Zebras campeãs da Champions League não é algo comum. Porém, aconteceu de vez em quando e isso tem enchido de esperança o torcedor da Roma. O time italiano eliminou o poderoso Barcelona nas quartas de final, depois de perder na ida por 4 a 1. Agora, está nas semifinais com Real Madrid, Liverpool e Bayern de Munique. Só poderosos.
Leia também
Os craques mais valorizados de seleções que não vão disputar a Copa do Mundo
Piqué entra no Top 3 dos defensores com mais gols na Champions League
Quem ganhou a Champions League em ano de Copa do Mundo?
Cristiano Ronaldo estabelece mais um recorde na Champions League
Aplausos da torcida rival: Cristiano Ronaldo se junta a Messi e Neymar
Os gringos brasileiros na Copa do Mundo? Saiba quem são
Em busca de seu primeiro título em Champiopns, a Roma se espelha em outras zebras que ganharam a Liga dos Campeões. O MQJ relembra elas para vocês:
1961 – Benfica
O futebol espanhol já mandava na Champions League quando o Benfica foi decidir o título com o Barcelona de Evaristo de Macedo, centroavante titular e que nas semifinais tinha brilhado ao eliminar o pentacampeão Real Madrid. Em campo os portugueses surpreenderam e venceram por 3 a 2.
1962 – Benfica
Pode parecer estranho um time ser considerado zebra na luta pelo bicampeonato. Mas foi o que aconteceu com o Benfica. Isso porque o time decidiu a edição de 1962 com o Real Madrid. Alfredo di Stéfano, Ferenc Puskás, Justo Tejada e Francisco Gento eram alguns dos gênios que ditavam o ritmo merengue em campo. Porém, os lisboetas deram show na final e venceram por 5 a 3.
1979 – Nottingham Forest
Em 1979 o Nottingham Fores, um clube modesto da Inglaterra, fez história ao ganhar o título da Champions League. O time derrotou outra zebra, por 1 a 0, na final: o Malmö, da Suécia.
1980 – Nottingham Forest
Olha a zebra inglesa passeando pelos gramados da Champions League mais uma vez. No ano seguinte, na defesa do título, o Nottingham Fores fez 1 a 0 nos alemães do Hamburgo e levou o caneco.
1982 – Aston Villa
Zebra então passou a ser um produto de exportação da Inglaterra. Tanto que em 1982 o Aston Villa deu a volta olímpica pela única vez em sua história, batendo o poderoso Bayern de Munique por 1 a 0 na final.
1986 – Steaua Bucaresti
Quando entrou em campo para enfrentar a seleção de craques do Barcelona em 1986 o Steaua Bucaresti jamais imaginaria que conquistaria o título dxa Champions League. Os romenos levaram a decisão para os pênaltis, na primeira final da competição que terminou empatada sem gols. Na disputa de pênaltis brilhou o goleiro Duckadam, que pegou quatro cobranças e virou heroi.
1991 – Estrela Vermelha
A Iugoslávia ainda existia quando o Estrela Vermelha fez a final da Champions League com o Olympique de Marselha, o grande time francês da época. O jogo foi fraco tecnicamente e o 0 a 0 acabou levando a disputa para os pênaltis, onde os iugoslavos levaram a melhor.
1997 – Borussia Dortmund
O Borussia Dortmund se apresentou ao mundo em 1997, durante a Champions League. Foi avançando no mata-mata. Nas semifinais derrotou o Manchester United. Já na grande decisão todos apostavam que o time seria humilhado pela Juventus. Porém, ganhou por 2 a 1 e ergueu a taça.
Zebras nesta década
2004 – Porto
Na final que lançou o técnico José Mourinho para o mundo, Porto e Monaco surpreenderam ao decidirem a Champions League. Osa portugueses, que deixaram o Manchester United pelo caminho, golearam por 3 a 0. O Monaco tinha eliminado o Real Madrid.
2012 – Chelsea
O Chelsea enfrentou vários problemas naquela temporada e demitiu o técnico português André Villas Boas. Roberto Di Matteo assumiu interinamente e adotou a tática “11 na defesa”. Deu certo. O time inglês eliminou o Barcelona nas semifinais e bateu o Bayern de Munique nos pênaltis, inclusive jogando na casa do adversário.
Você Também pode gostar
- Adeus a Paulinho! veja os números do volante ex-Corinthians
- Antony decide sobre futuro na Europa
- Barcelona mira dois titulares da seleção alemã para 2025
- Real Madrid tem mais um desfalque para início da temporada
- Liverpool recebe boa notícia sobre Salah
- Saiba a chance de Casemiro deixar o Manchester United
Comentar