Publicidade

Apostar na manutenção de um elenco, muitas das vezes, é um caminho para o sucesso no futebol. No quesito estabilidade, o Real Madrid é o líder entre os clubes das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). Um levantamento do CIES (Centro Internacional de Estudos de Esporte) aponta o clube merengue com maior média de permanência dos atletas no atual plantel.

Apenas três clubes das cinco principais ligas europeias têm média de permanência do elenco maior do que cinco anos. Além do Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique são os outros times com uma estabilidade deste porte no elenco. Não à toa são três clubes vitoriosos nos últimos anos.

LEIA MAIS

Publicidade

Neymar já é o terceiro maior artilheiro do PSG em Champions League
Neymar empata com Kaká no topo da artilharia brasileira na Champions League
Neymar, Ronaldinho, Adriano… os brasileiros que têm hat-trick na Champions League
Dybala é o quarto argentino a marcar um hat-trick na Champions League
A maldição da camisa 7: Sánchez é mais um a sofrer no Manchester United
CR7 é o atleta mais bem pago por post publicitário no Instagram: veja o Top 5
Pogba, Casillas, Schweinsteiger… Mourinho tem lista de problemas com atletas

Veja os cinco elencos mais estáveis

1º – Real Madrid

A média de permanência de um atleta no elenco atual do clube merengue é de 5,84 anos. Marcelo, Sérgio Ramos, Benzema, Bale, entre outros, são jogadores com muito tempo de casa.

2º – Barcelona

Publicidade

A média atual de permanência do clube catalão é de 5,36 anos. Messi, Piqué, Busquets, entre outros, são exemplos de estabilidade no elenco.

3º – Bayern de Munique

O clube bávaro tem média de estabilidade de 5,26 anos. Nomes como Ribéry, Neuer, Robben, Thomas Müller, entre outros, são consagrados no Bayern há anos.

Publicidade

4º – Atlético de Madrid

Simeone conta com uma base de peso e tem tido sucesso à frente do Atlético. A média de permanência é de 4,17 anos. Godín, Juanfran, Koke e Griezmann são referências neste sentido de estabilidade do plantel.

5º – Tottenham

Publicidade

Fecha o Top 5 com média de 3,89 anos. Lloris, Eriksen e Harry Kane são pilares do Tottenham há temporadas.