O Uruguai está determinado a transformar o icônico Estádio Centenário como parte de sua candidatura à Copa do Mundo de 2030. Isso porque o país, junto com Paraguai e Argentina, foi escolhido pela Fifa para sediar os jogos de estreia de suas seleções nacionais. Aliás, isso é uma homenagem ao primeiro Mundial de 1930, realizado no Uruguai.
Além dos jogos inaugurais na América do Sul, a Copa será co-sediada por Portugal, Marrocos e Espanha, com a grande final possivelmente ocorrendo no lendário Santiago Bernabéu, em Madrid.
+ Vavá, Romário, Bebeto, Ronaldo, Neymar… os craques brasileiros em Olimpíadas
Projeto do Uruguai
O projeto de reforma do Centenário, localizado em Montevidéu, visa modernizar o estádio, aumentando sua capacidade de 60 mil para 63 mil lugares e cobrindo a maior parte das arquibancadas. Aliás, a renovação incluirá o uso de energia solar e um sistema de reaproveitamento de água. A histórica Torre das Homenagens, com seus 100 metros de altura, será preservada. Contudo, o gramado será rebaixado para melhorar a visibilidade e acomodar as novas estruturas.
O Centenário, que passou por algumas melhorias em 2021 para sediar as finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana, nunca experimentou uma reforma de grande escala. Esta renovação significativa busca não apenas preparar o estádio para o evento global, mas também garantir um legado duradouro para o futebol uruguaio.
A ambiciosa reforma do Centenário reflete o compromisso do Uruguai em celebrar suas ricas tradições futebolísticas e proporcionar uma experiência de classe mundial para jogadores e torcedores.
O Estádio Centenário é um dos mais icônicos estádios de futebol do mundo. Isso porque ele foi inaugurado em 1930, foi construído especialmente para a primeira Copa do Mundo da FIFA, onde o Uruguai sagrou-se campeão. Com uma capacidade original de 100 mil espectadores, é um símbolo do futebol sul-americano.
Ao longo dos anos, o Centenário sediou inúmeras partidas históricas, incluindo finais de Copa América e jogos importantes de clubes sul-americanos. Em 1983, foi declarado Monumento Histórico do Futebol Mundial pela FIFA.
Você Também pode gostar
- Há quanto tempo o Brasil não chega a uma final de Copa do Mundo?
- Arábia Saudita promete 15 estádios para a Copa de 2034: oito deles na capital
- É tetra, é tetra! O título mundial do Brasil em 1994
- Klopp recebe proposta de seleção garantida na Copa do Mundo de 2026
- Final da Copa do Mundo 2030 será no estádio do Real Madrid
- Brasil tem doce lembrança contra a Costa Rica