MQJ Memória

Relembre os craques do futebol brasileiro em 2014

O ano de 2024 se aproxima com grande expectativa no futebol brasileiro. No momento, a maioria dos craques se prepara para brilhar na próxima temporada. Por falar em craques, você lembra os craques dos principais clubes brasileiros em 2014? O MQJ Memória viaja no tempo e relembra.

A lista tem nomes que brilharam no futebol brasileiro e têm história para contar. Um deles é autor de gol de título mundial pelo Corinthians: Guerrero. A relação conta com retornos de peso também.

Os craques dos grandes do futebol brasileiro em 2014

1 – Diego Tardelli (Atlético Mineiro)

Começamos a nossa lista sobre o futebol brasileiro com os times mineiros, sendo o primeiro deles o Atlético. Campeão da Libertadores do ano anterior, o Galo tinha como o seu grande craque do time na temporada de 2014 o atacante Diego Tardelli. Naquele período, Tardelli era um jogador multifunções. Além de ser um goleador nato, o camisa 9 também participava da parte de construção da equipe, deixava os companheiros em situação de marcar.

Tardelli 2014

Tardelli se destacou pelo Galo | Foto: Buda Mendes/Getty Images

Com dez gols marcados no Brasileiro, o centroavante do Atlético foi fundamental na campanha do time que terminou na quinta posição do campeonato. O Galo venceu a Copa do Brasil sobre o seu maior rival, o Cruzeiro, e garantiu vaga direta na Libertadores do ano seguinte.

Rivalidade Cristiano Ronaldo x Messi e mais: relembre os craques da temporada de 2014

2 – Everton Ribeiro (Cruzeiro)

No arquirrival do Atlético, o Cruzeiro, que foi o campeão brasileiro naquela temporada, tinha como o grande craque do time o ponta-direita Everton Ribeiro, que desde 2017 defende o Flamengo. Em 2014, Everton Ribeiro se consagrou como o grande jogador do futebol brasileiro daquele ano. Além dos seus dribles desconcertantes, Everton também tinha uma ótima visão de jogo e uma excelente finalização. Ao lado de Ricardo Goulart, Everton Ribeiro fez história pelo clube mineiro.

Everton Ribeiro

Everton Ribeiro brilhou pelo Cruzeiro | Foto: Washington Alves/Getty Images

3 – Hernán Barcos (Grêmio)

Já no Sul do Brasil, do lado gremista, o craque da equipe era o centroavante argentino Hernán Barcos. Naquela temporada, o Pirata foi o quinto maior artilheiro do Brasileiro, com 14 gols. Como característica de jogo, o argentino, além de ser um grande goleador, também era um atleta que sabia fazer muito bem o papel de pivô. Ele também se destacava por ser muito inteligente para construir as jogadas de ataque.

Barcos

Barcos foi bem com a camisa do Grêmio | Foto: Alan Pedro/Getty Images

Mesmo com o Grêmio não conseguindo se classificar para a Libertadores do ano seguinte, terminando a temporada com um gosto amargo, na sétima colocação, Barcos fez um bom 2014 no futebol brasileiro.

Veja alguns craques que movimentaram a janela de transferências no Brasil em 2013/2014

4 – D’Alessandro (Internacional)

No lado colorado, o grande destaque da equipe era o meia e já ídolo do time Andrés D’Alessandro. Grande referência da equipe naquele ano, o camisa 10 do Inter foi mais uma vez muito importante na campanha da equipe, que terminou o Brasileirão na terceira colocação.

D'Alessandro

D’Alessandro é nome histórico do Internacional | Foto: Lucas Uebel/Getty Images

Durante a temporada, Dale se destacou na equipe por ser o jogador com mais assistências – seis no total. Além disso, o meia também era sempre motivo de preocupação para os times adversários. O argentino era o grande pensador da equipe do Internacional. A bola quase sempre passava pelos pés do camisa 10, principalmente por causa da sua ótima visão de jogo.

5 – Elano (Flamengo)

Agora na parte dos times cariocas, começamos a lista pelo Flamengo. Em 2014, o grande destaque era Elano, ex-Seleção Brasileira e Manchester City. Naquela temporada, a equipe rubro-negra fez um ano muito mediano. O Fla terminou o Campeonato Brasileiro na décima posição, tendo como prêmio de consolação uma vaga para a Sul-Americana.

Elano

Elano oscilou com a camisa do Flamengo | Foto: Ricardo Ramos/Getty Images

Naquele time, Elano era o grande maestro. Ele era aquele jogador que construía as jogadas de ataque da equipe, principalmente devido à facilidade que tinha na sua visão de jogo e nos seus passes. Mesmo com um time sendo extremamente limitado, ele tentava chamar a responsabilidade e buscava fazer a diferença nos jogos.

6 – Fred (Fluminense)

No Tricolor das Laranjeiras, o grande destaque da equipe na temporada de 2014 era o ídolo do time: Fred. Campeão brasileiro em 2010 e 2012, o centroavante foi o artilheiro do Brasileirão naquele ano, anotando 18 gols em 28 jogos.

Fred

Fred está na história tricolor | Foto: Buda Mendes/Getty Images

Comandando o ataque do Flu, Fred sempre foi uma grande liderança da equipe, tanto técnica quanto tática. Além dos seus gols, o centroavante do Tricolor Carioca também tinha um posicionamento muito bom, tanto dentro da área, quanto fora, principalmente quando fazia o papel de pivô da equipe. Em 2014, o Fluminense foi sexto colocado.

