Publicidade

A Juventus é a atual hexacampeã italiana (Divulgação) A Juventus é a atual hexacampeã italiana (Divulgação)

Efeito Itália fora da Copa? Assim está sendo chamado o fracasso da Lega Serie A, entidade que administra o futebol italiano, para vender os direitos de transmissão do Calcio, o Campeonato Italiano. Pelo pacote para as três próximas temporadas a entidade estava planejando receber 1 bilhão de euros (cerca de R$ 3,7 bilhões). Porém, as melhores propostas giram em torno de 400 milhões de euros, menos da metade do valor desejado.

Diante do impasse, a Lega Serie A decidiu adiar a venda para o próximo ano e assim encontrar uma forma de valorizar a competição. Na mesma assembléia que optou por prorrogar o prazo para a comnercialização foi votada a contratação de um CEO para que se profissionalize ainda mais a gestão do campeonato nacional. A Lega Serie A já tinha contratado a empresa multinacional Egon Zehnder para ajudar nesta gestão.

As marcas deixadas pelo fracasso da Azzurra

Publicidade

O nome Efeito Itália fora da Copa foi usado por diversos dirigentes para explicar que o desinteresse no futebol do país se deve ao fato de a seleção da Itália ter sido eliminada pela Suécia na repescagem das Eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia.

Além da ausência da Itália da Copa, outros fatores estão sendo apontados para o fracasso do Calcio, como a falta de competitividade da competição, que tem a Juventus como atual hexacampeã nacional.

No mercado! Júlio César descarta aposentadoria por enquanto e aguarda propostas
Daniel Alves solta o verbo: ‘Deixei a Juventus porque não me divertia’
Xô, degola: o que Vitória, Coritiba, Sport e Avaí têm de fazer para escapar da queda
Vagas na Libertadores: o que Flamengo, Vasco, Botafogo, Chapecoense e Galo precisam
Falhas de Muralha: futebol é rico em erros de ‘pressionados’
A meta (praticamente de artilheiro) de Paulinho no Barcelona

Mercado da bola: veja quem pode chegar e quem pode sair do seu clube
Vídeo: conheça o Benevento, o Íbis da Europa