Publicidade

Doze anos de Real Madrid. Marcelo pode se orgulhar de ter alcançado esta marca. O clube merengue não deixou a oportunidade passar e homenageou o lateral-esquerdo com um vídeo em que registra a estreia do brasileiro e enaltece a trajetória da fera.

Marcelo foi para o Real Madrid em 2007, após se destacar com a camisa do Fluminense. De lá para cá, tomou conta da lateral esquerda, conquistou 20 títulos e se tornou um ídolo merengue. Confira 12 fatos sobre a trajetória do brasileiro no Real.

Publicidade

LEIA MAIS

Brahim Díaz está entre os jovens mais caros do Real Madrid: brasileiros no topo da lista
Paquetá se torna o 2º brasileiro mais caro do futebol italiano: veja o Top 10
Janela de inverno: relembre sete contratações certeiras na Espanha
Top 10: os brasileiros mais valiosos do mercado da bola
Top 10: as contratações mais caras da última janela de inverno do mercado da bola
Firmino ultrapassa Coutinho: os brasileiros com mais gols na Premier League
Mbappé supera Neymar e Messi e vira o atleta mais valioso do mundo: veja o Top 10

Marcelo no Real Madrid

A estreia

Marcelo estreou pelo Real Madrid no dia 7 de janeiro de 2007. Sob o comando do italiano Fabio Capello, ele entrou no segundo tempo, aos 12 minutos, no lugar de Míchel Salgado, no duelo com Deportivo La Coruña, no Estádio Riazor, pelo Campeonato Espanhol. O Real perdeu por 2 a 0.

Publicidade

A primeira vitória

Depois da derrota na estreia e três empates consecutivos, Marcelo saboreou a primeira vitória com a camisa do Real Madrid. Ele entrou na reta final, aos 34 minutos do segundo tempo, no lugar de Higuaín, no triunfo sobre o Nàstic, pelo Espanhol, no dia 18 de março de 2007, no Santiago Bernabéu.

Titular pela 1ª vez

Publicidade

Após entrar em cinco partidas, Marcelo foi titular pela primeira vez no dia 14 de abril de 2007, no jogo contra o Racing Santander, no Estádio El Sardinero. O Real levou a virada e perdeu por 2 a 1.

Primeiro título

Marcelo, de cara, foi campeão com o Real Madrid. O primeiro título do lateral-esquerdo foi o Campeonato Espanhol de 2006/2007. O clube merengue faturou a taça no critério de desempate, por ter tido uma vitória a mais do que o Barcelona (ambos fizeram 76 pontos).

Publicidade

Estreia na Champions League

O lateral-esquerdo fez seu primeiro jogo na Champions League no dia 18 de setembro de 2007. O Real Madrid venceu o Werder Bremen por 2 a 1, no Santiago Bernabéu. Na temporada 2007/2008, após a saída de Roberto Carlos, Marcelo foi o titular da posição na maioria dos jogos – fez 32 partidas.

Primeiro gol

Publicidade

Marcelo demorou a balançar a rede com a camisa merengue. O primeiro gol do lateral-esquerdo só saiu no dia 15 de fevereiro de 2009. Ele marcou na goleada do Real Madrid sobre o Sporting Gijón, por 4 a 0, no Estádio El Molinón, pelo Campeonato Espanhol. Ao todo, soma 36 gols pelo clube merengue. O 1º gol pela Champions foi no dia 16 de março de 2011. Ele abriu o caminho da vitória por 3 a 0 sobre o Lyon, no jogo de volta das oitavas de final. O Real avançou de fase.

A primeira ‘Orelhuda’

Marcelo tem quatro títulos de Champions League no currículo. O primeiro foi conquistado na temporada 2013/2014, com vitória na prorrogação sobre o rival Atlético de Madrid. O lateral-esquerdo fez um gol na decisão.

Publicidade

Parceria com CR7

A parceria com Cristiano Ronaldo é um dado marcante na trajetória do brasileiro no Real Madrid. Marcelo se entendeu muito bem com CR7. Eles costumavam celebrar os gols juntos, às vezes até com dancinhas, e tinham até um cumprimento especial. Após nove temporadas, CR7 deixou o Real e foi para a Juventus.

Papa-títulos

Publicidade

Ao todo, Marcelo soma 20 títulos pelo Real Madrid: quatro Champions League, quatro Mundiais de Clube, quatro Espanhóis, três Supercopas da Espanha, três Supercopas da Espanha e duas Copas do Rei. Ao lado de Sergio Ramos, ele é o terceiro atleta com mais títulos pelo Real, atrás apenas de Manuel Sanchís (21 títulos) e Paco Gento (23 títulos).

Estrangeiro com mais vitórias

Marcelo está na história do Real Madrid como o estrangeiro com mais vitórias pelo clube. Ele soma 327 triunfos. E contando… O segundo lugar desta seleta lista é Cristiano Ronaldo, que conquistou 316 vitórias pelo clube merengue.

Publicidade

Prêmios

Marcelo coleciona prêmios nestes anos de Real Madrid. O brasileiro foi eleito para a seleção do ano da Fifa cinco vezes (2012, 2015, 2016, 2017 e 2018).

À caça de Roberto Carlos

Marcelo já disputou 470 jogos (são 327 vitórias, 72 empates e 71 derrotas) pelo Real Madrid. Com contrato até 2022, ele tem tudo para ultrapassar Roberto Carlos (527 partidas) e se tornar o brasileiro com mais jogos pelo clube merengue.

A homenagem do Real Madrid a Marcelo