Publicidade

Messi desembarcou em Buenos Aires nesta terça-feira. Ele se juntou à seleção argentina na preparação para o Mundial da Rússia. Será a quarta Copa do Mundo dele. Messi, credenciado pela Chuteira de Ouro, vive a expectativa do sonhado título da Copa. Como foi a temporada do craque às vésperas do Mundial? Veja os números da fera antes dos Mundiais.

Messi já está com a seleção argentina | Foto: Instagram AFA / Divulgação

Dois títulos (Campeonato Espanhol e Copa do Rei), Chuteira de Ouro e 45 gols em 54 jogos. Esta foi a temporada de Messi pelo Barcelona. A frustração foi a Champions League, na qual o time caiu para a Roma nas quartas de final após vencer o jogo de ida por 4 a 1 (perdeu na volta por 3 a 0).

Leia também:

Publicidade

Top 10: os maiores artilheiros do Real Madrid na Champions League
Cristiano Ronaldo pode bater o próprio recorde na Champions League
Copa do Mundo: dez craques que nunca chegaram à final do torneio
Confira os memes e o humor de mais uma rodada do Campeonato Brasileiro
Real Madrid tem sete ‘galácticos’ no radar, aponta jornal espanhol

O craque fez 34 gols no Espanhol (foi o artilheiro do torneio, o que lhe valeu a Chuteira de Ouro), seis na Champions League, quatro na Copa do Rei e um na Supercopa da Espanha. Messi, aos 30 anos, chega à Copa da Rússia com mais gols do que no Mundial do Brasil. Porém, com uma média menor (0,83).

Messi às vésperas da Copa de 2014

O craque argentino chegou ao Brasil em 2014 após uma temporada de 41 gols em 46 jogos pelo Barcelona (média de 0,89 gol por jogo) e apenas um título: Supercopa da Espanha. No Mundial, Messi marcou quatro gols e foi vice-campeão no Maracanã, perdendo para a Alemanha. Foi eleito o melhor da Copa.

Messi antes da África do Sul

Publicidade

O craque argentino era cercado de expectativa na África do Sul. Não era para menos – havia sido eleito o melhor do mundo no ano anterior. Na temporada 2009/2010 pelo Barcelona, marcou 47 gols em 53 jogos, sendo campeão espanhol, do Mundial de Clubes, da Supercopa da Europa e Supercopa da Espanha. Na Copa, decepcionou. Messi passou em branco na África do Sul. Ele não balançou as redes nos cinco jogos que disputou – a Argentina foi goleada (4 a 0) pela Alemanha nas quartas de final.

O jovem Messi antes da Alemanha

A primeira Copa do Mundo de Messi foi em 2006. Ele ainda era uma promessa do futebol. Na temporada 2005/2006 do Barcelona, ele disputou apenas 25 jogos (17 como titular e oito como reserva) – fez oito gols, sendo campeão da Champions League, espanhol e da Supercopa da Espanha, ainda como coadjuvante. No Mundial, foi titular em um jogo e entrou no decorrer de outros dois – marcou um gol. A Argentina caiu nas quartas de final, com derrota nos pênaltis para a Alemanha.

Messi nas Copas

Em 2006 – três jogos (dois como reserva) e um gol
Em 2010 – cinco jogos e zero gol
Em 2014 – sete jogos e quatro gols (eleito o melhor do Mundial)

Temporadas de Messi antes das Copas

Publicidade

Temporada 2005/2006 – 8 gols em 25 jogos
Temporada 2009/2010 – 47 gols em 53 jogos
Temporada 2013/2014 – 41 gols em 46 jogos
Temporada 2017/2018 – 45 gols em 54 jogos