O Villarreal conquistou a maior glória de sua história para cima de um gigante europeu. Em uma final dramática, decidida nos pênaltis em que todos os jogadores cobraram, o clube espanhol bateu o Manchester United e faturou a Liga Europa, em Gdansk, na Polônia, com cerca de dez mil torcedores nas arquibancadas. O placar dos pênaltis? 11 a 10. Isso mesmo. Todos os atletas cobraram. Os goleiros decidiram. Rulli marcou e pegou a cobrança de De Gea. A história estava feita. O Villarreal experimentou o auge, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, nesta quarta-feira. E garantiu vaga na Champions League.
Não foi uma final brilhante. Tecnicamente, deixou a desejar. Os gols retratam isso. O Villarreal abriu o placar após cobrança de falta, enquanto o Manchester United empatou após bate e rebate na área. Mas isso tudo fica em segundo plano. O que entra para a história é a decisão agônica nos pênaltis. Foram 22 cobranças e apenas um erro, o de De Gea. O Manchester United amarga a quarta temporada sem conquistar título.
Já o Villarreal toca o céu. E com o “mister Liga Europa”. Unai Emery conquista pela quarta vez o título do torneio. O técnico foi tricampeão com o Sevilla.
A final da Liga Europa
McTominay assustou com chute da entrada logo no começo do jogo, mas o Manchester United passou a encontrar dificuldades para superar a marcação do Villarreal. O time espanhol ficou confortável em campo e ainda deu o bote. Após cobrança de falta para área, Gerard Moreno ganhou da defesa e abriu o placar, aos 29 minutos.
O Villarreal conseguiu conter o Manchester United e foi para o intervalo em vantagem. O clube inglês partiu para cima na etapa final e chegou ao empate. Rashford ficou com rebote, após cobrança de escanteio, e chutou. A bola se ofereceu a Cavani. Com uma finalização de bico, ele deixou tudo igual, aos nove minutos.
O Manchester United passou a dominar o jogo e a encurralar o Villarreal, mas não aproveitou o momento. O clube espanhol conseguiu se segurar. A final foi para a prorrogação.
O Villarreal “voltou” a jogar na primeira etapa da prorrogação. O clube espanhol passou a atacar mais. Porém, também encontrou dificuldades para criar.
O panorama da etapa final do tempo extra foi parecido, com o Villarreal melhor em campo, mas novamente sem conseguir criar. Solskjaer colocou o brasileiro Alex Telles e o espanhol Juan Mata de olho nas penalidades. A decisão foi para os pênaltis.
Gerard Moreno colocou o Villarreal na frente. Mata empatou para o United. Daniel Raba converteu. Alex Telles também marcou. Paco Alcácer fez o terceiro para o clube espanhol. De Gea chegou a tocar na bola, mas não evitou. Bruno Fernandes empatou. Rulli também chegou perto de defender. Alberto Moreno guardou. Rashford deixou tudo igual. Parejo fez o quinto para o Villarreal. Pressão em Cavani, que mostrou frieza e empatou.
Na série alternada, Moi Gómez marcou de cara para o Villarreal. Fred cobrou bem e empatou para o United. Albiol deslocou De Gea fez para o clube espanhol. Daniel James não desperdiçou: 7 a 7. Coquelin bateu no ângulo e colocou o Villarreal na frente mais uma vez. Luke Shaw viu Rulli chegar perto, mas a bola entrou.
Mario Gaspar fez o nono gol de pênalti do Villarreal. Tuanzebe empatou. Pau Torres converteu para o clube espanhol com categoria. Lindelof também fez: 10 a 10. Não teve jeito. Os goleiros precisaram cobrar. Rulli fez 11 a 10. Pressão para cima de De Gea. Rulli defendeu! O Villarreal conquistou o título.
Você Também pode gostar
- Rúben Amorim quer que jogadores do United façam tour de Old Trafford
- Van Nistelrooy se despede do Manchester United
- Zagueiro opina sobre Ten Hag no Manchester: ‘Não teve sorte’
- Manchester United mira joia do Sporting
- Van Nistelrooy se despede do comando do Manchester United
- Manchester United tem pior início na Premier League em quase 40 anos
Comentar