Publicidade

Com tom “Ouro Samba”, a Seleção Brasileira está de roupa pronta para buscar o hexacampeonato na Rússia. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Nike apresentaram, nesta quarta-feira, a camisa que o Brasil vai utilizar na Copa do Mundo. A inspiração do uniforme vem do legado de habilidade, técnica e ousadia dos títulos mundiais de 1958 e 1970. O tom de amarelo da camisa foi batizado de Ouro Samba.

A camisa do Brasil na Rússia. Será a do hexa? | Foto: Divulgação / CBF

Você lembra das camisas que fizeram história com o Brasil em Copas do Mundo? É só conferir.

Uniformes históricos do Brasil

O primeiro uniforme brasileiro era muito pesado, com uma camisa que não absorvia o calor. A cor branca foi abolida pela CBF. A manga comprida também é pouco utilizada nos dias atuais, salvo em situações de muito frio. Se parece em algo com a camisa do Brasil de hoje?

Camisa de 1930 (Divulgação)

O Maracanazo

Publicidade

Ainda branca aparece o modelo da Copa do Mundo de 1950. Porém, este caiu em desgraça de vez com a perda do título no Maracanã para o Uruguai na grande decisão.

Camisa de 1950 (Divulgação)

As camisas do título

A camisa azul, o segundo uniforme do Brasil na história das Copas, teve grande papel em 1958, quando os canarinhos deram a volta olímpica pela primeira vez em terras suecas.

Camisa 2 – 1958 e 1962 (Divulgação)

O primeiro uniforme, amarelo, de 1958, também foi utilizada em 1962 e 1966. A camisa é considerada uma das mais charmosas até os dias atuais.

Camisa 1 – 1958 e 1962 (Divulgação)

Publicidade

 

A camisa do tri

Tostão, Pelé, Jairzinho, Gérson, Rivelino e companhia fizeram do manto sagrado de 1970 ser imortalizado até hoje. É uma das camisas mais procuradas por colecionadores.

 

Camisa de 1970 (Divulgação)

Voa, Canarinho

Publicidade

Voa, canarinho, voa, mostra para gente seu uniforme. A camisa de 1982 até hoje também é febre entre colecionadores.

Camisa de 1982 (Divulgação)

 

É tetra! É tetra!

O Brasil voltaria a conquistar uma Copa do Mundo em 1994, nos Estados Unidos. Neste momento a camisa amarela já era mais valorizada do que a azul e muito mais leve. O suor era facilmente absorvido, facilitando a boa sensação dos atletas, que encararam o forte calor dos Estados Unidos.

Camisa de 1994 (Divulgação)

Publicidade

 

A camisa do penta

Em 2002, o Brasil teve um uniforme que não chegou a empolgar os admiradores. A camisa amarela, com detalhes verdes, porém, fez história com a conquista do título. Ronaldo a imortalizou.

 

Camisa de 2002 (Divulgação)

Publicidade

Maldição do 7 a 1

O uniforme de 2014 acabou virando um dos mais malditos. A camisa amarela, em conjunto com o short branco, não é responsabilizada pela goleada de 7 a 1 para a Alemanha. Mas podendo evitar…..

Camisa de 2014 (Divulgação)

 

Publicidade

Leia também:

Alguns sinais de que o Ceifador esquenta o lugar de Guerrero no Flamengo
Dez frases confiantes (arrogantes) de Cristiano Ronaldo
Os gringos do Botafogo na década
Real Madrid toca ‘Operação Neymar’ e quer contratar o craque antes da Copa
Você lembra quais foram os capitães do Brasil em todas as Copas do Mundo?
Stephen Hawking no futebol: teoria do pênalti perfeito e trollada em Luis Suárez
Dez jogadores que quase mataram do coração seus torcedores