A Seleção Brasileira vai enfrentar Marrocos no próximo dia 25 em amistoso, o primeiro teste do Brasil depois da Copa do Mundo de 2022. Os canarinhos foram eliminados pela Croácia nas quartas de final. Como amistoso a escolha foi boa, pois os marroquinos foram a sensação do Mundial, terminando na quarta posição. Desde a saída de Tite a CBF ainda não escolheu um substituto e assim Ramon Menezes, comandante do time sub-20, vai dirigir interinamente a Seleção Brasileira. O MQJ Memória de hoje relembra como estava Ramon quando o Brasil enfrentou Marrocos pela última vez.
O ano era 1998. Quis o destino que Marrocos caísse no grupo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da França. Depois de uma estreia complicada, em que venceu a Escócia por 2 a 1, o Brasil duelo com os marroquinos no dia 16 de junho.
O gol de Ronaldo aos nove minutos tranquilizou demais o time brasileiro, que mandou em campo. Rivaldo ampliou antes do intervalo. Bebeto concluiu o placar logo no começo do segundo tempo. O 3 a 0 classificava o Brasil para as oitavas de final.
Mas voltando ao nosso personagem, como estava Ramon Menezes em 1998? O jogador, então com 26 anos, vivia o auge de sua carreira, defendendo as cores do Vasco. O meia integrava um verdadeiro timaço, com Felipe, Pedrinho, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Donizete e Luizão.
Ramon chegou ao Vasco em 1996. Ao todo foram sete conquistas com o clube da Colina. No primeiro troféu foi um dos grandes destaques do time que conquistou o Brasileirão e que teve Edmundo como sua maior expresão.
-O Vasco tinha um grande time, com os jogadores habilidosos em quase todas as posições. A gente se entendia muito bem e com a bola nos pés as coisas acabavam ficando mais fáceis. Foi uma época dourada do clube e dos jogadores – relembra Ramon.
A Libertadores de 1998
Ramon Menezes liderou o meio-de-campo do Vasco em outra conquista muito importante. Em 1998, enquanto o Brasil ia bem na Copa do Mundo e perdia a final para a França por conta de fators extra-campo, Ramon fazia parte do time vascaíno que conquistaria a Copa Libertadores.
O Vasco não começou bem a competição, mas conseguiu avançar em segundo em seu grupo. No mata-mata cresceu e eliminou Cruzeiro, Grêmio e o poderoso River Plate antes de chegar à final contra o Barcelona de Guayaquil do Equador.
-A conquista da Libertadores foi muito importante e principalmente pelo nível dos adversários que enfrentamos na trajetória até a final. O River Plate, por exemplo, muitos diziam ser impossível passar por eles e passamos – relembrou o craque.
Ramon na Seleção Brasileira
Poucos se lembrarão, mas Ramon Menezes foi convocado por Emerson Leão para defender a Seleção Brasileira na Copa das Confederações de 2001. Na época, priorizando as Eliminatórias, a CBF não permitiu que o treinador convocasse atletas de fora do país.
Ramon foi um dos principais jogadores da Seleção, que sequer foi finalista. Mas ele disputou com a camisa do Brasil seis jogos ao longo da história e marcou um gol, em uma cobrança de falta, na derrota de 2 a 1 para a França.
Agora, interinamente na função de treinador, Ramon Menezes terá o gostinho de estar em um jogo da Seleção Brasileira principal. Que ele mostre como treinador o mesmo talento que exibiu no meio-de-campo de grandes clubes brasileiros.
Você Também pode gostar
- Brasil tem terceiro pior ataque entre as top-10 da Fifa em 2024
- Dorival vê evolução da Seleção Brasileira: ‘Trabalho vem melhorando’
- Seleção Brasileira tem bom retrospecto em Salvador
- Seleção sofre dois cortes e Dorival convoca substitutos
- Vanderson desfalca o Brasil em partida contra Uruguai
- Relembre craques que brilharam pelo Brasil em jogos históricos com a Venezuela
Comentar