como termômetro para vendas.

Fizemos um levantamento com os principais times brasileiros. Em média, uma loja licenciada exige investimento inicial de R$ 250 mil. Algumas mais, outras menos. Esse modelo de negócio também nos ensina que as agremiações não administram diretamente suas lojas. Elas ficam com empresas como a Meltex – franquias de Palmeiras, Santos, Grêmio e Fluminense. Há também a Franquias SPR – Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Vasco e Internacional.

Gráfico mostra lojas de clubes pelo Brasil Gráfico mostra lojas de clubes pelo Brasil: loja do Internacional em Porto Alegre

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Matéria interessante da Folha de São Paulo publicou, recentemente, algumas dicas para aqueles que pensam em desbravar esse mercado de marcas de clubes de futebol. Confira:

1 – Fale a língua do cliente e saiba como o time está no campeonato em disputa. Prepare-se para debater sobre a escalação, lamentar a derrota ou comemorar a vitória da semana.

2 – Planeje-se para ter estoques prontos não apenas nas datas comemorativas normais do varejo, mas também em dias especiais do clube, como aniversário de sua fundação.

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3 – Fique ligado nas retas finais de campeonato, também, para aumentar os estoques em caso de possibilidade de conquista de título. Momentos bons levam multidões às lojas dos clubes

4- Cobre do seu franqueador o investimento em eventos especiais como noites de autógrafos de jogadores do elenco atual ou ídolos do passado, a fim de ampliar o movimento.

5 – Transforme a visita do seu cliente em uma experiência. Faça com que ele se sinta em território amigo. Use decoração e trilha sonora que mexam com o sentimento dele.