Publicidade

Mohamed Salah tem impressionado o mundo do futebol. O atacante do Liverpool faz uma temporada praticamente irretocável e foi novamente protagonista na vitória por 5 a 2 sobre a Roma, no jogo de ida da semifinal da Champions League – ele fez dois gols e deu duas assistências. O egípcio soma 43 gols e 15 assistências na temporada. Salah já quebrou sete recordes e ainda pode alcançar outros dois.

Salah faz história com a camisa do Liverpool | Foto: Twitter Liverpool

Com 43 gols, Salah está a cinco gols de quebrar o recorde de Ian Rush, até hoje dono da melhor marca de gols numa temporada pelo Liverpool. Rush marcou 47 em 1983/1984. O atacante egípcio tem pelo menos mais quatro jogos (três pela Premier League e a volta da semifinal da Champions League) para igualar ou passar o ídolo do clube inglês.

Leia também:

Publicidade

Salah e Firmino entram para grupo especial da Champions League
Firmino iguala recorde brasileiro na Champions League
Você lembra os campeões nacionais na última Copa do Mundo?
Barbieri é o 17º técnico da história do Flamengo na Libertadores
Salários dos árbitros? Saiba quanto o mundo paga aos juízes
Quais foram os campeões brasileiros em anos de Copa do Mundo

Outro recorde que Salah pode alcançar é justamente na Premier League. Com 31 gols no torneio, o atacante do Liverpool já repetiu a melhor marca de gols desde que o Campeonato Inglês passou a ter 38 rodadas, igualando-se a Alan Shearer (Blackburn Rovers, 1995/96), Cristiano Ronaldo (Manchester United, 2007/08) e Luis Suárez (Liverpool, 2013/14). Com mais três jogos a fazer, ele pode se isolar e estabelecer uma nova marca. Além disso, pode buscar o feito de se tornar o artilheiro com mais gols de todos os tempos, posto que pertence a Andy Cole (Manchester United 1993/94) e Alan Shearer (Blackburn Rovers, 1994/95), que fizeram 34 gols em épocas em que a Premier League tinha 42 rodadas.

Recordes de Salah na temporada

Salah já escreveu seu nome na história do Liverpool nesta temporada. Ele divide um recorde com Firmino. Os dois se tornaram os atletas com mais gols pelo clube em competições europeias. Cada um soma 11 gols (contando a fase prévia da Champions League). A marca anterior era de Dean Saunders, autor de nove gols na Taça da Uefa de 1991/92. Salah ainda igualou uma marca de Steven Gerrard, até então o único jogador do Liverpool que havia feito gol em cinco jogos seguidos pela Champions League.

Publicidade

Outro recorde que Salah já estabeleceu é o de maior número de jogos fazendo gols pelo Liverpool. Ele marcou em 33 partidas na temporada, superando a marca de 31 jogos de Ian Rush, de 1983/84. O mesmo aconteceu na Premier League, na qual marcou em 23 jogos, quebrando o feito de Cristiano Ronaldo e Van Persie, que marcaram em 21 partidas.

Salah também se transformou no atleta africano com mais gols numa temporada da Champions League. Ele quebrou o recorde do camaronês Eto’o, autor de oito gols pela Inter de Milão na temporada 2010/11. O egípcio é o primeiro africano a alcançar a casa dos 30 gols na Premier League. Salah desbancou o marfinense Drogba, que fez 29 gols pelo Chelsea em 2009/10, e agora é o recordista africano em ligas europeias.

A temporada de recordes consta também o fato de ter sido o primeiro atleta a ser coroado o Jogador do Mês três vezes. Salah foi eleito também o Jogador do Ano.