Publicidade

Roberto Firmino disputa a Champions League pela primeira vez na carreira. O atacante do Liverpool, de cara, vem escrevendo um capítulo mais do que especial. Ele soma dez gols no torneio – marcou duas vezes na goleada sobre a Roma, por 5 a 2, no jogo de ida da semifinal. Firmino já igualou o recorde de gols de brasileiros numa edição da Liga dos Campeões e simplesmente pode se orgulhar de fazer a melhor temporada de estreia.

Firmino faz história na Champions League | Foto: Twitter Liverpool

Firmino é o quinto brasileiro a fazer dez gols numa edição de Champions League (de 1992 para cá e contando apenas os jogos da fase de grupos adiante). Agora, ele divide o recorde com Rivaldo, Jardel, Kaká e Neymar, outros atletas do Brasil que fizeram dez gols em uma edição de Champions. Como ainda tem, pelo menos, um jogo pela frente, o atacante do Liverpool pode estabelecer uma nova marca.

Leia também:

Publicidade

Você lembra os campeões nacionais na última Copa do Mundo?
Barbieri é o 17º técnico da história do Flamengo na Libertadores
Salários dos árbitros? Saiba quanto o mundo paga aos juízes
Começou bem? Veja média de gols da 1ª rodada do Brasileirão da era pontos corridos
Quais foram os campeões brasileiros em anos de Copa do Mundo

O recorde que Firmino quebrou foi o de melhor temporada de estreia de um brasileiro na Champions League. Ninguém fez tantos gols quanto ele na primeira participação no torneio. A marca anterior pertencia a Adriano Imperador e a Paulo Sérgio, ex-atacante que fez história pelo Bayern de Munique. Eles estrearam com sete gols na Liga dos Campeões.

Firmino no ‘clube dos dez gols’

Na primeira temporada na Champions League, Firmino tem média de quase um gol por partida: 0,9 (disputou 11 jogos). Ele entrou no “clube dos dez gols” – brasileiros com ao menos dez gols no torneio. O atacante do Liverpool se igualou a Jonas e Douglas Costa, na 12ª posição geral.

Publicidade

O maior artilheiro brasileiro na Champions League é Kaká, autor de 30 gols. Rivaldo e Neymar, com 27, dividem a segunda colocação. Jardel e Élber, com 25 gols, estão no terceiro lugar.

Os artilheiros brasileiros na Champions League

1º – Kaká – 30 gols
2º – Rivaldo e Neymar – 27 gols
3º – Jardel e Élber – 25 gols
4º – Luiz Adriano – 21 gols
5º – Ronaldinho Gaúcho e Juninho Pernambucano – 18 gols
6º – Willian e Hulk – 17 gols
7º – Roberto Carlos – 16 gols
8º – Adriano e Ronaldo – 14 gols
9º – Sonny Anderson e Deco – 13 gols
10º – Daniel Alves e Paulo Sérgio – 12 gols
11º – Sávio – 11 gols
12º – Douglas Costa, Jonas e Firmino – 10 gols