A sexta-feira marcou o anúncio oficial da contratação de Marcelo pelo Fluminense. A situação gerou polêmica, uma vez que o Botafogo queria o craque e ele se dizia torcedor do Alvinegro. Mas o lateral-esquerdo não foi o único a polemizar na chegada aol futebol brasileiro. O MQJ Memória de hoje relembra outras polêmicas chegadas de craques ao Brasil.
A história do futebol é rica em craques que estavam na Europa e foram disputados por clubes brasileiros quando demonstraram o interesse em jogar no Brasil. Alguns desses jogadores acabaram inclusive gerando a ira de rivais.
A nossa relação conta com alguns nomes de grande peso, como Roberto Dinamite, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Mas temos ainda até mesmo um craque estrangerio que, mesmo em grande fase, largou o futebol internacional por terras cariocas.
Abaixo craques que chegaram com polêmica ao Brasil e que mostram que Marcelo não está só:
Roberto Dinamite

Em 1980, poucos meses depois de se transferir para o Barcelona, Roberto Dinamite voltou ao Vasco em grande estilo. O jogador era pretendido pelo Flamengo e teve muito perto de assinar com o clube da Gávea. Mas o fato chegou ao ouvido de Eurico Miranda, então diretor de futebol do Vasco. Logo ele agiu nos bastidores e o artilheiro voltou para a Colina. A reestreia foi em grande estilo: fez os cinco gols da goleada de 5 a 2 sobre o Corinthians no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro.
Seedorf

O holandês era o grande sonho do Corinthians em 2012, quando decidiu deixar o futebol europeu. Mas sua esposa tinha família no Rio de Janeiro e o sogro era torcedor fanático do Botafogo. A informação chegou aos ouvidos do então presidente alvinegro, Mauricio Assumpção, e o craque veio ao Brasil para defender as cores alvinegras.
Ronaldo Fenômeno

Quando Ronaldo decidiu voltar ao futebol brasileiro ficou treinando algum tempo no Ninho do Urubu. A expectativa era enorme que ele pudesse defender as cores dop Flamengo. Mas o craque acabou optando pelo Corinthians, em um chapéu histórico.
Bebeto

Em 1995 Carlos Augusto Montenegro foi à Espanha tentar tirar Bebeto do La Coruña. Mas fracassou na tentativa de trazê-lo para o Botafogo. Apesar disso ficou monitorando o caso. Mas, animado com a possibilidade de reeditar com Romário a dupla do tetra, Bebeto acabou optando pelo Flamengo. Três anos depois jogaria pelo Botafogo.
Ronaldinho Gaúcho

Outra contratação em que o Flamengo levou à melhor sobre rivais foi a de Ronaldinho Gaúcho. O Grêmio, de onde ele saiu de forma conturbada, parecia perto de selar a paz com o craque, também pretendido pelo Palmeiras. Mas o Flamengo deu uma cartada decisiva e contou com o jogador.
Rivaldo

Em 2004 Rivaldo decidiu deixar o Milan e voltar ao futebol brasileiro. O Botafogo despontou como possível destino do craque, uma vez que Bebeto de Freitas, então presidente do clube, tinha montado um projeto de reestruturação. Mas no fim o Cruzeiro surpreendeu e levou o craque.
Você Também pode gostar
- Jornal espanhol elogia filho de Marcelo após grande estreia pelo Real: ‘Dinamite’
- Torcedores do Valladolid, de Ronaldo, pedem reembolso de ingressos após goleada
- Romário avalia possível retorno de Neymar ao Brasil
- Ronaldinho Gaúcho parabeniza Vini Jr: ‘Referência brasileira’
- Romário exalta Raphinha: ‘Um dos melhores do mundo no momento’
- Romário, Neymar e outros… Os craques que decidiram jogos contra o Uruguai