Publicidade

Reta final de 2018 e muitos clubes já pensam em 2019. Que tal contratar um atleta sem custos de transferência para a próxima temporada? Doze atletas brasileiros que atuam no exterior estão no último ano de contrato (11 com vínculo até junho do ano que vem e Diego Tardelli com contrato até janeiro). Eles devem movimentar o mercado da bola europeu e o nacional.

A lista tem atletas que resolveriam problemas no gol, nas laterais, na zaga e no ataque, além de um jovem meia convocado recentemente para a Seleção Brasileira.

LEIA MAIS

Publicidade

Artilharia de 2018: veja quem fez mais gols por seleções neste ano
Mercado da bola: dez craques que estão no último ano de contrato
Os clubes que mais faturam com patrocínio e fornecedor de material
Palacios a caminho: os argentinos mais caros da história do Real Madrid
‘Tríplice Coroa’: eles ganharam Copa do Mundo, Champions e Bola de Ouro

Brasileiros em fim de contrato

Gomes

O goleiro de 37 anos tem experiência de sobra na Europa (foi para o Velho Continente na temporada 2004/2005), além de convocações para a Seleção Brasileira. Gomes está no Watford desde 2014. Disputou apenas dois jogos na atual temporada.

Daniel Alves

Publicidade

O lateral-direito de 35 anos ainda se recupera de lesão no joelho direito que lhe tirou da Copa do Mundo. O multicampeão Daniel Alves vai renovar com Paris Saint-Germain ou mudar de ares?

Rafinha

O lateral-esquerdo (também pode atuar na direita e no meio) está no Bayern de Munique desde 2011. Rafinha, de 33 anos, tem oito jogos na temporada até aqui. O nome dele já foi ventilado no futebol brasileiro.

Publicidade

Rafinha esteve cotado (Foto: Site Bayern de Munique)

Rafael

Cria do Fluminense e ex-Manchester United, Rafael está no Lyon desde 2015. O lateral-direito brasileiro foi titular em nove dos 12 jogos que disputou nesta temporada.

Filipe Luís

Publicidade

O Atlético de Madrid deseja manter o lateral-esquerdo de 33 anos. Em setembro, Filipe Luís admitiu que pediu para ser negociado com o Paris Saint-Germain.

Adriano

O lateral-esquerdo (também pode atuar na direita) está no Besiktas desde 2016. Nesta temporada, soma 12 jogos pelo clube. Aos 34 anos, Adriano já manifestou vontade de voltar para o Brasil.

Publicidade

Dante

No Nice desde 2016, o zagueiro de 35 anos foi titular nos 13 jogos do time no Campeonato Francês.

David Luiz

Publicidade

O zagueiro recuperou espaço no Chelsea sob o comando de Sarri. Aos 31 anos, David Luiz tem valor de mercado de 35 milhões de euros (R$ 152 milhões).

Andreas Pereira

Convocado recentemente por Tite para a Seleção Brasileira, o meia de 22 anos tem jogado pouco pelo Manchester United – apenas cinco partidas até aqui.

Publicidade

Andreas Pereira é belga naturalizado brasileiro (Foto: Arquivo Manchester United)

Diego Tardelli

O vínculo de Tardelli com Shandong Luneng acaba em janeiro. Ou seja, ele já pode assinar pré-contrato com outro clube. O atacante, de 33 anos, está na China desde 2015.

Robinho

Publicidade

Na Turquia desde janeiro, o atacante de 34 anos tem quatro gols 12 jogos nesta temporada pelo Sivasspor. Vai voltar para o Brasil em junho?

Jonas

O artilheiro de 34 anos – marcou 37 gols em 41 jogos na temporada passada – quase deixou o Benfica na última janela. O faro de gol continua em dia – balançou as redes cinco vezes em oito partidas nesta temporada.