Publicidade

Estabilidade, uma qualidade, muitas das vezes, difícil de ser encontrada no futebol. E o Real Madrid está na liderança deste quesito na Europa. Um estudo do CIES (Centro Internacional de Estudos de Esporte) apontou o clube merengue com a maior média de permanência de jogador num time. Os números da pesquisa mostram que um atleta fica, em média, 5,23 anos no Real.

Marcelo chegou ao Real Madrid em 2006 | Foto: Divulgação

Um quarteto do Real Madrid ajuda o clube ser líder no assunto estabilidade. Sergio Ramos se tornou um galáctico em 2005 – são 13 temporadas pelo time merengue. O brasileiro Marcelo foi contratado um ano depois. Em 2009, Cristiano Ronaldo e Benzema se juntaram ao Real.

Leia também:

Publicidade

Você conhece os 15 jovens que podem brilhar na Copa do Mundo?
Dez jogadores que devem disputar sua última Copa do Mundo na Rússia
Alguns sinais de que o Ceifador esquenta o lugar de Guerrero no Flamengo
Dez frases confiantes (arrogantes) de Cristiano Ronaldo
Os gringos do Botafogo na década
Você lembra quais foram os capitães do Brasil em todas as Copas do Mundo?

A segunda colocação deste estudo pertence ao Barcelona, que apresenta uma média de 5,17 anos para cada atleta. O Barça tem uma característica diferente: a base como trunfo, casos de Iniesta, Busquets e Messi. Piqué defendeu o Manchester United e agora já ostenta dez temporadas consecutivas na Espanha.

O Bayern de Munique fecha o pódio na Europa. O clube alemão tem uma média de 4,56 anos. O holandês Robben defende o Bayern há nove temporadas, enquanto Ribéry tem mais tempo de casa: são 12 temporadas.

O top 5 dos clubes mais estáveis da Europa

Publicidade

1º – Real Madrid – 5,23 anos de média
2º – Barcelona – 5,17 anos de média
3º – Bayern de Munique – 4,56 anos de média
4º – Juventus – 4,28 anos de média
5º – Saint Johnstone (da Escócia) – 4,21 anos de média