Publicidade

O mundo da bola viveu um ano de fortes emoções em 2021. Não faltou bom futebol. Muitos jogos entraram para a história, seja pela importância, pelo enredo, pela qualidade. Com 2022 batendo na porta, nada melhor do que relembrar os maiores jogos de 2021.

Foi um ano de Eurocopa, Copa América, Liga das Nações, Olimpíada e até mesmo duas finais de Libertadores, em função do calendário modificado como desdobramento da pandemia. Teve bom futebol para todos os gostos.

Galeria de Fotos

A final da Libertadores de 2020 aconteceu em janeiro de 2021. E que decisão. Um clássico entre Palmeiras e Santos no Maracanã. No dia 30 de janeiro, o Verdão levou a melhor, com um herói improvável. Breno Lopes fez o gol do título aos 54 minutos do segundo tempo.

Relacionadas

Haaland Borussia Dortmund
Philippe Coutinho

Publicidade

O roteiro da final entre Palmeiras e Flamengo, pela Libertadores de 2021, também foi caprichado. Os rivais decidiram o título no dia 27 de novembro, no Uruguai. O clube paulista saiu na frente logo cedo. Gabigol, na etapa final, deixou tudo igual. A decisão foi para a prorrogação. O Palmeiras teve um novo herói improvável. Deyverson aproveitou vacilo de Andreas Pereira e se eternizou na história do Verdão.

Deyverson Palmeiras Deyverson foi o herói do Palmeiras | Foto: Cesar Greco / Palmeiras / Divulgação

Os melhores jogos entre seleções

A Copa América também agitou o continente. Um duelo especial foi a semifinal entre Argentina e Colômbia, no Mané Garrincha, em Brasília. Os hermanos saíram na frente, mas Luis Díaz deixou tudo igual. O duelo foi para a prorrogação e depois para os pênaltis. A Argentina levou a melhor e carimbou vaga para a final.

MAIS! Newcastle pode ser a solução para galáctico do Real Madrid

Publicidade

O Maracanã foi palco para a final entre Brasil e Argentina. E foi palco para uma noite especial de Messi, Di María & Cia. A Argentina venceu a Seleção, gol de Di María, e saiu da fila de títulos. Foi o primeiro título de Messi na seleção principal argentina.

Messi taça Messi fez a festa no Maracanã | Foto: Conmebol / Divulgação

A Eurocopa foi um prato cheio de bom futebol. Suíça e França protagonizaram um jogo recheado de emoção, pelas oitavas de futebol. A seleção suíça abriu 1 a 0, mas viu os franceses virarem a abrirem 3 a 1. A Suíça, porém, buscou o empate na reta final do duelo e, depois, derrubou a favorita França nos pênaltis.

Sem espaço… Alex Telles pode parar no Olympique de Marselha

Publicidade

Croácia e Espanha, também pelas oitavas de final, foi um jogo daqueles. A Croácia, em um gol contra bizarro, saiu na frente. Os espanhóis, entretanto, viraram e chegaram a colocar 3 a 1 no placar. A seleção croata buscou o empate na reta final. Na prorrogação, a Espanha se recuperou e marcou duas vezes, fechando o duelo em 5 a 3.

Real Madrid está de olho em joia holandesa para o meio de campo

De tirar o fôlego

Também teve emoção de sobra na final da Euro, entre Inglaterra e Itália, em Wembley. Os ingleses abriram o placar logo aos dois minutos, com Luke Shaw. Os italianos empataram na etapa final, com Bonucci. A tensão foi grande. O empate persistiu também na prorrogação. A decisão foi para os pênaltis. A Itália levou a melhor e foi campeã.

Donnarumma Eurocopa Donnarumma brilhou para a Itália | Foto: Uefa

Publicidade

A reta final da Liga das Nações também reservou duelos especial. A semifinal entre Bélgica e França foi espetacular. A seleção belga abriu 2 a 0. Entretanto, a França virou no segundo tempo. O gol da vitória, marcado por Theo Hernández, saiu aos 45 minutos.

Barcelona tem drama a resolver para acomodar novo astro

O segundo tempo da final da Liga das Nações, entre Espanha e França, merece registro. Os espanhóis saíram na frente, com Oyarzabal. Contudo, dois minutos depois, Benzema empatou. O herói da virada francesa foi Mbappé, autor do gol do título.

Mbappé França Mbappé brilhou para a França | Foto: Uefa

Publicidade

A decisão olímpica entre Brasil e Espanha teve emoção. Matheus Cunha abriu o placar, mas Oyarzabal empatou. A final foi para a prorrogação. A estrela de Malcom brilhou. Ele fez o gol do título para o Brasil.

Selo Champions League de qualidade

A Champions League também entregou jogos inesquecíveis ao longo de 2021. Pelas oitavas de final da edição 2020/2021, o PSG fez 4 a 1 no Barcelona, no jogo de ida, em pleno Camp Nou. Mbappé fez um hat-trick, em uma atuação de gala.

Arsenal vai atacar o mercado da bola: três nomes na mira

Publicidade

Vinicius Júnior teve uma noite especial de Champions League. No jogo de ida das quartas de final da última edição, o atacante brasileiro fez dois gols na vitória do Real Madrid sobre o Liverpool, por 3 a 1.

jogos Vinicius Júnior brilhou contra o Liverpool (Foto: Uefa)

Outro jogão do mata-mata da Champions foi entre Bayern de Munique e PSG, pelas quartas de final. Na Alemanha, o Paris Saint-Germain fez 3 a 2, com dois gols de Mbappé. O resultado fundamental para a classificação francesa.

Novo rico da Inglaterra quer tirar craque do PSG

Publicidade

A final da Champions League não podia ficar fora. A decisão foi entre Chelsea e Manchester City. O time de Thomas Tuchel superou o de Guardiola. Havertz, aos 42 minutos do primeiro tempo, fez o gol do campeão Chelsea.

Chelsea campeão da Champions League jogos A festa do Chelsea: bicampeão da Champions League | Foto: Uefa

Jogos marcantes na Espanha e Alemanha

Outro jogo especial, pelo contexto, foi entre Real Madrid e Barcelona, da última temporada. É que se transformou no último clássico espanhol de Messi. O Real Madrid venceu por 2 a 1.

Manchester United pode bater o pé e dificultar vida de insatisfeito

Publicidade

O jogo do título da La Liga também merece entrar. O Atlético de Madrid levou um susto, mas conseguiu virar para cima do Valladolid e foi campeão. Suárez fez o gol da vitória, que tirou o time de Simeone da fila.

Suárez Atlético de Madrid jogos Suárez foi decisivo para o título do Atlético de Madrid | Foto: Imago Images

A atual temporada europeia já entregou jogos especiais, como o do retorno de Cristiano Ronaldo ao Manchester United. De cara, um 4 a 1 para cima do Newcastle, com dois gols do craque português.

O Old Trafford também foi palco de um atropelo do Liverpool. O time de Jürgen Klopp fez 5 a 0 para cima do Manchester United. Uma goleada histórica.

Por falar em goleada, o Manchester City recentemente fez 7 a 0 para cima do Leeds United. Foi um baile do time de Pep Guardiola.

Na Bundesliga, o clássico entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique é sempre aguardado. O mais recente entregou emoção de sobra. O Bayern venceu na casa do rival por 3 a 2, com dois gols de Lewandowski.

Comentários