Publicidade

O Botafogo está a uma vitória de pagar a “penitência” e garantir o acesso, independentemente de outros resultados da Série B. O acesso pode ser garantido nesta segunda-feira, no duelo com o Operário, no Estádio Nilton Santos. No embalo alvinegro, o MQJ Memória pega carona para relembrar os jogos em que gigantes do futebol brasileiro carimbaram a volta à elite.

O Fogão de Enderson Moreira está bem perto de coroar a reação na Série B com acesso e, até mesmo, o título. Assim, vai cumprir a missão de recolocar o Botafogo na elite, processo que o clube viveu em 2003 e em 2015.

Galeria de Fotos

Em 2003, quando a Série B tinha outro formato (houve um quadrangular final), o Botafogo garantiu o retorno ao vencer o Marília por 3 a 1, no Caio Martins, na quinta rodada da fase final. O zagueiro Sandro abriu o caminho para vitória e Camacho marcou os outros dois gols do Fogão.

Relacionadas

Zico deixou o futebol e o Flamengo, mas voltou para mudar o cenário da bola no Japão (Foto: Divulgação)

Publicidade

O Palmeiras foi campeão da Série B de 2003 e garantiu o acesso e o título na quinta rodada daquele quadrangular final. O Verdão venceu, fora de casa, o Sport. O clube paulista, com um jogador a menos, virou para 2 a 1, gols de Magrão e Edmílson.

A inesquecível Batalha dos Aflitos

O jogo mais emblemático que envolve acesso de gigante provavelmente é a Batalha dos Aflitos. Em 2005, na última rodada do quadrangular final, o Grêmio fez 1 a 0 no Náutico, nos Aflitos, em um jogo épico. O Tricolor Gaúcho teve quatro jogadores expulsos. Nos acréscimos, Galatto defendeu pênalti quando o placar estava 0 a 0. Além de resistir, o Grêmio ainda deu o bote, na sequência, com Anderson, autor do gol da vitória. O Tricolor Gaúcho já havia disputado a Série B em 1992.

Batalha dos Aflitos, milagre no futebol Um milagre épico também conhecido como Batalha dos Aflitos | Foto: Site Grêmio / Divulgação

Em 2006, já no sistema de pontos corridos, o Atlético-MG sacramentou o retorno na 36ª rodada. Na ocasião, o Galo viu o Coritiba abrir 2 a 0, no Couto Pereira, mas buscou a virada: 3 a 2 e acesso garantido.

O Timão na Série B

Publicidade

O Corinthians fez uma sólida campanha na Série B de 2008 e garantiu o acesso na 32ª rodada. O Timão, no Pacaembu, fez 2 a 0 no Ceará, gols de Douglas e Chicão.

Chicão Corinthians Chicão Corinthians | Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Com um Maracanã lotado, o Vasco fez 2 a 1 no Juventude, em 2009, pela 34ª rodada, e garantiu vaga para a elite. Adriano e Carlos Alberto fizeram os gols. Já em 2014, o Gigante da Colina decretou o acesso após empatar com Icasa, pela 37ª rodada, no Maracanã: 1 a 1. Kleber Gladiador fez o gol carioca. O drama do Vasco em 2016 durou até a última rodada. No Maracanã, o Gigante da Colina virou para cima do Ceará: 2 a 1, dois gols de Thalles, e subiu.

Thalles Vasco Thalles foi decisivo | Foto: Carlos Gregório Jr / Vasco.com.br / Divulgação

O Palmeiras precisou pagar outra “penitência” em 2013. O Verdão conquistou a Série B de novo. O jogo do acesso foi na 32ª rodada. Um 0 a 0 com o São Caetano, no Pacaembu, garantiu o retorno à elite.

Publicidade

MQJ Memória: Galvão não foi único. Relembre ataques de raiva de jornalistas esportivos

O Fogão de Ricardo Gomes

Em 2015, sob o comando de Ricardo Gomes, o Botafogo garantiu o acesso na 35ª rodada, ao vencer, fora de casa, a Luverdense por 1 a 0. Ronaldo fez o gol do título.

MQJ Memória: Relembre craques colombianos que jogaram no Brasil

Publicidade

O Internacional, em 2017, garantiu o acesso na 36ª rodada. Um empate sem gols com o Oeste, fora de casa, foi o suficiente para carimbar o retorno, sob comando de Odair Hellmann.

Comentários