Futebol Internacional

Tuchel, à frente da Inglaterra, pode realizar feito histórico por uma seleção

Thomas Tuchel é o novo técnico da Inglaterra. A decisão, no entanto, dividiu opiniões no país europeu, por ser um técnico alemão – país visto como rival histórico dos britânicos fora dos gramados e dessa forma, por ser um estrangeiro. Porém, ele pode realizar um feito histórico por uma seleção: ser o primeiro técnico campeão do mundo como estrangeiro.

Thomas Tuchel assumiu o comando da Seleção da Inglaterra (Photo by Ryan Pierse/Getty Images/Onefootball)

Ou seja, nenhuma seleção na história conquistou o Mundial com um técnico de outro nacionalidade à frente da equipe. Essa é a terceira vez que a Inglaterra, portanto, tem um estrangeiro no comando. O sueco Sven-Göran Eriksson, entre 2000 e 2006, foi o primeiro e o segundo foi Fabio Capello, entre 2008 e 2012.

“Entendo que os ingleses preferissem um treinador inglês. Acontece que eu tenho um passaporte alemão, mas vou provar a minha paixão pelo país (Inglaterra), o quanto eu amo trabalhar aqui. Vamos convencer com os resultados em campo. O objetivo para os próximos 18 meses está claro: queremos a segunda estrela na camisa”, afirmou Tuchel em sua apresentação, se referindo à conquista da Copa do Mundo de 2026

Apenas duas vezes seleções com treinadores de outro país chegaram à final da Copa do Mundo. O inglês Gerge Raynor levou a Suécia à decisão em 1958 contra o Brasil, e o austríaco Ernst Happel, que comandava a Holanda em 1978, fez a final contra a Argentina. Ambas as equipes perderam.

Tuchel foi campeão da Champions League com o Chelsea em 2021, onde se destacou no futebol inglês. Por isso, o treinador tem tanto carinho pelo país.

Você Também pode gostar