A rivalidade entre Pep Guardiola e José Mourinho marcou época no futebol europeu e reapareceu na última semana, em forma de uma “alfinetada”. O MQJ MEMÓRIA entra em cena para relembrar episódios marcantes entre Guardiola x Mourinho.
A “cutucada” de Guardiola surgiu após um episódio que teve um “jeito Mourinho”. Após perder para o Liverpool, pela Premier League, o técnico do Manchester City fez o número 6 (referência dos títulos de Premier League que ganhou com o City) para a torcida rival para responder a uma provocação.
Guardiola, assim, “imitou” Mourinho. O técnico português, na época de Manchester United, rebateu provocações de torcedores rivais fazendo o número 3 – ele ganhou a Premier League três vezes.
Ao ser indagado sobre o gesto direcionado para a torcida do Liverpool e a semelhança do ato com Mourinho, Guardiola não perdeu a oportunidade de, no mínimo, brincar.
– Ele ganhou três, eu ganhei seis. Mas somos iguais nesse sentido. Estamos juntos nessas situações. Foi para mostrar aos nossos torcedores que somos muito, muito melhores do que as pessoas que cantam isso (a torcida do Liverpool cantou que ele seria demitido). O gesto foi apenas para que nossos torcedores entendam que o que fizemos é extraordinário. Quero provar que somos um clube de futebol incrível. Mais cedo ou mais tarde, isso vai acabar, mas vou tentar prolongar o máximo possível para o bem do meu clube – afirmou Guardiola.
A resposta de Mourinho
A alfinetada de Guardiola não ficou sem resposta. Mourinho rebateu o técnico do Manchester City e, assim, estabeleceu mais um capítulo desta rivalidade.
– Pep Guardiola disse uma coisa. Ele ganhou seis troféus e eu ganhei três, mas ganhei de forma justa e limpa. Não quero vencer lidando com 150 processos. Se eu perdi, quero parabenizar meu oponente – afirmou Mourinho.
O português, assim, tocou em uma “ferida” do Manchester City, que enfrenta acusações de violações de regras financeiras na Inglaterra.
Guardiola x Mourinho: rivalidade, ‘tretas’ e histórico
O ápice da rivalidade Guardiola x Mourinho aconteceu quando o primeiro dirigia o Barcelona e o português era o comandante do Real Madrid. Entretanto, eles trabalharam juntos. Mourinho foi auxiliar e tradutor de Bobby Robson no Barça, entre 1996 e 1997. Assim, conheceu e trabalhou com o meio-campista Guardiola.
CR9! A temporada diferente de Cristiano Ronaldo com a camisa 9 do Real Madrid
Um pouco mais de dez anos depois, eles iniciaram uma série de jogos históricos e também acirraram uma rivalidade especial. Os confrontos Guardiola x Mourinho começaram na época em que o português comandou a Inter de Milão. Por sinal, com um gostinho especial para o técnico português.
Em 2010, a Inter de Milão de Mourinho eliminou o Barcelona de Guardiola na semifinal da Champions League. O português, na sequência, conquistou o título com o clube italiano.
O histórico título do Manchester City em 2012: mudança de patamar na Premier League
E também foi em 2010 que Mourinho desembarcou na Espanha para comandar o Real Madrid. De cara, uma “surra” de Guardiola. O primeiro clássico do português foi uma dura derrota: o Barcelona venceu por 5 a 0 no Camp Nou.
Mourinho superou Guardiola na decisão da Copa do Rei de 2011. O Real Madrid venceu por 1 a 0, na prorrogação, com um gol de Cristiano Ronaldo. Entretanto, na sequência, o Barça eliminou o Real na semifinal da Champions League. O catalão, assim, levou a melhor.
Além de duelos épicos, a rivalidade Guardiola x Mourinho na Espanha também ficou marcada por momentos tensos. Em 2011, eles trocaram farpas em coletivas de imprensa. O português também se envolveu em uma confusão com Tito Vilanova, então auxiliar de Guardiola.
Clima mais leve na Inglaterra
Depois dos ânimos quentes na Espanha, Guardiola x Mourinho teve uma “queda de temperatura”. Na época de Bayern de Munique, Guardiola superou o técnico português nos pênaltis na Supercopa da Europa, em 2013, quando novamente o português dirigiu o Chelsea.
Na Inglaterra, Guardiola x Mourinho significou sempre uma atração a mais nos jogos, seja nos duelos entre Manchester City x Manchester United, seja em City x Tottenham. E houve equilíbrio, com quatro vitórias para cada lado, além de um empate.
E quem leva a melhor no retrospecto Guardiola x Mourinho? O catalão. Guardiola venceu 11 partidas, enquanto Mourinho teve oito triunfos. Já sete duelos terminaram empatados.
Você Também pode gostar
- Guardiola planeja treinar seleção depois que deixar o City
- Mourinho responde Guardiola: ‘Não quero vencer lidando com 150 processos’
- Guardiola fala sobre possível saída de De Bruyne
- City tem mais derrotas nesta temporada do que em 2023/24
- Manchester City prepara reformulação, e quatro medalhões podem sair
- Guardiola definiu o Liverpool como ‘imparável’ no início do jogo
Comentar