MQJ Memória

Amistosos da Seleção Brasileira: Lembre africanos que jogaram no Brasil

A Seleção Brasileira vai disputar dois amistosos este mês contra africanos. No dia 17 medirá forças com Guiné. Já no dia 20 o rival da vez é Senegal. Por isso o MQJ Memória de hoje decidiu relembrar jogadores africanos que atuaram no Brasil.

A lista conta com alguns nomes de peso, mas que necessariamente não foram muito bem. Um exemplo é o artilheiro Salomon Kalou, que teve passagem bem ruim pelo Botafogo.

Geraldo brilhou no Coritiba

Geraldo se destacou no Coritiba (Foto: Getty)

Abaixo a lista:

Ricky

Ricky nos tempos de Vitória

Ricky nos tempos de Vitória (Foto: Reprodução Youtube)

O atacante nigeriano foi o primeiro africano a jogar no Brasil. Foi no América-RJ que disputou o Brasileirão pela primeira vez, já que o clube do Rio foi quem o trouxe ao país. Também defendeu o Vitória por duas passagens, sendo a última em 1994, quando marcou dois gols em nove jogos.

Benjy

Benjy em ação pelo Vitória

Benjy em ação pelo Vitória (Foto: Galdino Silva)

O atacante nigeriano fez a mesma escola de Ricky, mas anos depois. Em 1988 foi contratado pelo Vitória, marcando um gol em dez jogos pelo time. Entre 1993 e 1995 atuou também pelo América-RJ.

Mark Frank Williams

Mark Frank Williams


Mark Frank Williams no Corinthians (Foto: Twitter)

Em 1996 o Corinthians contratou o atacante Mark Frank Williams, da seleção da África do Sul. Mas foram apenas três jogos e nenhum gol.

Kennedy Nagoli

Kennedy Nagoli não vingou no Santos

Kennedy Nagoli não vingou no Santos (Foto: Arquivo Santos)

Também em 2016, em uma visita ao líder político Nelson Mandela, Pelé viu Kennedy Nagoli defendendo a seleção de Zimbabué. Foi o suficiente para ele levar ao Santos o atacante africano. Mas não deu nada certo e ele teve passagem bem discreta.

 

William Andem

William Andem

William Andem em ação na Europa (Foto: Getty)

O goleiro da seleção de Camarões na Copa do Mundo de 1998 defendeu Bahia e Cruzeiro no Brasil no fim dos anos 90. Mas sem muito destaque.

Johnson Macaba

Johnson Macaba

Johnson Macaba é exemplo de luta (Foto: Acervo pessoal)

O atacante angolano chegou ao Brasil ainda pequeno, fugindo de guerras civis no país. Defendeu sem muita expressão clubes como Portuguesa, Goiás e Londrina. Mas o momento mais marcante foi em uma goleada de 5 a 1 do Palmeiras no União Barbarense em 2001. Ele fez o gol de honra de seu time e na comemoração mostrou uma camisa com dizeres que pediam ao mundo para ajudar Angola. Disputou partidas pela seleção de seu país, mas acabou ficando de fora da lista final para a Copa do Mundo de 2006.

Geraldo

Geraldo brilhou no Coritiba

Geraldo brilhou no Coritiba (Foto: Getty)

Outro angolano de sucesso no Brasil foi o meia Geraldo, que veio criança ao país pelos mesmos motivos de Macaba. Despontou nas categorias de base do Coritiba, onde fez história. Foram 14 gols em 122 jogos. Costumava brilhar nos confrontos com op Athletico Paranaense. Por quatro vezes ganhou o Campeonato Paranaense e venceu a Série B do Brasileiro de 2010. Também defendeu o Atlético-GO.

Abubakar

Abubakar no treino do Vasco

Abubakar no treino do Vasco (Foto: Divulgação)

Em 2008 o Vasco contratou o meia nigeriano Abubakar, que estava no time de juniores do Internacional, onde nunca atuou nos profissionais. Foram apenas quatro jogos com atuações discretas no Vasco. Também defendeu o Caxias.

Joel

Joel comemora seu único gol pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O atacante camaronês Joel defendeu alguns clubes do futebol brasileiro. Foi trazido ao país pelo Londrina. Em seguida atuou no Coritiba, no Cruzeiro, no Santos, no Botafogo e no Avaí. Mas foi no Londrina onde ganhou grande destaue, inclusive sendo campeão paranaense em 2014. Foi um dos grandes nomes da conquista. Fez parte do elenco do Santos campeão paulista de 2016.

Ty Sandows

Ty Sandows nos tempos de Grêmio

Ty Sandows nos tempos de Grêmio – Foto: Lucas Uendel/Grêmio

O sul-africano Try Sandows chegou ao Brasil quando tinha dez anos, por conta de um projeto social que trazia para nosso país crianças africanas para categorias de base de clubes. Surgiu no Grêmio em 2016, integrando o elenco campeão da Copa do Brasil. O ponta-direita defendeu o Figueirense em 2017, com cinco jogos e um gol. Teve uma passagem depois pela Ponte Preta.

Salomon Kalou

Kalou em ação pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Astro do ataque da seleção de Costa do Marfim, o atacante Salomon Kalou figurou no elenco do Botafogo em 2020. Mas, além de ser prejudicado por uma equipe em crise, que seria rebaixada no Campeonato Brasileiro, ele estava visivelmente fora de forma.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *