Publicidade

O técnico Ernesto Valverde, em sua primeira temporada à frente do Barcelona, vem demolindo recordes. Ele estabeleceu uma nova marca e deixou para trás outros dois nomes de peso da história do Barça. Valverde agora é dono da maior invencibilidade “inicial” do clube na Liga dos Campeões, com sete jogos invicto, superando Helenio Herrera e Rinus Michels, que ficaram as seis primeiras partidas da antiga Copa da Europa sem perder. Ou seja, Ernesto Valverde construiu o melhor início do Barcelona na Liga dos Campeões.

Valverde conseguiu mais um recorde pelo Barcelona | Foto: Divulgação Barcelona

Ao passar invicto pela fase de grupos da Liga dos Campeões, com quatro vitórias e dois empates, Valverde já havia igualado os feitos de Helenio e Michels, até então responsáveis pelo melhor começo do Barça no torneio europeu. O novo recorde foi alcançado nesta terça-feira, no empate por 1 a 1 com o Chelsea, no jogo de ida das oitavas de final.

Leia também:

Publicidade

Barcelona se classificou em 11 das 13 vezes em que empatou em 1 a 1 na Champions
Messi acaba com ‘maldição’ contra o Chelsea
Douglas Costa e outras entregadas do futebol brasileiro
Real Madrid vai negociar Bale e Benzema e sonha com Neymar, diz jornal
Cristiano Ronaldo iguala recorde de Raúl no Real Madrid

Rinus Michels ficou os primeiros seis jogos (quatro vitórias e dois empates) do torneio sem perder na temporada 1974/1975. O time foi derrotado no jogo de ida da semifinal contra o Leeds United. Já Herrera começou invicto em 1959/1960, com cinco vitórias e um empate. Na ocasião, a equipe perdeu para o Real Madrid na confronto de ida pela semifinal.

Outros recordes de Valverde no Barcelona

Este é o terceiro recorde estabelecido por Valverde no Barcelona. Ele superou Pep Guardiola em uma marca e empatou com o badalado treinador em outra. Invicto no Campeonato Espanhol, o técnico emendou o melhor começo do time no torneio nacional, com 24 jogos sem perder. O atual comandante superou as 21 partidas sem perder da temporada 2009/2010, com Guardiola no comando.

Publicidade

Com ajuda de Luis Enrique, que comandou o Barcelona na temporada passada, Valverde alcançou outro recorde de Guardiola: invencibilidade “total” no Campeonato Espanhol. O Barça agora ostenta uma sequência de 31 jogos (as últimas sete rodadas de 2016/2017 e 24 de 2017/2018) sem perder no torneio nacional, igualando o time de Guardiola de 2010/2011.

Agora, além de mais um jogo para cravar um novo recorde e superar Guardiola, Valverde tem outro desafio: alcançar a maior invencibilidade da história do Campeonato Espanhol. A Real Sociedad, em 1979 e 1980, ficou 38 jogos sem perder no torneio.