7 – Douglas (Vasco)

Na Segunda Divisão, o Vasco buscava se remontar para buscar um time competitivo e retornar à elite do futebol brasileiro. Com dificuldades financeiras, o Gigante da Colina (apelido do Vasco) tinha como o seu grande nome do time o meia Douglas.

Douglas

Douglas comandava o meio de campo do Vasco | Foto: Buda Mendes/Getty Images for Herbalife

Durante a sua passagem pelo clube de São Januário, Douglas teve 53 aparições com 14 gols marcados. Além disso, o meia foi muito importante. Ele era aquele jogador que, além de toda a sua categoria com a bola nos pés, também tentava ajudar os mais jovens a segurar a pressão que a equipe vivia naquele momento na Segunda Divisão do futebol brasileiro.

8 – Jefferson (Botafogo)

Fechando os times cariocas, do lado do Alvinegro, tínhamos como o grande destaque da equipe o goleiro Jefferson. Ídolo do clube e já atuando pelo time desde 2009, Jefferson foi talvez um dos únicos atletas a se salvar na desastrosa campanha do time no Brasileirão daquele ano. Mesmo não conseguindo evitar o rebaixamento, o goleiro fez a sua parte e tentou de tudo para salvar o time. Contudo, com o fraco time que o Botafogo tinha em 2014, nem um dos maiores ídolos da equipe conseguiu evitar o segundo rebaixamento da equipe carioca, que terminou aquele Brasileiro amargando a penúltima posição, com 34 pontos.

Jefferson Botafogo

Jefferson é ídolo do Botafogo | Foto: Heuler Andrey/Getty Images

9 – Valdivia (Palmeiras)

Chegando aos clubes paulistas, o primeiro time dos quatro grandes é o Palmeiras, que tinha como o seu grande destaque na época o meia Valdivia. Após voltar para a elite do futebol brasileiro, o Palmeiras novamente depositava as suas fichas no craque chileno para fazer a diferença para a equipe, que mais uma vez dava pinta de que teria um ano conturbado, pois sem muito dinheiro para investir em jogadores mais qualificados, o Verdão não tinha um time tão competitivo para brigar por títulos.

Valdivia Palmeiras

Valdivia era referência para a torcida do Palmeiras | Foto: Friedemann Vogel/Getty Images

Durante a temporada, mesmo com algumas lesões que tiraram o meia de alguns jogos importantes, quando estava em campo era sempre um alívio para a torcida, pois os palmeirenses sabiam que Valdivia mesmo sem estar na melhor forma física era aquele jogador que desequilibrava nos jogos. Ao todo, o ex-camisa 10 fez 17 jogos com seis assistências.

10 – Guerrero (Corinthians)

No arquirrival do Palmeiras, o Corinthians, no ano de 2014, tinha como o seu grande craque o centroavante peruano Paolo Guerrero. Autor do gol do título mundial em 2012 e muito importante na temporada 2013, Guerrero seguiu tendo uma grande regularidade pelo time do Parque São Jorge no futebol brasileiro. Naquele ano, o camisa 9 entrou em campo 28 vezes pelo Brasileirão, marcando 12 gols e dando sete assistências para seus companheiros. Ele ajudou, assim, o time alvinegro a terminar na quarta colocação daquele Campeonato Brasileiro.

Guerrero 2014 futebol brasileiro

Guerrero fez história com a camisa do Corinthians | Foto: Buda Mendes/Getty Images

Como características, o peruano era um centroavante completo, que sabia chutar bem com as duas pernas, além de ser muito bom no cabeceio e no jogo aéreo, sendo muito importante em vários momentos para a equipe do Corinthians durante a sua passagem de quatro anos pelo clube.

11 – Kaká (São Paulo)

Do lado do Tricolor do Morumbi, o grande destaque da equipe era o meia Kaká. Recém-retornado da Europa, o atleta campeão do mundo em 2002 com a Seleção Brasileira e melhor jogador do mundo em 2007, Kaká voltou para o seu clube do coração para tentar ajudar o São Paulo a conquistar grandes títulos novamente.

Kaká 2014 futebol brasileiro

Kaká foi nome de peso do Brasileirão de 2014 | Foto: Felipe Oliveira/Getty Images

Durante a sua segunda passagem pelo futebol brasileiro, Kaká atuou durante seis meses e, enquanto esteve jogando por empréstimo em solo brasileiro, o atleta teve 24 aparições no Brasileirão, marcando dois gols e dando uma assistência. Mesmo atuando por um curto período no futebol brasileiro, Kaká era sempre um jogador muito perigoso, principalmente devido à sua inteligência para achar um companheiro na cara do gol ou até mesmo por toda a sua habilidade com a bola no pé – era sempre muito difícil tirar a bola de um jogador que a todo momento mudava de direção na hora do drible.

12 – Robinho (Santos)

Por fim, encerrando a nossa lista dos principais jogadores dos 12 clubes grandes do País, no Santos tínhamos como principal jogador o atacante Robinho, ex-Seleção Brasileira. Vindo de empréstimo para o futebol brasileiro depois de não ter tanta oportunidade pelo Milan, Robinho atuou em 16 partidas com a camisa do Peixe e marcou apenas quatro gols.

Robinho futebol brasileiro

Robinho retornou ao Santos em 2014, mas sem brilho | Foto: Heuler Andrey/Getty Images

Você Também pode gostar