Tite fez a última convocação na Seleção Brasileira antes da aguardada lista para a Copa do Mundo no Catar, a partir de novembro. Os amistosos contra Gana e Tunísia podem ser decisivos para uma turma que busca carimbar o passaporte para o Mundial.
A lista da última sexta-feira é um indicativo importante do que passa pela cabeça do técnico. Assim, o termômetro da Seleção Brasileira mostra quem está praticamente garantindo no Catar, quem está “esquentando” e quem está ficando frio.
O termômetro da Seleção Brasileira: praticamente lá
As vagas para o gol estão praticamente definidas. Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras) têm a confiança de Tite e vão para o Catar.
Relacionadas
Danilo é o dono da lateral direita da Seleção Brasileira. O atleta da Juventus deve ser o titular do time na Copa do Mundo.
Na esquerda, Alex Sandro, da Juventus, também tem vaga praticamente definida no Catar.
A zaga conta três vagas preenchidas: Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Éder Militão (Real Madrid).
No meio de campo, Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Bruno Guimarães (Newcastle) são os volantes de Tite. Mais à frente, Lucas Paquetá, agora no West Ham, é outro com a situação encaminhada.
Sem Gabriel Jesus entre convocados, torcedores do Arsenal agradecem a Tite
No ataque, Neymar (PSG), Antony (Manchester United), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vinicius Júnior (Real Madrid) e Gabriel Jesus (Arsenal), embora não convocado desta vez, têm preferência e devem ir à Copa do Mundo.
As vagas em aberto
O cenário anterior mostra 19 jogadores praticamente garantidos na Copa do Mundo. Assim, a Seleção Brasileira tem sete vagas em aberto. No Catar, a Fifa liberou a convocação de 26 jogadores.
Quatro posições arrastam dúvida há algum tempo: lateral direita, lateral esquerda, zaga e centroavante. A lista para os amistosos ajuda a mostrar o caminho.
Na lateral esquerda, Alex Telles, agora no Sevilla, vira favorito. Guilherme Arana, do Atlético-MG, sofreu uma grave lesão e não tem como ir à Copa do Mundo.
O fato de ter chamado apenas um lateral-direito na sexta-feira é um recado de que Tite, caso não leve Daniel Alves, vai recorrer a jogador de outra posição, se for necessário.
A briga pela vaga na zaga ganhou mais dois nomes, enquanto o posto de centroavante vê Pedro ganhar força.
Quem esquentou na corrida ao Catar
Alex Telles surge como favorito à vaga da lateral esquerda. Ele já vinha sendo chamado por Tite. Agora, com Arana fora, deve ser o reserva de Alex Sandro.
Destaque do futebol italiano, Bremer, da Juventus, foi convocado pela primeira vez por Tite. Está na briga para ser opção da zaga.
Ibañez, da Roma, também é novidade na Seleção Brasileira. Ele pode atuar na lateral direita, o que pode ser uma vantagem.
Everton Ribeiro volta a ser chamado em momento decisivo. O meia do Flamengo tem característica que time busca, a de armador. A concorrência com Philippe Coutinho pode pesar.
Destaque do Flamengo, Pedro entra em força na briga para ser o centroavante da Seleção Brasileira. Tite já havia destacado que ele tem características diferentes em relação aos nomes que vem chamando.
Matheus Cunha, do Atlético de Madrid, vinha bem na Seleção Brasileira. Vai ter mais chances de se consolidar e garantir uma vaga.
Roberto Firmino retorna à Seleção Brasileira com características conhecidas de como pode ajudar o time. O atacante do Liverpool pode emplacar a segunda Copa do Mundo.
Rodrygo vem crescendo na Seleção Brasileira. O atacante do Real Madrid tem concorrência pesada entre os pontas à disposição de Tite.
Quem esfriou na Seleção Brasileira
Léo Ortiz, do Bragantino, foi chamado na Data Fifa de junho e ficou fora desta lista da Seleção Brasileira.
Gabriel Magalhães, do Arsenal, perdeu força na zaga. Após ser convocado por Tite, fica fora da lista e vê a concorrência aumentar.
Lucas Veríssimo ainda não entrou em campo desde que se machucou, em novembro. O zagueiro do Benfica corre contra o tempo.
Nome importante do Palmeiras, Danilo foi convocado em junho, mas não foi utilizado por Tite. Agora, fica fora da relação.
Embora venha se destacando pelo Aston Villa, Douglas Luiz não foi lembrado por Tite mais uma vez.
Gerson, do Olympique de Marselha, também ficou mais distante da Copa do Mundo do Catar.
A ausência de Gabriel Martinelli, que vem bem no Arsenal e vinha ganhando chances na Seleção Brasileira, chama atenção. O atacante enfrenta concorrência pesada.
Gabigol, do Flamengo, ficou mais longe da Copa do Mundo. O artilheiro vem desempenhando um papel diferente no clube carioca e jogando com Pedro.
Casos especiais
A ausência de Daniel Alves na lista é um recado. O lateral-direito está no Pumas, no México. Precisa aprimorar a parte física e mostrar serviço para ir ao Catar. É ainda o mais cotado para a segunda vaga do setor.
Philippe Coutinho ficou fora desta lista, mas conta com a confiança de Tite. O meia vê Everton Ribeiro como concorrente, mas Tite alertou que pode levar os dois para a Copa do Mundo.
Você Também pode gostar
- Brasil tem terceiro pior ataque entre as top-10 da Fifa em 2024
- Dorival vê evolução da Seleção Brasileira: ‘Trabalho vem melhorando’
- Seleção Brasileira tem bom retrospecto em Salvador
- Seleção sofre dois cortes e Dorival convoca substitutos
- Vanderson desfalca o Brasil em partida contra Uruguai
- Rodrygo e Militão sofrem lesões em partida do Real Madrid
Comentar