Publicidade

Messi, Cristiano Ronaldo e Mbappé têm polarizado a corrida pela Chuteira de Ouro, prêmio para o maior artilheiro de ligas europeias. Os três craques marcaram no fim de semana. Melhor para o argentino do Barcelona, que se mantém na liderança por mais uma honraria.

Messi lidera corrida pela Chuteira de Ouro | Foto: Barcelona / Divulgação

O craque do Barcelona fez o gol da vitória sobre o Valladolid e chegou a 22 gols no Campeonato Espanhol. A vantagem de Messi para Cristiano Ronaldo e Mbappé continua de três gols.

Quem subiu para o Top 5 foi Krzysztof Piatek, em início de trajetória fulminante com a camisa do Milan. O centroavante se juntou a outros três craques com 34 pontos na corrida pela Chuteira de Ouro.

Publicidade

A Uefa adota um critério de peso para cada liga nacional europeia. Nos principais torneios – Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha -, cada gol vale dois pontos. Em outras ligas, o gol representa 1,5 ponto ou até mesmo 1 ponto.

A corrida pela Chuteira de Ouro

1º – Messi

Após passar em branco contra o Athletic de Bilbao, Messi voltou a balançar a rede. De pênalti, ele fez o gol da vitória sobre o Valladolid. O craque do Barcelona ainda perdeu outra penalidade, desperdiçando a chance de abrir vantagem na liderança. O argentino tem 44 pontos – 22 gols.

Messi já ganhou cinco Chuteiras de Ouro | Foto: Twitter Barcelona / Divulgação

2º – Cristiano Ronaldo

São quatro jogos consecutivos fazendo gol pela Juventus no Campeonato Italiano. A última vítima de Cristiano Ronaldo foi o Frosinone. CR7 soma 38 pontos – 19 gols – na corrida pela Chuteira de Ouro.

Cristiano Ronaldo já faturou quatro Chuteiras de Ouro | Foto: Juventus / Divulgação

2º – Mbappé

Publicidade

O jovem craque ficou dois jogos em branco na França. Mbappé voltou a balançar a rede neste fim de semana e fez o gol da vitória do Paris Saint-Germain sobre o Saint-Étienne. Ele também tem 38 pontos – 19 gols.

Mbappé tenta acelerar na briga pela Chuteira de Ouro | Foto: Paris Saint-Germain / Divulgação

4º – Cavani

Não entrou em campo no fim de semana – ainda se recupera de lesão. O uruguaio do Paris Saint-Germain tem 34 pontos – 17 gols no Campeonato Francês.

Cavani é o maior artilheiro da história do PSG | Foto: Paris Saint-Germain / Divulgação

4º – Piatek

Contratado junto ao Genoa por 35 milhões de euros (R$ 146 milhões), Piatek começou com tudo no Milan e já fez cinco gols pelo clube no Campeonato Italiano, sendo dois neste fim de semana, sobre a Atalanta. Ao todo, tem 17 gols na liga italiana, somando 34 pontos na corrida pela Chuteira de Ouro.

Piatek marcou mais duas vezes para o Milan | Foto: Milan / Divulgação

4º – Agüero

Publicidade

O atacante argentino do Manchester City é mais um atleta com 34 pontos – 17 gols. A Premier League não teve rodada neste fim de semana.

Agüero vive momento especial na temporada | Foto: Manchester City / Divulgação

4º – Salah

O atacante egípcio do Liverpool também tem 34 pontos – 17 pontos – na corrida pela Chuteira de Ouro.

Salah brigou com Messi pela Chuteira de Ouro da última temporada | Foto: Liverpool / Divulgação