Publicidade

Quatro de janeiro de 2016, Zidane é anunciado como técnico do Real Madrid. Nesta quinta-feira, ele completa dois anos no cargo: um período recheado de vitórias e de títulos. Para se ter uma ideia, Zidane supera o começo de Guardiola no Barcelona – levando em consideração o intervalo de dois anos. E vai além: ninguém conquistou tantos troféus como ele em 2016 e 2017.

Zidane: dois anos de vitórias e títulos como técnico do Real Madrid | Foto: Divulgação

Zidane, em dois anos, soma oito títulos pelo Real Madrid: duas Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes, duas Supercopas da Europa, um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha. Guardiola, nos dois primeiros anos à frente do Barcelona, conquistou sete troféus: dois Campeonatos Espanhóis, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Supercopa da Europa, Copa do Rei e Supercopa da Espanha.

LEIA MAIS

Publicidade

Forlán deixa aposentadoria: relembre os Bolas de Ouro das Copas
Brasileirão 2018 já conta com cinco técnicos debutantes
Futebol carioca está na lanterninha do mercado da bola
Leandro Carvalho reforça a lista de paraenses do Botafogo
Barcelona faz lista com sete desafios para Messi em 2018
Jornal divulga metas para Cristiano Ronaldo em 2018

O retrospecto de títulos de Zidane impressiona. Ele coleciona triunfos. Em dois anos, comandou o Real Madrid em 116 jogos: são 84 vitórias, 21 empates e apenas 11 derrotas, num aproveitamento de 78,4% dos pontos disputados, com 306 gols marcados e 117 sofridos.

Zidane: o maioral dos últimos dois anos

Não tem para ninguém. Nos últimos dois anos, o maior vencedor é Zidane. Ele conquistou mais títulos do que todos os outros técnicos badalados do mundo da bola neste período. Tem o dobro de troféus do que Allegri, da Juventus, e Luis Enrique, ex-Barcelona, por exemplo. José Mourinho e Carlo Ancelotti conquistaram três taças, cada um.

Publicidade

O técnico que mais se aproximou de Zidane foi Unai Emery, atual comandante de Neymar, Cavani & Cia. O treinador conquistou cinco títulos nos últimos dois anos (uma Liga Europa com Sevilla, duas Supercopas francesas, um Campeonato Francês e uma Copa da liga francesa com o PSG).

Depois de Allegri e Luis Enrique, com quatro taças, e Mourinho e Ancelotti, com três, aparece Pep Guardiola, com dois troféus.

Zidane faz história

Com Zidane como técnico, o Real Madrid viveu o melhor ano de sua história, com cinco títulos em 2017 (Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Supercopa da Europa, Supercopa da Espanha e Mundial de Clubes). O francês já é o segundo treinador com mais troféus conquistados pelo clube – superou Vicente Del Bosque e se igualou a Luis Molowny. Está atrás de Miguel Muñoz, que tem 14 títulos.