Publicidade

O Flamengo anunciou, no domingo, a contratação do lateral-direito Rafinha, de 33 anos. O atleta deixou o Bayern de Munique após oito temporadas. Ele será o quinto jogador a defender o Rubro-Negro e o clube alemão.

Rafinha vai defender o Fla a partir de julho | Foto: Flamengo / Divulgação

Rafinha acertou contrato com o Flamengo por dois anos e chega ao clube como reforço de peso. Ele será apresentado no dia 24 de junho. Outro lateral-direito de sucesso brasileiro também vestiu as camisas do Fla e do Bayern: Jorginho.

Além dos dois laterais-direitos, a lista tem um lateral-esquerdo/meia e dois atacantes, sendo um deles peruano: Paolo Guerrero.

Os atletas que defenderam Flamengo e Bayern

Jorginho

Publicidade

Ex-lateral-direito campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994, Jorginho defendeu o Flamengo de 1984 a 1989, quando foi para a Alemanha. Primeiramente, atuou pelo Bayer Leverkusen e depois foi para o Bayern. Ele atuou pelo clube bávaro da temporada 1992/1993 a 1994/1995. Ganhous títulos pelos dois clubes.

Jorginho também foi técnico do Flamengo, em 2013 | Foto: Divulgação

Mazinho Oliveira

O ex-atacante, que teve convocações para a Seleção Brasileira (disputou a Copa América de 1991), defendeu o Bayern de Munique de 1991 a 1995, quando foi para o Flamengo – ficou na Gávea de janeiro a agosto e marcou dez gols. Ganhou uma Bundesliga.

Mazinho Oliveira, à direita, ao lado de outro brasileiro: Bernardo | Foto: Reprodução do site sueddeutsche.de

Zé Roberto

Atuou pelo Flamengo em 1998, emprestado pelo Real Madrid, e disputou apenas 23 jogos. Foi para o futebol alemão – defender o Bayer Leverkusen e depois o Bayern, pelo qual soma sete temporadas, em duas passagens pelo clube. Ganhou quatro Bundesligas.

Zé Roberto brilhou na Alemanha | Foto: Bayern de Munique / Divulgação

Guerrero

Publicidade

O atacante peruano foi jovem para o Bayern de Munique – jogou no time sub-19, na equipe B e fez duas temporadas pelo profissional (2004/2005 e 2005/2006, somando 13 gols). Em 2015, deixou o Corinthians e acertou com o Flamengo. Defendeu o Rubro-Negro até 2018 – foram 112 jogos e 43 gols.

Guerrero saiu do Fla em 2018 | Foto: Staff Images / Flamengo / Divulgação

Rafinha

O lateral-direito defendeu o Bayern de Munique por oito temporadas – foram 266 jogos, seis gols e 18 títulos, com destaque para sete Bundesligas e uma Champions League. Vai iniciar a trajetória com a camisa rubro-negra cercado de expectativa.

Rafinha se despediu do Bayern com títulos | Foto: Bayern de Munique / Divulgação