Publicidade

A Roma parou o Barcelona de Messi (Foto: Twitter Barcelona)

Zebras campeãs da Champions League não é algo comum. Porém, aconteceu de vez em quando e isso tem enchido de esperança o torcedor da Roma. O time italiano eliminou o poderoso Barcelona nas quartas de final, depois de perder na ida por 4 a 1. Agora, está nas semifinais com Real Madrid, Liverpool e Bayern de Munique. Só poderosos.

Leia também

Publicidade

Os craques mais valorizados de seleções que não vão disputar a Copa do Mundo
Piqué entra no Top 3 dos defensores com mais gols na Champions League
Quem ganhou a Champions League em ano de Copa do Mundo?
Cristiano Ronaldo estabelece mais um recorde na Champions League
Aplausos da torcida rival: Cristiano Ronaldo se junta a Messi e Neymar
Os gringos brasileiros na Copa do Mundo? Saiba quem são

Em busca de seu primeiro título em Champiopns, a Roma se espelha em outras zebras que ganharam a Liga dos Campeões. O MQJ relembra elas para vocês:

1961 – Benfica

Evaristo foi punido por jogar fora do Brasil (Divulgação) Evaristo se surpreendeu com o Benfica (Foto: Arquivo Uefa)

Publicidade

O futebol espanhol já mandava na Champions League quando o Benfica foi decidir o título com o Barcelona de Evaristo de Macedo, centroavante titular e que nas semifinais tinha brilhado ao eliminar o pentacampeão Real Madrid. Em campo os portugueses surpreenderam e venceram por 3 a 2.

1962 – Benfica

Benfica parou o timaço do Real madrid (Foto: Europédia) Benfica parou o timaço do Real Madrid (Foto: Europédia)

Pode parecer estranho um time ser considerado zebra na luta pelo bicampeonato. Mas foi o que aconteceu com o Benfica. Isso porque o time decidiu a edição de 1962 com o Real Madrid. Alfredo di Stéfano, Ferenc Puskás, Justo Tejada e Francisco Gento eram alguns dos gênios que ditavam o ritmo merengue em campo. Porém, os lisboetas deram show na final e venceram por 5 a 3.

Publicidade

1979 – Nottingham Forest

O Nottingham assombrou o mundo (Foto: Arquivo Uefa) O Nottingham assombrou o mundo (Foto: Arquivo Uefa)

Em 1979 o Nottingham Fores, um clube modesto da Inglaterra, fez história ao ganhar o título da Champions League. O time derrotou outra zebra, por 1 a 0, na final: o Malmö, da Suécia.

1980 – Nottingham Forest

O Nottingham Forest repetiu o feito em 1980 (Foto: Arquivo Uefa) O Nottingham Forest repetiu o feito em 1980 (Foto: Arquivo Uefa)

Publicidade

Olha a zebra inglesa passeando pelos gramados da Champions League mais uma vez. No ano seguinte, na defesa do título, o Nottingham Fores fez 1 a 0 nos alemães do Hamburgo e levou o caneco.

1982 – Aston Villa

Aston Villa foi mais uma zebra inglesa (Foto: Arquivo Uefa) Aston Villa foi mais uma zebra inglesa (Foto: Arquivo Uefa)

Zebra então passou a ser um produto de exportação da Inglaterra. Tanto que em 1982 o Aston Villa deu a volta olímpica pela única vez em sua história, batendo o poderoso Bayern de Munique por 1 a 0 na final.

Publicidade

1986 – Steaua Bucaresti

O Steaua Bucaresti surpreendeu em 1986 (Foto: Divulgação) O Steaua Bucaresti surpreendeu em 1986 (Foto: Divulgação)

Quando entrou em campo para enfrentar a seleção de craques do Barcelona em 1986 o Steaua Bucaresti jamais imaginaria que conquistaria o título dxa Champions League. Os romenos levaram a decisão para os pênaltis, na primeira final da competição que terminou empatada sem gols. Na disputa de pênaltis brilhou o goleiro Duckadam, que pegou quatro cobranças e virou heroi.

1991 – Estrela Vermelha

O Estrela Vermelha ganhou a Champions em 1991 (Foto: Arquivo Uefa) O Estrela Vermelha ganhou a Champions em 1991 (Foto: Arquivo Uefa)

Publicidade

A Iugoslávia ainda existia quando o Estrela Vermelha fez a final da Champions League com o Olympique de Marselha, o grande time francês da época. O jogo foi fraco tecnicamente e o 0 a 0 acabou levando a disputa para os pênaltis, onde os iugoslavos levaram a melhor.

1997 – Borussia Dortmund

O Borussia desbancou a poderosa Juventus (Foto: Arquivo Uefa) O Borussia desbancou a poderosa Juventus (Foto: Arquivo Uefa)

O Borussia Dortmund se apresentou ao mundo em 1997, durante a Champions League. Foi avançando no mata-mata. Nas semifinais derrotou o Manchester United. Já na grande decisão todos apostavam que o time seria humilhado pela Juventus. Porém, ganhou por 2 a 1 e ergueu a taça.

Zebras nesta década

Publicidade

2004 – Porto

Porto de Mourinho levou a taça em 2004 (Foto: Arquivo Uefa) Porto de Mourinho levou a taça em 2004 (Foto: Arquivo Uefa)

Na final que lançou o técnico José Mourinho para o mundo, Porto e Monaco surpreenderam ao decidirem a Champions League. Osa portugueses, que deixaram o Manchester United pelo caminho, golearam por 3 a 0. O Monaco tinha eliminado o Real Madrid.

2012 – Chelsea

Chelsea teve problemas ao longo da temporada (Foto: Arquivo Uefa) Chelsea teve problemas ao longo da temporada (Foto: Arquivo Uefa)

Publicidade

O Chelsea enfrentou vários problemas naquela temporada e demitiu o técnico português André Villas Boas. Roberto Di Matteo assumiu interinamente e adotou a tática “11 na defesa”. Deu certo. O time inglês eliminou o Barcelona nas semifinais e bateu o Bayern de Munique nos pênaltis, inclusive jogando na casa do adversário.