Publicidade

Eles, por muito tempo, estiveram no topo do futebol mundial, em clubes de ponta do cenário internacional. Hoje, vivem uma realidade bem diferente e jogam em “mercados alternativos”. O “Marca” listou atletas que defenderam alguns dos principais clubes do mundo e, no momento, estão em outros centros.

Tem brasileiro na lista, campeão mundial, ex-galáctico e até atacante que foi considerado um dos melhores do mundo há pouco tempo.

LEIA MAIS

Publicidade

Top 10: os clubes que mais gastaram nas últimas dez janelas de transferências
Veja lista dos técnicos finalistas do prêmio Fifa de 2010 até hoje e quem levou
Top 10: os atletas que mais movimentaram dinheiro em transferências na história
Veja os clubes que mais arrecadaram com vendas nesta janela de transferências
Top 10: os clubes que mais gastaram nesta janela de transferências

Eto’o

O atacante camaronês se notabilizou por gols e títulos: ganhou quatro Champions League com três clubes diferentes (Real Madrid, Barcelona e Inter de Milão). Eto’o figurava como um dos melhores atacantes do mundo. Aos 37 anos, está no Qatar FC, clube de Doha, no Catar.

Podolski

Publicidade

O atacante foi um dos principais nomes da seleção da Alemanha por anos. Podolski foi campeão mundial em 2014. Ele defendeu Colônia, Bayern de Munique, Arsenal, Inter de Milão e Galatasaray. Em 2017, foi para o Vissel Kobe, do Japão.

Van der Vaart

O meia-atacante foi um galáctico por duas temporadas – o Real Madrid o contratou por 15 milhões de euros (R$ 72 milhões, na cotação atual). Van der Vaart, revelado pelo Ajax, também defendeu o Hamburgo, o Tottenham e o Bétis. Aos 35 anos, vai para a terceira temporada seguida no futebol dinamarquês. Após jogar pelo Midtylland, agora está no Esbjerg.

Publicidade

Reyes

Conquistou a Liga Europa cinco vezes e também tem uma Premier League no currículo, entre outros títulos. O atacante espanhol defendeu o Sevilla, Arsenal, Real Madrid e Atlético de Madrid na carreira, entre outros. Hoje, aos 35 anos, atua pelo Xinjiang Tianshan, da China.

Song

Publicidade

Foi contratado pelo Barcelona, na temporada 2012/2013, por 19 milhões de euros (R$ 91 milhões, na cotação atual) depois de se destacar com a camisa do Arsenal. Não rendeu o esperado na Espanha. O meio-campista camaronês também defendeu o West Ham. Aos 31 anos, Song está no Sion, da Suíça – chegou a ficar sem clube por alguns meses.

Anderson

Revelado pelo Grêmio, o meia logo se transferiu para a Europa. Defendeu o Porto e foi para o Manchester United cercado de expectativa. Anderson disputou seis temporadas seguidas pelo United. Foi para a Fiorentina, voltou para a Inglaterra e depois retornou ao Brasil. Defendeu o Internacional e o Coritiba. Hoje, aos 30 anos, está no Adana Demirspor, da Segunda Divisão do futebol da Turquia.

Publicidade